Claudino Leite

25/01/2022 09h14
 
 
DESESPERO DO REPÓRTER
 
PARE E REFLITA...
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos (Mateus 5:6).
 
DESESPERO DO REPÓRTER
Numa manhã chuvosa do mês de junho, acordei às 5 da manhã, segui os velhos rituais de sempre - a caminhada matinal, o banho, fazer à barba, tomar suco de beterraba, cotar as unhas – e me lancei à frente da tela computador (também cheios de rituais: iniciar sons, abrir “janelas”, comunicar que as atividades estão instaladas...), tentando escrever um artigo para o extinto vespertino “O Jornal de Hoje” .Dispunha já do primeiro parágrafo já pronto, o conceito já definido e os “ganchos” para unir o começo e o fim, como manda o manual de uma boa redação, se é que existem regras para escrevê-la. O texto versava sobre a “Ação Deletéria dos Marginais em Natal”, causando a insegurança dos cidadãos, pois havia sofrido uma tentativa de assalto e Deus me livrou. Louvado seja o Seu Nome! Entretanto, a mente não produzia a inspiração necessária e os dedos tamborilavam a fórmica da mesa esperando a convocação para transformarem ideias em letras, palavras, frases, mas, era inútil. Percebi que o branco da página do Word, no computador, é ainda mais solitária e assustadora que o papel de celulose. É um branco brilhoso, de onde irradia uma luz estranha. Isso sem falar que, durante o “branco mental” é fácil recorrer à Internet, música. Imagens, tudo que prejudica o ofício de escrever, enfim. Mantive a calma, desliguei o micro e recorri a uma velha amiga folha de papel ofício do tipo A4, companheira de tantas noites febris nos tempos em que o computador parecia um desvaneio dos filmes norte-americanos
 
FIEL BIC
Armado com a fiel caneta esferográfica Bic, tratei de macular o papel com rabiscos, na esperança de que as ideias transformassem em um texto. Mas, coisa nenhuma! Nada além das palavras soltas, frases desconexas. Retornei o truque de escrever o próprio nome, diversas vezes: Claudino, Claudino, Claudino, depois a assinatura idêntica a carteira de identidade, expedida pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (IPEP), em seguida, a forjar assinaturas. Amassei o papel e retornei à suposta seriedade para enfrentar a folha em branco. Decidi recolher à sabedoria alheia. Quem sabia escrevendo pensamentos ideias, a inspiração não viria por osmose. Rabisquei sentenças de William Shakespeare, Millôr Fernandes, versos do escritor e pastor presbiteriano, Isaías Cavalcanti. Procurei ouvir as canções sacras dos meus cantores prediletos Atenilde Cunha, e Feliciano Amaral, além das músicas clássicas de Ludwig Beethoven e Franz Schubert. Voltei à página em branco e relembrei que, salvo engano, Ruben Braga havia escrito uma crônica acerca da falta de inspiração.
 
ENFIM
Como seria com as outras pessoas? Sentiriam com o mesmo desespero ou, diante dessa situação, dariam uma gargalhada ou iriam assistir um programa de TV ou ir a um shopping fazer compras? Uma ideia surgiu e quando lancei mão da Bic, afinal, antes de macular a folha em branco, fiz uma pausa. Havia um desejo mórbido em mim de que a folha continuasse branca - cor de pureza e inocência - sem intromissão da caneta, uma vez que a escrita no papel se assemelhava a uma violência, quase que filosófica, posto que, era irreversível. Claro, é possível amassar ou queimar uma folha de papel e uma borracha de boa qualidade pode apagar a tinta, entretanto, a folha original, jamais voltaria a ser o que era, após a caneta trabalhar em sua superfície. Debati-me mais uma vez na intenção de produzir alguma coisa, escrever nem que fosse apenas um parágrafo, talvez uma frase, que sequer precisava ser genial, bastava apenas ter sentido.Finalmente, depois da inspiração bloqueada desceu sobre mim o texto como o Espírito Santo sobre um cristão e, com a caneta guiada pela mão direita, trêmula e nervosa, comecei a trabalhar no papel...Aí deu certo! Acabou desespero, deste mau rabiscador. E mãos à obra!
 
