São Gonçalo recebe certificação de qualidade do Ministério da Saúde

30/11/-0001


A equipe de gestores da Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante tem motivos de sobra pra comemorar. Das 30 unidades de saúde existentes, atualmente, 11 receberam do Ministério da Saúde a certificação de qualidade no atendimento.

A certificação faz parte do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), criado pelo Governo Federal para executar ações de monitoramento e avaliação de processos e resultados. O reconhecimento de qualidade no atendimento das unidades básicas de saúde está baseado nos índices atingidos e preconizados pelo MS.

Foram classificadas as unidades do Amarante, Mangueirão, Serrada, Novo Amarante II, Golandim I e II, Santo Antônio, Igreja Nova, Barro Duro, Olho D´água do Carrilho e Guajiru. O certificado de acesso e qualidade garante a cada unidade uma verba extra.

O secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, informou que 60% desses recursos serão destinados a remuneração dos profissionais que integram a equipe do Programa de Saúde da Família das unidades certificadas como forma de incentivo. Para ele esse reconhecimento é fruto de um trabalho integrado.


“Atribuímos essa certificação ao trabalho diferenciado que realizamos na saúde de São Gonçalo, atuando sempre em equipe. Parabenizamos nossos profissionais e torcemos para que as outras unidades alcancem o reconhecimento o mais breve possível. Outro fator que contribui para a melhoria no atendimento é a autonomia financeira e a descentralização das ações garantidas pelo prefeito Jaime Calado, que permite a agilidade no gerenciamento das unidades”, enfatizou Simões.