Liliana Borges

06/08/2022 00h46

BELA NATAL, Palácio da Cultura a Arena das Dunas…

Continuando minhas andanças por Natal, Capital do Estado Rio Grande do Norte no Brasil…

O Governo do Estado reabriu as portas para a cultura através do programa “Reviva Cultura” que revitalizou vários patrimônios históricos entre eles o Forte dos Reis Magos que já foi tema de um dos meus artigos “NATAL, Portugal ao Brasil” e diante desta iniciativa da gestão atual aproveitei para visitar mais alguns espaços que ainda estão sendo restaurados como o antigo Palácio do Governo, o Teatro Alberto Maranhão e a Rampa.

 

O Espaço Cultural Palácio Potengi que por longos anos foi sede do Poder Executivo, ou seja, o Palácio do Governo Estadual até a década de 1980, o qual atualmente é a Pinacoteca, lugar destinado para eventos culturais. O prédio é estilo neoclássico, sua obra foi iniciada em 1866 e inaugurada 1873, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em meados do século XIX funcionava a Assembleia Legislativa e Tesouraria Provincial.

 

O Teatro Alberto Maranhão nos reporta ao final do século XIX e início do XX, sua construção iniciou em 1898 e foi inaugurado em 1904, mais adiante o Governador Alberto Maranhão transformou seu estilo em “Art Nouvoeau” que surgiu na França no final do século XIX. O Teatro dispõe de guias e colaboradores que nos contam sua história graciosamente.

 

A Rampa era utilizada como base para receber hidroaviões e devido ao seu posicionamento estratégico no país favoreceu para tornar a primeira base a operar em missões na América do Sul relacionada a Segunda Guerra Mundial. O Espaço abrigará o Complexo Cultural Rampa que será composto pelo Museu e Memorial do Aviador.

 

Seguindo a minha caminhada fui à Catedral Metropolitana de Natal uma edificação com arquitetura moderna em linhas ascendentes na forma denominada trapezoidal que se diferencia das Igrejas tradicionais. Inaugurada em novembro de 1988, posteriormente recebeu o Papa João Paulo II na terceira visita ao Brasil em outubro de 1991.

 

São João Paulo II inaugurou a Capela Santíssimo Sacramento na cripta da Catedral por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional que estava sendo sediado na cidade, inclusive no local está exposto objetos sacros e roupas litúrgicas que foram utilizados quando o Papa esteve em Natal, como também, há várias obras do artística plástico Cláudio Pastro, renomado pela sua bela arte sacra.

No centro da cidade fui ao Largo Ruy Pereira que é um espaço cultural recheado com a beleza da expressão popular, como também, ponto de encontro de intelectuais. O lugar foi revitalizado pela Prefeitura de Natal, situado entre as Avenidas Rio Branco e Princesa Isabel. Ademais a gastronomia enriquece o ambiente como o “Zé Reeira” com sua combinação de bar, cultura e culinária, a exemplo da sua deliciosa “Carne de Sol com Macaxeira” e a mais a brasileiríssima “Caipirinha”.

 

No domingo fui a Arena das Dunas para assistir o jogo América x Jacuipense. O estádio estava belíssimo quase todo em vermelho e branco com a torcida apaixonada e contagiante que contou com um publico presente de 24.466 pessoas e uma renda de R$ 331.355,00. O espaço é um complexo multiuso, pois além de ser palco para o futebol possui estrutura para abrigar eventos diversificados e principalmente de grande porte.

 

A Arena das Dunas foi construída para a Copa do Mundo de Futebol em 2014 com a capacidade para 31.375 espectadores e na altura foi expandida para 42.000 assentos, pois caso seja necessário é possível aumentar o número de lugares disponíveis. Neste estádio foram realizadas 4 partidas de futebol, entre os jogos inesquecíveis assisti o clássico de Itália x Uruguai, o qual desclassificou a seleção italiana e garantiu a classificação às Oitavas de Final ao Uruguai.

 

Curiosamente foi a última participação da Itália em Copas do Mundo até então, pois não foi classificada para competir na Copa de 2018 e nem a próxima que será realizada no Catar em 2022. Ainda mais a partida teve uma grande repercussão mundial com a conduta do atacante uruguaio Luis Suárez que mordeu no zagueiro italiano Giorgio Chiellini em campo, fato que ficou registrado na memória deste espetáculo esportivo.

 

Bela Natal muitos encantos…

 

CONFIRA O VÍDEO SOBRE O ASSUNTO NO MEU CANAL NO YOUTUBE LILIANA BORGES EM PORTUGAL: https://youtu.be/nuQOLtlzT74


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).