 
FUI VACINADO
Porque simplesmente confio na Organização Mundial de Saúde (OMS), além das autoridades sanitárias, deste país e de outros países. Não sei o que tem dentro dessa vacina, nem nas que eu tomei quando era criança, nem no Big Mac ou na salsicha do cachorro quente. Eu também não sei o que tem no Ibuprofeno ou outros medicamentos, só sei que curam minhas dores... Não conheço cada ingrediente no meu sabonete, shampoo ou no filtro solar. Desconheço o efeito a longo prazo do uso celular e do microondas. Não sei se a comida que comi no restaurante foi feita por mãos limpas ou se minhas roupas, cortinas e bebidas esportivas representam alto risco a minha saúde. Isso para não falar dos agrotóxicos e sobre comer ou não a casca da maçã. Afinal, tem muita coisa que eu não sei e nunca saberei. Porém, uma coisa eu sei: a vida passa rápido e eu ainda quero fazer algo, além de simplesmente estar 'trancado". Ainda quero abraçar pessoas sem medo. Quando criança e adolescente, fui vacinado contra a paralisia infantil, tuberculose, difteria e contra muitas outras doenças. Acredito que minha família confiou nos preceitos da  Ciência e nunca tivemos que sofrer ou transmitir nenhuma das doenças infectocontagiosas contra as quais fui vacinado. Eu digo SIM !!! Estou vacinado para: Não morrer de Covid-19; Quero viver minha vida; Para ter esperança. Mas, sobretudo, para cumprir com a minha responsabilidade com o resto da humanidade, independente de raça, país, política e credos religiosos. E que venha a quarta, quinta ... dose. Até injeção na testa tá valendo. Simplesmente porque a vacina representa o que eu acredito. Eu penso assim. Ostros...
 
DO PROFETA ISAÍAS
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Esta exortação do profeta Isaías (Isaías 55:6) pressupõe que HÁ UM SENHOR (Deus, Criador de todas as coisas) e que, à revelia da minha vontade, haverá um tempo em que ME SERÁ TIRADA a possibilidade de encontrá-Lo. Há um Senhor? Caso haja um Senhor, conforme concebe o cristianismo, Ele transcende à sua criação, é completo em si mesmo e absoluto nos seus desígnios e poder. Independentemente de qualquer crença, por mera inteligência, constatamos as limitações dos homens, as minhas e as suas limitações. Por exemplo, que o homem nunca foi capaz de viver em paz. Até hoje nunca foi capaz de controlar a natureza: terremotos, enchentes e secas, doenças e pragas. O homem nunca foi capaz de evitar a velhice e a morte. O homem, eu e você, só encontrará sossego em Jesus Cristo. Em nós mesmos, circunscritos ao nosso saber e ao nosso poder, instigados pela soberba, só nos resta o desespero e a angústia. Angústia pelo temor do mar revolto que nos ameaça e da nossa incapacidade de dominá-lo. Enfim, descanso, sossego e paz de espírito só encontramos em Deus.
 
 
SER PERSEVERANTE
Muitas pessoas se colocam acima da Salvação. Há casos, por exemplo, que elas colocam o trabalho, casamento, amizades e desejos acima de sua comunhão com Deus. Elas são teimosas e há diferença entre uma pessoa teimosa e perseverante. A teimosa segue permanentemente o que quer, mesmo sabendo do que aquilo não é de Deus e, por isso, ignora a Voz dEle e persiste no erro. Já a perseverante sabe quando algo é de Deus e insiste nisso.  É preciso ser perseverante mediante a Vontade de Deus. É preciso oferecer a sua vida como oferta viva para, assim, ter uma  vida transformada, dessa maneira como Jesus disse: “Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
 
 
OUÇA A VOZ DE DEUS
Deus continua falando à humanidade com Sua doce Voz. Uma pessoa dá ouvidos à Palavra de Deus, as coisas acontecem na vida dela naturalmente e ela prospera em tudo que faz. E isso é o que Deus quer: que ela seja uma benção. O Mestre não quer que ela busque bênçãos pontuais, mas que ela busque ser uma própria bênção. E a alma dirigida pelo Espírito Santo compreende isso e quer a bênção conforme a Vontade de Deus. É importante entender que, ao receber o Espírito Santo, a pessoa se torna mais realizada e cheia de paz na alma. Se ela seguir os passos do Altar e usar sua fé com inteligência, verá o que Deus quer para sua vida. Experimente!
 
