Renato Moraes

22/04/2022 13h28

 

Turismo com um pé na história

 

Nossa dica para o final de semana em Natal é uma visita a uma parte da história do Rio Grande do Norte. Trata-se da Pinacoteca Potiguar, no Centro Histórico de Natal, Praça Sete de Setembro, ao lado da Assembleia Legislativa e bem próximo da Prefeitura Municipal.

O prédio, em estilo neoclássico, foi a sede do governo estadual de 1902 até 1995. É um belo exemplo da arquitetura neoclássica em natal. Tem dois andares e virou um centro cultural que hoje abriga exposições permanentes de  importantes artistas locais e internacionais.

Reinaugurado em 2021, o prédio foi recuperado pelo Governo do RN com recursos de R$ 6,4 milhões através do Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Turismo (Setur), via acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

No local você vai encontrar fotos da Natal antiga: a Avenida Rio Branco, o cais, o prédio da alfândega, o Abrigo Juvino Barreto, fundado em 1944 para atender aos carentes atingidos pela seca.

Para quem gosta de arte e história, um bom programa. O local também abriga exposições de artistas locais. Portanto, você pode não apenas admirar, como também até adquirir com temas variados: o sertanejo, a cultura indígena, a natureza, o universo rural, os bichos, a paisagem litorânea.

A Pinacoteca do Estado abriga peças que traçam uma panorâmica da pintura no Rio Grande do Norte com nomes como Newton Navarro, Tarsila do Amaral e Dorian Gray, incluindo exemplares de Alfredo Volpi, Cícero Dias, Fayga Ostrower, Maria do Santíssimo, Moura Rabello e Hostílio Dantas.

O prédio abriga também a galeria dos ex-governadores, quadros retratando as tradições religiosas, o famoso Baile dos Marinheiros. Peças de arte moderna e contemporânea estão entre o acervo, distribuído entre vários ambientes.

Para quem gosta de visitar os pontos históricos da cidade e de observar os estilos arquitetônicos dos prédios, vale a visita. Aberto de terça a domingo, das 9h às 16h.

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).