"É preciso planejar as ações", destaca presidente do Conselho de Economia

01/06/2015


Foto: Tiago Rebolo
Recém-empossado como presidente do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte, o professor Leovigildo Cavalcanti é um dos convidados do programa Conexão Potiguar desta terça-feira (2). Em entrevista ao jornalista José Pinto Júnior, o presidente do Corecon afirmou que uma das principais metas de seu mandato à frente da instituição será contribuir para a melhor capacitação dos profissionais e, por meio de estudos, auxiliar o Poder Público no desenvolvimento de políticas sob o ponto de vista econômico.
 
Neste sentido específico, o presidente do Conselho aconselhou que "é preciso planejar as ações" em tempos de crise, para que as contas das gestões públicas não passem por dificuldades. De acordo com Leovigildo, a figura do economista, apesar de importante, ainda é pouco vista principalmente nas prefeituras, o que contribui para o mau planejamento nas cidades.
 
"Sobre o estado, um dos maiores gargalos diz respeito à logística. Boa parte do que se produz aqui, por exemplo, tem que ser enviado para outros estados para, depois, escoar a produção", assinalou o economista, salientando que uma das saídas seria a readequação do Porto de Natal e a conclusão das obras da Ferrovia Transnordestina.
 
O professor Leovigildo mostrou entusiasmo quanto à instalação de um hub de passageiros (central de voos) no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A empresa Latam realiza estudos e o terminal potiguar compete com os aeroportos de Recife e Fortaleza. Estima-se que mais de R$ 7 bilhões sejam injetados na nossa economia e mais de 150 mil empregos sejam criados.
 
VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA
Uma das atividades do Conselho, segundo o presidente da instituição, também diz respeito à valorização da categoria profissional dos economistas. É por isso que o CORECON realiza, até julho, o 15º Prêmio de Economia, que contemplará trabalhos de conclusão de curso por estudantes da graduação em Economia. Além disso, o objetivo da premiação é "estimular a pesquisa científica, incentivando economistas recém-formados a divulgarem os estudos que foram realizados e cuja temática envolva a realidade econômica".
 
A entrevista completa com o professor Leovigildo Cavalcanti vai ao ar amanhã, às 7h da manhã, na BAND Natal.