Claudino Leite

08/02/2022 09h19
 
PREFÁCIO DO MEU LIVRO
 
PARE E REFLITA...
“Nunca desvalorize ninguém. Guarde cada pessoa perto de seu coração, porque um dia você pode acordar e perceber que perdeu um diamante enquanto estava colecionando pedras” (Autor desconhecido).
 
PREFÁCIO DO MEU LIVRO
Relembro com emoção com o prefácio do meu livro: “Crônicas, Memórias, Fatos e Reflexões”, escrito pelo amigo e irmão na fé, Valério Mesquita, escritor e imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ex-deputado estadual e Presidente de Honra do Instituto Histórico e Geográfico do Estado. Diz assim: “O jornalista José Claudino Leite Filho mantém com este prefaciador uma amizade usucapiônica. Ela vem desde quando juntos trabalhamos no Escritório Técnico Administrativo da Universidade Federal (UFRN), lá pelos idos anos 70 e inicio da década de 80. Depois, acompanhei toda a sua produtiva trajetória jornalística por diversos veículos de comunicação, tanto da atividade universitária quanto religiosa. Trabalhou como repórter, de forma intensa em periódicos da imprensa de Natal, bem assim, como colunista, sempre antenado com a notícia de fatos e pessoas do mundo social, político, profissional e evangélico. O traço predominante de sua informação é o compromisso com à ética, com o respeito e a verdade com aquilo que transmite à sociedade. A sua formatura em Jornalismo e Comunicação tem sido levado à sério até hoje. Esse foco de sua personalidade é testemunhada por todos que têm a oportunidade de ler os seus informes, tanto da comunidade evangélica quanto de outros segmentos. Não é fácil conseguir no ramo jornalístico o benefício da credibilidade que Claudino hoje alcançou. Este segundo livro “Crônicas, Fatos, Memórias e Reflexões” representa uma visão panorâmica de sua experiência de vida abordando ampla temática. Ele se posta como um observador da cena urbana, cotidiana e pluridimencional. Evangélico, chefe de família, aborda com amor e fé os postulados cristãos que sempre nortearam a sua vida, rica de bênçãos pelos serviços que tem prestado, ao longo do tempo à Igreja Assembleia de Deus, como seu devoto e fiel seguidor. Na minha visão, aqui ele se revela de modo exemplar e incansável. A sua preocupação se estende também aos problemas que afligem o país e o mundo. Exibe notório conhecimento que as demandas e os ensinamentos da Bíblia, longe de se oporem, tudo se harmoniza e se entrelaça, numa mesma contextura que traduz a veracidade das profecias. Nas reflexões chamou-me atenção os textos “Um Dia Quando Tudo Terminar” e “A Igreja em Decadência”. Os fatos marcantes abordados em textos sobre os perfis de personalidades diversas, exibem a maturidade do seu talento literário, de sua sensibilidade jornalística, à nível de pertencer a Casa da Memória do Estado, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Claudino já é um decano do jornalismo potiguar, não apenas pelo que já escreveu mas também, pelo número de jornais e assessorias que passou, pautando uma conduta indelével e irreprochável. Que ele permaneça na graça do Senhor, servindo a Deus e a comunidade evangélica, permanecendo na admiração dos irmãos e amigos, entre os quais me incluo com alegria e apreço.
 
UM NOVO AMANHECER
 “Então sua luz virá como o amanhecer, e suas feridas sararão num instante. Sua justiça os conduzirá adiante, e a glória do Senhor os protegerá na retaguarda” (Isaías 58:8). E com a chegada de 2022, renovam-se nos corações as esperanças como o raiar de um novo sol, cuja luz aponta para um tempo de bênçãos, conquistas e realizações. Ao se encerrar um ciclo da existência humana, de certa forma, as forças se renovam, renascem as esperanças. É semelhante ao que se extrai do livro (Lamentações de Jeremias 3:22): "As misericórdias do Senhor são inesgotáveis e se renovam a cada manhã". Se no ano que passou cometemos erros, colecionamos fracassos, experimentamos dores e perdas, tudo isso ficou para trás. O que devemos guardar na memória é que Deus nos permitiu, graças a sua infinita misericórdia, que superássemos adversidades, saltássemos obstáculos e também obtivéssemos vitórias. Em resumo, o Senhor no conduziu até aqui.
 
