Papo rápido com Clesio Breseghello

18/01/2013

Por: Potiguar Notícias

 

O que é exatamente o Conceito Veredas?
"Conceito Veredas" é um modo de urbanizar utilizando o máximo de tecnologia para que haja o mínimo de interferência e o máximo de utilização dos recursos naturais existentes no local.
 
O senhor acredita ser realmente possível construir com danos mínimos à natureza?
Não só acreditamos ser possível, como estamos fazendo desta forma no "Veredas do Lago Azul", na estrada do Lago Azul, no Vale do Pium. Trata-se de um condomínio fechado com casas totalmente integradas à natureza e aproveitando tudo que esta pode dar de conforto e bem estar. O traçado das ruas foi definido pela vegetação existente; 100% das 662 árvores e frutíferas adultas foram preservadas e registradas, não podendo ser removidas; 100% da rede de energia é subterrânea; 100% da água utilizada é tratada e reaproveitada; 100% da água das chuvas é dirigida para o subsolo; 100% das ruas tem 40% de permeabilidade através de calçamento especial com pisograma; as casas são separadas por cercas vivas e com distância mínima de 06 metros entre elas, para preservar ventilação, iluminação e vegetação. 
 
Na opinião do senhor, os consumidores já dão importância para a ideia de sustentabilidade?
Existe esta preocupação de forma generalizada, por ser "moda" falar de sustentabilidade, porém, a fatia da população que realmente se preocupa, se empenha e busca viver com sustentabilidade, é apenas 20% do total. Estes têm uma cultura ambiental diferenciada e sabe que sustentabilidade é sinônimo de qualidade de vida.
 
Qual a maior dificuldade para implantar este conceito sustentável no RN?
A maior dificuldade que encontramos foi com os trabalhos de implantação da infraestrutura com este formato de tecnologia aliada à natureza. As empresas terceirizadas e profissionais autônomos não conhecem esta maneira de "urbanizar" e todos os serviços tiveram de ser precedidos de: treinamentos, aulas de conscientização e capacitação, com o serviço terminando por ser, quase todo, feito por nossa empresa e não com terceirizados.
 
Qual o seu objetivo ao propor o Conceito Veredas de urbanizar?
O objetivo principal é gerar "qualidade de vida", o que nem sempre é obtido com outras formas de urbanizar. Existe uma diferença significativa entre "Qualidade de Vida" e "Padrão de Vida". Estamos demonstrando com este conceito de urbanizar que a única forma de reunir as duas coisas, priorizando a primeira, é preservando a natureza existente e aproveitando os recursos naturais.