Engenho na Estrada

29/11/2013

Por: Alex Gurgel

Domingo passado, a galera do Engenho na Estrada pegou o rumo da BR 226 e foi até o famoso Castelo de Zé dos Montes, no município de Sítio Novo, para treinar algumas técnicas de fotografia enquanto absorve um pouco da cultura potiguar. Apesar da luz difusa, parcialmente encoberta pelas nuvens, rendeu fotos sensacionais, principalmente quando se “exercita a paciência” na espera da luz certa.

Em cima da Serra da Tapuia tem um grande castelo, em estilo islâmico medieval com suas torres mulçumanas apontadas pra cima feito espadas afiadas, construído por Zé dos Montes, um sertanejo que teve uma “visão de Nossa Senhora” para construir todo o complexo castelar, de acordo com um folheto de cordel vendido na entrada e que conta a história do lugar.

Depois da degustaram um almoço sertanejo, a galera foi visitar o Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, na Fazenda Boa Hora, numa volta no tempo através das antiguidades, organizadas por dona Cleudia, que contam a história da Região do Trairi com sua economia e religiosidade. O fim da tarde foi presenteada com um pôr-do-sol aos pés de Nossa Senhora da Guia, em Santa Cruz do Inharé.