ECUMENISMO
É assim que o pastor e teólogo, Altair Germano, da Igreja Assembleia de Deus de Abreu e Lima (PE) define: “Ecumenismo é o processo de busca pela união apesar das diferenças. O termo ecumênico provém da palavra grega οἰκουμένη (oikouméne), significa mundo habitado. Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões. Antigamente, em teologia, definia-se ecumenismo como movimento que visaria à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa, luterana, anglicana e protestante). A definição atual, mais abrangente, considera como ecumenismo a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs. Como é possível observar, a definição atual de ecumenismo envolve “cooperação”, e não apenas “unificação” entre igrejas, como acontecia no conceito antigo. Quando diferentes igrejas (evangélicas e católicas) se unem num trabalho “cooperativo”, através de suas diversas instituições filiadas, como por exemplo as faculdades teológicas, isso caracteriza uma atividade ou prática ecumênica”.
 
DE JORNALISMO
O colunista gosta do ofício. Do destino de viver entre o trágico e o cômico. Principalmente de saber perceber o riso por entre as tramas da tragédia e o pranto a escorrer nos fios da gargalhada, por mais espantoso que possa parecer. Gosto do silêncio e do barulho e de buscá-los, não como um sinal de ausência, mas de vida. Da força do dito e do não dito. Do terno e do grotesco. Da farsa quando desafia o fato e se transmuda como um palhaço que esconde a tristeza no riso da plateia. 
 
MEUS ANOS
Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.Tenho muito mais passado do que futuro. Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos. Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário-geral do coral. As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, O essencial faz a vida valer a pena. E para mim, basta o essencial!
 
A VERDADE
“E conhecereis a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:32). Toda Escritura, além de inspirada por Deus, é também útil. Isso faz diferença. Devemos trabalhar para criarmos uma mentalidade bíblica e ensinar a arte de encarar os acontecimentos sob uma perspectiva cristã. Firmados na Palavra, certos de sua relevância, desejamos refletir a Verdade. Nosso propósito é contribuir para transformação de vidas, produzindo conteúdo que evangeliza e edifica, comunicando Cristo, em quem Deus está reconciliando todas as coisas. Portanto, meus poucos leitores só falta semearmos conosco a beleza da Verdade que liberta.
 
O BRASIL PRESBITERIANO
Apesar da Internet e das redes sociais A Igreja Presbiteriana do Brasil, com sede em São Paulo (SP), ainda mantém o seu jornal imprenso, além de online “O Brasil Presbiteriano”, com circulação mensal, trazendo notícias, comentários e artigos evangélicos, são verdadeiras mensagens para os corações aflitos e desprovidos de fé e esperança, colocando os presbiterianos num lugar de relevo na imprensa evangélica brasileira. Um belo trabalho.
 
DEUS É AMOR
A Igreja Pentecostal Deus é Amor é uma denominação evangélica pentecostal brasileira, presente em 88 países do planeta e com sede na cidade de São Paulo. A Deus é Amor foi fundada no dia 3 de junho de 1962, pelo falecido missionário David Martins de Miranda, que alegava que a data e o nome terem sido reveladas a ele por intermédio do Espírito Santo, objetivando pregar a mensagem do Santo Evangelho de Cristo para a salvação das pessoas atribuladas e aflitas.
 
CULTO EM MEMÓRIA
Da pastora Ludmila Ferber ocorreu sexta-feira, 4 de janeiro na Nova Igreja Evangélica, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) , às 20 horas. Pelas redes sociais, as filhas da cantora anunciaram detalhes da cerimônia que teve vagas limitadas. Para participar do culto  foi preciso se inscrever em um link disponibilizado nas redes sociais da cantora. As inscrições foram gratuitas para limitar a entrada do público. Também foi possível acompanhar o culto através do Youtube e Instagram, nos canais oficiais de Ludmila Ferber. A pastora e cantora de 56 anos faleceu no dia 26 de janeiro, vítimas de um câncer no pulmão que se espalhou para o fígado e ossos.
 