 
POVO CRISTÃO
A imensa maioria do povo cristão passa fome. Não possui o que vestir nem calçar. Há milhões de desempregados e parte envereda pela prostituição, violência e morrem à míngua sem remédio nem hospital. A ordem estabelecida pelos sinais dos tempos é a solidariedade, o sacrifico e a caridade, já que os governos são falhos e demorados para agir nesse sentido. Sonho com um dia em que, as igrejas de todos os credos transforme os seus repetidos cultos, missas e atos religiosos em campanhas efetivas em favor das favelas, dos abrigos, dos cárceres, dos orfanatos, além dos marginalizados de toda a sorte. Não se edifica a fé e a salvação do cristão erigindo-se catedrais ou complexos turísticos suntuosos, mas investindo-se na sua humanidade. Porém, isso, dirão, não dá lucro ao construtor. Quando se alargam as portas para as coisas materiais, fecham-se as espirituais.
 
 
DEUS AGE ASSIM
Sim, o Todo Poderoso vai além da compreensão humana, é divino e sobrenatural. Os planos do Senhor Jesus vão além do nosso entendimento, visto que, Ele enxerga mais adiante a situação. Não se desamine, espere em Deus e no seu plano perfeito que Ele tem para sua vida. O agir do Mestre Jesus é lindo e infalível. Deixe Deus trabalhar e confie Ele não medirá esforços para realizar os mais lindos sonhos e promessas se cumprirem em sua vida. Deus está no controle e acalma o coração dilacerado, não permitindo que as coisas fujam do seu controle para lhe mostrar que Ele está no comando de tudo. Confie, em Deus, pois Ele está agindo ao seu favor.
 
LOJA VIRTUAL
Depois de concluir o curso da Escola Doméstica de Natal e tendo trabalhado no comércio e em algumas clínicas a cunhada Angélica Dias Barreto Martins resolveu abrir seu próprio comércio, instalando sua loja virtual no Instagram: @angelbrowie Bolos e Doces. São bastantes saborosos. A demanda é grande, inclusive, ela já pensa em ampliar o comércio.
 
 
A VARIANTE ÔMICRON
Do coronavírus está se propagando significativamente mais rápido do que a cepa Delta nos países com registro de transmissão comunitária, segundo comunicado da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado. Ainda de acordo com a entidade, é provável que os casos de infecção pela Ômicron ultrapassem os da Delta nesses locais. Sobre a gravidade da nova variante, a OMS afirmou que os dados são ainda limitados. Ainda de acordo com a OMS, a Ômicron está se espalhando rapidamente em países com altos níveis de vacinação, mas não está claro se isso se deve à capacidade do vírus de escapar dos imunizantes, sua alta taxa de transmissibilidade ou uma combinação de ambos.
 
 
TESTES DA COVID-19
A Agência Nacional de Saúde (ANS) publicou no Diário Oficial da União (DOU), de quinta-feira,20 janeiro, a resolução incluindo os testes rápidos da Covid-19 na lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde. A medida começa a valer imediatamente após a publicação no DOU. para pacientes sintomáticos, entre o 1º e o 7º dia desde o início dos sintomas, quando preenchido um dos critérios do Grupo 1 e nenhum dos critérios do Grupo 2: Grupo 1 (critérios de inclusão) Pacientes com Síndrome Gripal: indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.Em crianças: além dos itens anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como desmaios, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite. Pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): indivíduo com síndrome gripal que apresente: desconforto respiratório, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor que 95% ou coloração azulada dos lábios ou rosto. Em crianças: além dos sintomas anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e falta de apetite.
 
CARNAVAL EM NATAL
Tendo em vista os índices crescentes dos atuais quadros virais relacionados à Covid-19 e à gripe, a Prefeitura Municipal do Natal decidiu cancelar a programação oficial do próximo Carnaval, que seria realizado entre o fim de fevereiro e começo de março na cidade. A decisão do Executivo atende a recomendações do Comitê Científico do Município e de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fundamentada nos índices de 600 atendimentos por dia nos dois Centros de Enfrentamento criados pela gestão para conter casos da Síndrome Viral e do coronavírus com a variante Ômicron.
Ressalte-se que, a medida preventiva mantem-se propósito que guia suas ações desde o início da pandemia do coronavírus, no sentido de preservar vidas e prestar a melhor assistência em saúde à população da cidade. 
 
 
JACÓ JÁCOME
Deputado estadual contemplou os municípios de Pedra Grande, Espírito Santo e Afonso Bezerra, cada um, com 100 mil reais, para a pasta da Saúde Pública. Os recursos servirão para subsidiar as necessidades básicas que a população de cada cidade precisa e merece ter. Com emendas individuais e sempre com um mandato comprometido com a Saúde, o deputado evangélico em menos de um ano de mandato já alcançou todas as regiões do Rio Grande do Norte, disponibilizando de recursos de diversas áreas, além de realização de serviços a toda a sociedade, como projetos de leis e leis aprovadas.
 
