Evandro Borges

07/01/2022 09h47

 

Uma boa entrevista com Paulo Botelho

Abrindo o ano de 2022 com a minha presença na bancada da primeira edição do Jornal Potiguar Notícias realizamos uma entrevista com Paulo Botelho, um dos sócios da cervejaria Black Sheep, estabelecida à Rua Carlos Lamas, 1500, Candelária, Natal/RN, uma rua perpendicular à antiga Rua da Integração, atualmente, Governador Tarcísio Maia, local que funciona também, um pub com o serviço da iguaria da produção cervejeira potiguar com sabores diversificados e petiscos elaborados de forma especial para atender as delícias da boa cerveja.

Paulo Botelho é natural de Manaus (AM) de origem de italianos com alemãs, estando em Natal desde 2006, graduado em gastronomia pela UNP, pós graduado em especialização em marketing digital e atualmente mestrando de gestão empresarial. Recebeu o título de relevantes serviços prestados a Natal, pela Câmara Municipal. A cervejaria foi aberta em pleno de 2020, durante a fase aguda da pandemia do coronavírus, quando todo o segmento de bares e restaurantes praticamente fecharam e enfrentaram a situação com muita dificuldades com as quarentenas e sem muita colaboração do Poder Público.

A marca da cerveja Black Sheep, significa “Ovelha Negra” fundada na opção da escolha que realizou Paulo Botelho bastante diferente dos familiares. O nome colocada na cultura nacional pela canção do rock de Rita Lee, um das modalidades musicais do pub, além de blues, rock pops, heavy metal sempre com a presença de bandas locais, uma das quais MobyDick que tem a frente Glay Anderson, bastante festejada e que realiza em Ceará Mirim anualmente, um tributo a Raul Seixas e comemorou vinte anos da banda no pub da cervejaria, com grande êxito.

Na entrevista relatou o nascimento da cervejaria desde 2019, um trabalho intenso que levou sete meses, conseguindo o licenciamento no Ministério de Estado da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento – MAPA. A criação da Rota da Cervejaria Potiguar com o passaporte, contendo as cervejas artesanais do Estado, com treze cervejeiras, sendo três delas de Mossoró, uma de Pau dos Ferros e uma de Brejinho com a contribuição dada pelo SEBRAE, inclusive já contando com uma associação. O passeio pela rota permite conhecer as cervejarias e processo de produção, inclusive a Holanda a primeira cervejaria caseira do Rio Grande do Norte.

No pub há uma planta de lúpulo que podem ser vistos pelos visitantes, e asseverou os quatros ingredientes fundamentais que compõe a cerveja: a água que é bastante tratada, o malte, lúpulo e a levedura, podendo incluir outros ingredientes chamadas adjuntos, como o chocolate e outros sabores e estilos leves, resultando em cervejas com sabores diferenciados. O lúpulo é importado, de cada localidade, com mais de duzentas variedades, com aromas e amargor, mais lúpulo mais amargor. A black sheep tem sabores leves, algumas mais próximas das cervejas inglesas e americanas.

O investimento possibilitou a criação de dez empregos diretos contando com o pub, com preços justos, mais em conta que algumas cervejas da grande indústria, mesmo com qualidade superior, e no pub há petiscos recomendados para cada tipo de cerveja, contando com vinte e quatro opções de petiscos desde churrasquinhos, filé de carne com fritas, caldinhos, camarão, carne de sol tudo harmonizado com as cervejas e adequados ao ambiente, assinado o cardápio pelo próprio Paulo Botelho. 

A cervejaria Black Sheep nasceu como desafio, um empreendimento que foi a frente, mesmo enfrentando pandemia e quarentena que vitimou muitos brasileiros, pela capacidade de suas jovens lideranças dos seus sócios dentre eles Paulo Botelho, praticando preços justos, em que pese o preço de um quilo de lúpulo variar de quatrocentos a um mil reais na importação, envasadas em garrafas de quinhentos mililitros, com sabores diferenciados merecendo a atenção e apoio de toda a cidadania e que a Rota da Cerveja caseira, também contribua para o turismo receptivo  do Rio Grande do Norte.



 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).