MÍDIAS SOCIAIS
O uso intenso das mídias sociais como “um novo ir à igreja” é uma dessas práticas, associada ao sentimento de pertencimento à comunidade, que gera uma imagem de líderes e irmãos como fontes confiáveis de notícias. Isso tem relação com os depoimento de uma gama de evangélicos. Há ainda a retórica do medo que é utilizada para disseminar desinformação de um modo geral, mas afeta grupos religiosos, especialmente, os evangélicos, no Brasil. Estes cultivam o imaginário de enfrentamento de inimigos e da perseverança diante da perseguição religiosa como alimento da fé. Desinformação em torno da “defesa da família” e dos filhos das famílias, como núcleos da sociedade que estariam em risco, por conta da agenda de igualdade de direitos sexuais tem forte apelo. Na mesma direção, notícias falsas de que políticos ou o Supremo Tribunal Federal (STF) fecharão igrejas no Brasil têm sido fartamente propagadas nos ambientes cristãos em períodos de disputas políticas. Enfim, o estado é laico. Teria que mudar a Constituição Federal.
 
"OS AMARELINHOS"
Os comerciantes da Rua Manoel Miranda, no bairro do Alecrim, no trecho entre Av. Presidente José Bento (Avenida 3) e a Av. Presidente Sarmento (Avenida 4), estão reclamando barbararidade, pois a Secretaria Municipal de Mobilização Urbana (SEMOB), por meio dos guardas de trânsito, os "amarelinhos" estão multando de vento em popa os clientes que estacionam os veículos em frente as lojas e oficinas para atendimento. “É uma verdadeira indústria de multas, sem necessidade” - o desabafo é de Joaquim Albuquerque Bezerra (Quinho), proprietário da Oficina São Joaquim, que se sente um dos mais prejudicados no seu comércio.
 
O SER HUMANO
É estranho: Briga com os vivos, e leva flores para os mortos; lança os vivos na sarjeta, e pede um "bom lugar para os mortos"; se afasta dos vivos, e se agarra desesperados quando estes morrem; fica anos sem conversar com um vivo, e se desculpa, faz homenagens, quando este morre; não tem tempo para visitar o vivo, mas tem o dia todo para ir ao velório do morto; critica, fala mal, ofende o vivo, entretanto, o santifica quando este morre; não liga, não abraça, não se importam com os vivos, porém, se autoflagelam quando estes morrem... Aos olhos cegos do homem, o valor do ser humano está na sua morte, e não na sua vida. É bom repensarmos isto, enquanto é tempo!
 
IMIGRAÇÃO ILEGAL
Um voo com mais 187 brasileiros deportados dos Estados Unidos (EUA) chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região Metropolitana de Belo Horizonte, no sábado, 5 de fevereiro passado. Segundo a BH Airport, que administra o terminal, o avião, vindo de El Paso, no Texas, pousou em Minas Gerais por volta das 13 horas e 15 minutos.  Este é o terceiro voo deportados dos EUA com destino ao aeroporto em dois dias, um avião com 92 brasileiros, e outro, com 101, chegaram a Confins. Desde outubro de 2019, quando o tratamento a imigrantes ilegais foi alterado no governo Trump e aceito pelo Itamaraty, já são 54 voos. A chegada do primeiro voo naquele ano marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006. Mesmo com a eleição de Joe Biden, a situação não mudou. (Fonte G1).
 
NOTÍCIAS FÚNEBRES...
. Só no último final de semana recebi com pesar a notícia transmitida pelo amigo, jornalista e presbítero, da Igreja Presbiteriana Memorial, José Carlos de Vasconcelos sobre falecimento de outro amigo e leal colega de trabalho, presbítero Severino Brito, 99 anos, membro dedicado da 2ª Igreja Presbiteriana Independente em Natal, ocorrido sexta-feira, 28 de janeiro, vítima de parada cardiorrespiratória. Severino Brito era um homem de bem, muito digno e de caráter indiscutível. Foi servidor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desde os anos 80, e trabalhei com ele, no extinto Escritório Técnico-Administrativo (ETA), órgão responsável pela conclusão das obras da construção do campus universitário. Deixa viúva, Dulcinete Brito, além das filhas Dulcineide, Deyse, Daniel e Delma, além dos netos. Minhas condolências à família enlutada nesta hora de dolorosa  e separação. “O Senhor deu; o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor”.
 
. Encantou-se na madrugada de segunda-feira, 31 de janeiro, em Natal, a senhora Amarílis de Araújo Hackradt, 80 anos, viúva do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), Érico Hackradt, falecido em 1985, em pleno exercício parlamentar e que foi responsável por instalar, em 1974, o parlamento do Município no prédio em que funciona até os dias atuais. Ela era mãe do jornalista Sávio Hackradt e do juiz Hermann de Araújo Hackradt da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Nos anos 50, Amarillis foi eleita, Miss Rio Grande do Norte. Em razão do momento crítico de Pandemia não houve velório e o sepultamento foi restrito aos familiares. A CMN e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) emitiram nota de pesar pelo seu falecimento.
 
