Liliana Borges

14/05/2022 07h32

MADEIRA, Vista do Mar…

Continuando nossa viagem à Ilha da Madeira…

Vista do mar é mais uma preciosidade…

 

Tivemos a oportunidade de fazer um passeio de barco pela “Magic Dolphin” guiado pelos Senhores Fábio Maia e Lourenço Gamelas, os quais enriqueceram a excursão com seus vastos conhecimentos, atenção e cordialidade, mais a habilidade e experiência do Capitão Sr. Duarte Fernandes.

A embarcação era um catamarã muito interessante para o tipo de aventura que se destaca por sua elevada estabilidade, pois possui dois cascos, a vela ou a motor, e atinge velocidade superior a outros barcos de monocasco. Durante o percurso apreciamos graciosos golfinhos, além da Ilha da Madeira com a exuberante visão do mar à terra. Entretanto dependendo da época do ano e da sorte cruzam pelo caminho baleias, lobos marinhos, tartarugas…

A princípio esta empreitada não me atraiu muito porque no litoral do Rio Grande do Norte, Estado que vivia no Brasil, há muitos golfinhos na sua Costa e até à beira mar em algumas praias se exibem com acrobacias e brincadeiras, porém cada lugar tem seu valor com cenários específicos.

Uma dica interessante de viagem é não deixar de fazer roteiros que mesmo acreditando ser comum para nossos olhos em cada lugar tem suas características, beleza, magia, encantos e naturalmente haverá novas descobertas. Talvez seja uma oportunidade e momento único que a vida nos presenteia e, ainda mais, quando são recheados com boas companhias engrandecendo os itinerários.  

Os golfinhos na região são de várias espécies como o pintado, comum, roaz, grampo, caldeirão, golfinho-riscado, entre outros. Eles estão sempre juntos no seu grupo familiar ou social e são conhecidos pela sua inteligência, depois do ser humano são animais com ações que não é apenas relacionada a sobrevivência, a exemplo da socialização, diversão, como também, acasalam-se por prazer sexual e não somente por motivo de reprodução.

Curiosamente não são peixes, apesar de viver no mar, são mamíferos. Eles acompanham os barcos se exibindo para os turistas muitos na mesma velocidade da embarcação, alguns fazendo acrobacias saltando a sua volta. Apreciá-los tão próximos e presenciar sua elegância e brincadeiras é realmente muito emocionante. É imperdível…

Depois que o barco se afasta um pouco da costa em busca de um novo espetáculo da natureza proporcionado por estes belos animais, volta a magiar as praias que mais uma vez nos encanta com a paisagem vista do mar da Baía dos Lobos, Cabo Girão, Porto Muniz com suas piscinas naturais, suntuosos hotéis, formosos casarios, entre muitos…

Voltando à terra firme, passamos pelo Museu CR7 que retrata a história do futebolista português Cristiano Ronaldo, filho da Madeira que nasceu no Funchal em 1985, considerado como um dos melhores e mais completos jogadores de todos os tempos, como também, por diversas vezes eleito pela FIFA “Melhor Jogador do Mundo”. Atualmente joga pelo “Manchester United” e pela seleção portuguesa. O Museu é localizado nas principais zonas turísticas da Madeira na Av. Sá Carneiro na Praça CR7.

Na sequência almoçamos no restaurante “A Bica”, onde tem um dos “Bolos do Caco” mais deliciosos e crocantes que saboreei, relembrado que é semelhante a um pão árabe com manteiga de alho, iguaria tradicional da localidade. Situado na Rua do Hospital Velho, 17, classificado pela “Tripadvisor” por 4,5 de 5 com 1.335 avaliações.

E logo mais á noite fomos à Rua Imperatriz Dona Amélia, parte moderna da cidade com vários restaurantes e inúmeras atrações ao longo da rua, novamente foi muito difícil eleger o local para jantar, mas optamos pelo “Arraial da Imperatriz”, também, muito bem classificado pela “Tripadvisor” com nota de 4,5 de 5.

Lugar muito descontraído semelhante a um mercado sofisticado com diversas opções da culinária portuguesa, italiana, japonesa, mexicana e europeia, complementando o ambiente com charmosas mesas altas e banquetas ao centro em harmonia com uma boa música e gente que transborda alegria. Local agradabilíssimo, além de muitos apetitosos sabores…

A Ilha da Madeira é simplesmente bela…

Continuarei a viagem no próximo artigo…

Confira o vídeo sobre o assunto no meu canal no YouTube: LILIANA BORGES EM PORTUGAL https://youtu.be/agwX1UPjBYg


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).