Liliana Borges

13/08/2022 08h23

PEDACINHO DO ATLÂNTICO, Águas Mornas…

O Estado do Rio Grande do Norte situado na esquina do continente Sul Americano no litoral do Nordeste do Brasil possui uma costa com 410 km de extensão, privilegiado pelas suas praias com mar de águas mornas, desde a Praia Tibau na divisa com o Ceará a Praia do Sagi limítrofe com a Paraíba.

 

A temperatura das águas é consequência de vários fatores como as correntes marítimas, sua salinidade, temperatura do ambiente, a influência dos ventos, a pressão do mar e todo um conjunto de aspectos naturais que podem favorecer ao deslocamento das camadas mais superficiais do alto mar para a costa que provavelmente torna a água mais quente, por volta dos 27º a 29º graus centígrados quase o ano inteiro e no inverno com mínimas aproximadamente 25,8ºC. 

 

As praias são compostas por extensas faixas de areias brancas e finas, dunas que se movimentam conforme o sentido dos ventos de acordo com a vontade da natureza modificando a bela paisagem a todo instante, outras com suntuosas falésias e pedras amontoadas por cima uma das outras parecendo que foram colocadas por mãos humanas para incrementar o cenário.

 

Ademais lagoas, rios que desembocam no oceano e ao longo do caminho coqueirais que complementam o espetáculo da natureza e, ainda, diversos tipos de arvores recheadas com os saborosos frutos tropicais como os cajueiros que na Praia de Pirangi possui o maior do mundo.

 

A Praia de Ponta Negra é o um dos mais belos cartões postais de Natal com o “Morro do Careca” em harmonia com o céu e mar. O morro é uma barreira natural que deixa as águas tranquilas nas suas imediações favorecendo a prática de desportos aquáticos, sendo também local de preferência dos banhistas. Dizem que foi área de treinamento militar onde os aviões disparavam sua artilharia na altura da II Guerra Mundial formando uma faixa de terra sem vegetação, a qual inspirou sua denominação.

Tive a oportunidade de visitar a Praia de Barra de Tabatinga, localidade que tenho boas recordações desde a minha infância. Um pedacinho do céu com uma falésia que permite uma vista deslumbrante, o “Nugrau” faz parte deste cenário no alto do penhasco, lugar espetacular para saborear deliciosas iguarias acompanhada de uma boa bebida que é comandado pelos queridos, Douglas e Concita.

 

 Esta paisagem por muito tempo foi tela de meu computador para sempre lembrar que existe paraíso na terra, guardarei na memória por toda vida. Entre as especialidades da casa estão os preciosos “Pasteis de Cação” e o “Ensopado de Aratu” que não deixo de apreciar quando lá estou e, ainda mais, a deliciosa cachaça “CGC - cravo, canela e gengibre”, arte do anfitrião.

 

As praias norte-rio-grandense estão entre as mais disputadas no verão do país, paradisíacas. Nestas férias visitei apenas algumas como a Praia da Pipa que abrange uma graciosa vila repleta de mimosas lojas, bares e restaurantes de renomada gastronomia, além de lindas e pequeninas pousadas até hotéis na categoria de cinco estrelas. É daqueles lugares frequentados por gente de todo o mundo que parece ter uma magia especial e qualquer estação do ano é tempo para curtir.

 

Cabe ressaltar que Natal, Capital do Estado, em 2021 segundo a “Tripadvisor” foi o 8º destino mais procurado em ranking mundial, garantindo o TOP 10 na categoria “Destinos em Alta no Mundo”, como também, foi o 3º destino mais procurado do Brasil.

 

A cidade possui uma excelente rede hoteleira, um dos motivos que contribuiu para ser selecionada entre as capitais brasileiras para sediar alguns jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Conhecida como a “Cidade do Sol” e o Estado por suas belas praias banhadas sempre por águas mornas, apenas um pedacinho do imenso Oceano Atlântico.

Simplesmente é uma terra inesquecível…

 

Confira o vídeo sobre o assunto no meu canal no Youtube Liliana Borges em Portugal: https://youtu.be/vTRCPlpOTa0

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).