. É com tristeza que informo o falecimento do meu amigo e vizinho do Tirol, nos anos 60, Wilame Gualberto da Caridade (Liba na intimidade), 75 anos, vítima de insuficiência respiratória e pulmonar, ocorrido no município de São José do Mipibu (RN), na terça-feira, primeiro de fevereiro último. Liba residia ultimamente, no interior do Estado. Descanse em paz meu vizinho amigo. À sua memória o meu respeito, e aos familiares os meus pêsames pela sua partida;
 
. Faleceu, sábado, 5 de fevereiro, o médico pediatra José Arruda Fialho, 80 anos, vítima de insuficiência respiratória e pulmonar. O profissional de saúde tinha relevantes serviços médicos prestados na capital potiguar, e em Caicó, região do Seridó, deste Estado, além de ser um dos fundadores da Unimed em Natal. Sempre cordial e de fino trato, José Arruda na sua passagem por Caicó fez grandes amizades, chegando ter seu nome lançado para prefeito do município pelo ex-deputado estadual e saudoso ex-prefeito Irami Araújo, que havia rompido politicamente com o deputado estadual Vivaldo Costa. O velório ocorreu no Centro de Velório Morada da Paz em Lagoa Seca, e o sepultamento no Cemitério Morada da Paz em Emaús em Parnamirim. Meus pêsames aos familiares.
 
 
GIRO PELO TWITTER...
... O Comitê Científico do Consórcio Nordeste publicou boletim recomendando o cancelamento do carnaval, além de festas particulares, shows de qualquer natureza e do feriado em si. O propósito é impedir a continuidade da atual disseminação do coronavírus nos nove estados do nordestinos que participam da entidade, criada em 2019;
 
... O ex-diretor da Rádio Nordeste Evangélica, pastor Samuel Renovato Lima foi empossado dia primeiro de fevereiro, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Riachuelo(RN). A cerimônia de posse foi presidida pelo pastor Martim Alves da Silva, presidente da Assembleia de Deus no RN e contou com a presença do pastor Josafá Aquino, supervisor do campo eclesiástico da região;
 
... Registro o aniversário da senhora e irmã na fé, Aylde Marques Praxedes, leitora da coluna  residente na cidade baiana de Irecê, que no último dia sábado 5 de fevereiro fez aniversário, recebendo os mimos do maridòn Adalberto, além de seus familiares. Para sua meditação o Salmo 91;
 
... O deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) assumirá, quarta-feira, 9 de fevereiro em Brasília (DF), a presidência da Frente Parlamentar Evangélica. Substitui o comando no lugar do colega Cezinha de Madureira (PSD-SP), que comandou a Bancada Evangélica no ano de 2021;
 
... Depois de afastar e passar por procedimento de saúde, o presidente da Assembleia de Deus em Mossoró e região, pastor Francisco Miranda retorna às atividades pastorais;
 
... O Presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, o escritor e poeta Diógenes da Cunha Lima anda cuidando das canções de ninar que ouviu na infância e outros acalantos, inclusive dele mesmo, e vai reunir em livro letra, partitura e música;
 
... ELZA SOARES: De Chico Buarque de Holanda:“Se acaso você chegasse a 1959 e ouvisse no rádio aquela voz cantando Se acaso você chegasse, saberia que nunca houve nem haverá no mundo uma mulher como Elza Soares”. De Ruy Castro, cronista, escritor, biógrafo (“Estrela Solitária -  Um brasileiro chamado Garrincha”): “Elza Soares foi uma cantora invencível, que ninguém destruiria”;
 
... Enfim, veio a Reforma da Previdência Social, indispensável, não se nega, mas vendida como saída para vencer todas as crises. Não evitou privilégios, não conteve o déficit e a economia ficou bem pior; e
 
... Em decisão publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o desembargador Virgílio Macedo derrubou decisão do juiz Airton Pinheiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que deu prazo de 48 horas para a Prefeitura cumprir o decreto do Estado e cobrar passaporte vacinal em estabelecimentos comerciais.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).