 
OBITUÁRIO
. A mãe do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), Olinda Bonturi Bolsonaro, 94 anos, morreu na madrugada de sexta-feira, 21 de janeiro último. Estava internada desde  segunda-feira, 17, no Hospital São João, em Registro, no Estado de São Paulo. A informação foi divulgada pelo chefe do Governo em suas redes sociais, mas a causa da morte não foi divulgada. “Com pesar o passamento da minha mãe querida. Que Deus a acolha em sua infinita bondade. Nesse momento, me preparo para retornar ao Brasil”, escreveu o presidente durante sua visita oficial ao Suriname em seu twitter publicado às 2h34, no horário de Brasília. A Secretaria Especial de Comunicação do Governo Federal publicou nota de pesar que se solidarizou com o presidente e seus familiares.
 
. A Música Popular Brasileira (MPB) está de luto. A encantou-se uma das ícones da Música Popular Brasileira (MPB), Elza Soares, aos 91 anos, por causas naturais na quinta-feira, de 20 de janeiro, em sua residência no Rio de Janeiro (RJ).Elza falece no mesmo dia que seu ex-marido e famoso jogador de futebol Garrincha, que veio a óbito no ano de 1983. "É com muita tristeza que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, por causas naturais", diz o comunicado enviado à imprensa pela assessoria da artista. Elza foi uma das grandes estrelas da  MPB. Sua obra, que começou na década de 60 no samba, inspirou muitos artistas que vieram depois. Era considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a “Voz do Milênio”  teve uma vida apoteótica, diz o mundo artístico brasileiro.
 
. Faleceu, quinta-feira, 20 de janeiro, no Hospital Regional de Caicó (RN), Carlindo de Souza Dantas Júnior, 57 anos, vítima de uma parada cardíaca, após um acidente automobilístico, na estrada entre Caicó e São João do Sabugi, cidade que exerceu o mandato de vereador mais de uma vez, além de secretário da prefeitura local. Carlindo Júnior era filho do ex-deputado Carlindo de Souza Dantas, médico de grande popularidade, que foi assassinado em ao  Caicó Esporte Clube no ano de 1967. Nossos sentimentos aos familiares.
 
GIRO PELO TWITTER...
... Segundo decreto da governadora Fátima Bezerra as Igrejas e templos religiosos irão funcionar sem restrição no Rio Grande do Norte;
 
... Um culto em ação de graças foi realizado sexta-feira, 21 de janeiro, às 19 horas, na Igreja Assembleia de Deus em Parnamirim (ADPAR), festejando 23 anos do pastorado do seu líder pastor Elinaldo Renovato de Lima, grande defensor da fé cristã;
 
... Pastor licenciado da Assembleia de Deus em Natal, o médico Antônio Jácome revelou que é pré-candidato a deputado federal. O reverendo pentecostal desistiu da reeleição em 2018, tentando uma das vagas no Senado Federal. Ainda sem partido, porém o caminho deverá ser o PSD, ao lado do filho Jacó Jácome, que vai disputar a reeleição para deputado estadual;
 
... Ao assumir a direção da congregação da Assembleia de Jardim Aeroporto, campo eclesiástico de Parnamirim, o pastor Claudionor Machado Bezerril  conjunga esforços para dinamizar a evangelização;
 
... O Centro Educacional Maranata, na Zona Note de Natal, sob a direção da professora Ranúbia Bernardo, completou segunda-feira, 25 de janeiro 27 anos de fundação, realizando uma programação especial. O Maranata é uma escola simpática que atrai os alunos;
 
... O presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Sergipe (SE), pastor Virgínio José de Carvalho Neto (DEM-SE), assumiu um mandato no Senado Federal durante o recesso congressual para garantir um novo passaporte diplomático e usá-lo em viagem ao Iraque;
 
... O Lar do Ancião Evangélico (LAE), na Rua Poços de Caldas, no conjunto Pirangi, Zona Sul de Natal, continua sem receber visitas presencias devido a Covid-19 e a vairante Omicrôn, porém recebe doações de pessoas de bom coração. Qualquer doação poderá ser feita no Banco do Brasil -  Agência: 1246-7 – Conta corrente: 205.458-2 ou Pix: 08 589.186.000l.78; e
 
... É bom não esquecer: a última janela para a inscrição partidária ou a mudança de partido abre dia três de março e fecha a primeiro de abril. Na Justiça eleitoral os prazos são inalteráveis.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).