Liliana Borges

16/07/2022 00h00

 

NATAL, Portugal ao Brasil…

 

Natal capital do Estado do Rio Grande do Norte situada no Nordeste do Brasil possui uma população aproximadamente de 900.000 habitantes, fundada em 25 de dezembro de 1599, data que motivou sua denominação. Localizada as margens do Oceano Atlântico, banhada pelo Rio Potengi. A cidade é considerada o ponto mais próximo do continente africano em linha reta.

Devido a sua posição estratégica na Segunda Guerra Mundial o Brasil e Estados Unidos celebraram acordo entre as duas nações, sendo instalada uma base aérea americana, como também, foi construído o Farol de Santos Reis dentro da Forte dos Reis Magos com a função de sinalizar todos os hidroaviões que saíam do EUA, abasteciam na “Rampa” e seguiam posteriormente à Europa, porém já removido.

Cabe ressaltar que o Estado está localizado na esquina do Brasil, onde o vento faz a curva. A Praia de Touros é considerada o ponto mais próximo da Europa, lá foi fixado o marco português simbolizando a posse da terra em 7 de agosto de 1501 que foi trazido de Portugal pela Expedição de Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio. O marco original está no Museu Câmara Cascudo em Natal, porém existe uma réplica no Forte dos Reis Magos.

Visitamos esta Fortaleza que está devidamente restaurada, reaberta recentemente em 25 de dezembro de 2021 no aniversário da cidade, fomos guiados pelo turismólogo Josimar Gomes de Lima com seus vastos conhecimentos e atenção. Fiquei muito feliz em perceber que o Forte está com a mesma categoria dos patrimônios históricos que conheci em Portugal, motivo que me orgulhou. Atualmente é administrada pela Fundação José Augusto.

Está fortificação foi construída pelos portugueses, datada de 06 de janeiro de 1598. Entretanto foram 30 anos para concluir a edificação, sendo construída em cima de arrecifes, além de que toda vez que a maré estava alta era necessário interromper os trabalhos até baixar novamente. Destacando-se que suas pedras em bloco vieram de Portugal, as quais eram lastros das embarcações para pesar e estabilizar em alto mar.

A fortaleza é mais antiga do que a capital, pois a cidade começou com por este Forte que tinha como objetivo defesa da região, na altura havia muitas tentativas de invasões por corsários holandeses e franceses. Os portugueses tinham a intensão de colonizar e quanto aos franceses preferiam o escambo.

A história da fortaleza é repleta de curiosidades a exemplo das portas que eram baixas em decorrência da estatura mediana dos soldados portugueses por volta 1,60 m, pois os invasores eram bem mais altos e, assim, na tentativa de atravessar era necessário se baixar deixando a guarda aberta e diminuindo seu o campo de visão.

A capela no centro da edificação armazenava a pólvora na parte superior porque era local improvável de ser procurada pelos invasores, como também, estaria livre da umidade em locais baixos, e ainda, o formato de sua construção em caso de explosão ocorreria para cima e não para os lados, logo seria mais fácil reconstruir a capela do que a fortaleza. Vale muito conhecer!

Natal tem sol quase o ano inteiro conhecida como a “cidade do sol”, sua temperatura varia entre os 28 a 30 graus no verão e no inverno é apenas chuvoso com temperaturas entre 22 a 28, sempre constantes não sofrendo grandes alterações ao longo do dia. Ademais a temperatura da água do mar é sensacional conhecida pelas suas “águas mornas”.

A cidade sempre está no topo dos destinos turísticos mais cobiçados do país e do mundo, em 2021 foi classificada na 8ª colocação na categoria “Destinos em Alta do ranking da Travele’s Choice Awards, pesquisa realizada pela “Trip Advisor”. Atualmente há 4 voos semanais diretos de Lisboa a Natal pela companhia de aviação portuguesa TAP.

Finalizando a tarde fomos à “Panner Patisserie” saborear um café acompanho de biscoitos de queijo do reino e, mais sua especialidade “Croiassant” recheado com queijo do reino e presunto de Parma. Lugar gracioso, aconchegante somado ao taleto do Chef Fernando Gurgel, além do mais, em ótimas companhias regadas a boas conversas e risadas com meu irmão Evandro Borges e Luís Benício, Diretor Executivo da Revista Deguste.

Continuarei minhas férias pelo Brasil…

Confira o vídeo sobre o assunto no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL: https://youtu.be/Uw4xxTKFYu8


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).