Mônica Cavalcante

12/07/2022 00h00

 

A fábrica de tragédias

 

Sabe o que dizem sobre “quem conta um conto, aumenta um ponto”, então às vezes não inventa, mas deixa de dizer, né não minha gente? Resumindo, isso é fofoca, mas para ficar na moda, vamos falar também sobre fake news.

E tem diferença? É claro que tem! E são importantes as diferenças, viu? Qual o contexto de nossa abordagem? Um pouco de bom senso cotidiano.

Pois bem!

Fofoca é você falar ou comentar com alguém sobre fatos que sejam reais, ou acontecimentos que também são reais, tipo 'Amiga, tu viu que fulana ficou com fulano? Tenho até provas aqui no meu celular ". Apesar de ser um ato socialmente aceito, sempre traz consigo consequências nocivas, independente do ambiente em que ocorre: trabalho, família, círculo de amizades, etc. e pode ser uma informação inventada com o objetivo de atacar alguém. Sempre de caráter pejorativo e destrutivo, fofoca, futrica, calúnia, infâmia ou difamação

Já as fake news, ou traduzindo, as notícias falsas, são boatos que você conta sem saber se é verdade, e normalmente esse "boato" se espalha bastante. Com a maior facilidade de acesso de internet, a comunicação online, como redes sociais, sites e blogs, que são plataformas de comum acesso e, portanto, mais rápida de espalhamento de notícias falsas, qualquer cidadão pode passar adiante as publicações antes de checar a verdade das informações. Esse artifício segue num fluxo passando por várias mãos como forma de conexão social, criando uma rede de relevância e poder.

A psicologia explica explicam que fundamentalmente a fofoca e fake news são a necessidade das pessoas em aliviar a ansiedade, estar em de grupos, ser “referência”, ou uma manifestação de inveja, ou ainda forma desonrar a imagem dos “desafetos”.

O papo é que fofocas ou fake news são igualmente potentes fontes de tragédias em nossa sociedade. Os danos causados podem ser muitos e os mais imprevisíveis.

Em meio a disputa pela fama e notoriedade, observamos os valores morais num modelo seletivo, ou seja, atende aos interesses cada vez mais num modelo bem-me-quer, mal-me-quer. Pessoas contam fatos tristes com alegria.

A SOLIDARIEDADE é um termo de compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas às outras e cada uma delas a todas.

E ENTRE NÓS MULHERES QUAL É A QUESTÃO?

Em termos mais feministas, a SORORIDADE (guardem essa palavra que vai aparecer muito por aqui), é o sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e companheirismo. É respeito e admiração ativados pela identidade de gênero, ou a simples ideia de que “juntas somos mais fortes” e que não podemos deixar se esvair na primeira oportunidade de tirar uma casquinha com a dor da outra.

Então se é notoriedade é o que queremos, precisamos refletir sobre o que estamos consumindo e se vale a pena! Notícia é a informação transformada em mercadoria, mas nossos direitos e nossas vidas NÃO!

Enfim, seja fofoca ou fake news, checa a informação antes de repassar. A vida dá voltas, somos falíveis, de um instante para o outro, muitas vezes, nos vemos na situação que criticamos, que apontamos e espalhamos como fofoca. Nós ou alguém que amamos.

 

Agora é sua vez!

Dê sua opinião sobre o tema!

Comente o texto!

Curta!

Siga-nos pelo Instagram @potiguarnoticias_ e também @monic.cavalcante

 

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).