Claudino Leite

30/11/2021 09h18
 
OS LIVROS APÓCRIFOS
 
PARE E REFLITA...
“O verdadeiro valor de uma pessoa, não está na beleza, não está na sua face, nem está nas riquezas de seus bens. Mas na simplicidade de seus atos e na sinceridade de suas palavras” (autor desconhecido).
  
OS LIVROS APÓCRIFOS
Também conhecidos como Livros Pseudo Canônicos são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs cujos pastores e membros não reconheceram a pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo e, portanto, não foram incluídos no Cânon bíblico. Etimologicamente, o termo “apócrifo” significa: “oculto”, “escondido”. É usado para designar livros ou partes de livros que, em algum tempo, foram colocados entre os livros do Velho e do Novo Testamento. Eles aparecem anexados nas versões Septuaginta e Vulgata Latina. O vocábulo tem sido empregado de forma diferente por católicos e protestantes: Para os protestantes “apócrifo” designa o conjunto de livros ou porções de livros que não faziam parte do Cânon hebraico. Para os católicos, “Apócrifo” se refere aos livros que os estudiosos protestantes chamam de “Pseudo Epigrafo”. Os livros que os protestantes chamam de “apócrifos”, os católicos chamam de “Deutero Canônicos”. Para os protestantes, os livros “apócrifos” não foram inspirados por Deus.  São importantes fontes documentais para o conhecimento da história, cultura e religião dos judeus. Também úteis para nossa compreensão dos acontecimentos intertestamentários entre o Velho e o Novo Testamento. Mas, não estão lado a lado com a literatura canônica inspirada por Deus, pois ao comparar uma literatura com a outra, logo percebe-se a profunda e radical diferença no estilo, na autoridade e até nos ensinamentos. A Igreja Católica só lembrou de incluí-los no Cânon em 15 de abril de 1546, no Concílio de Trento, impondo-os aos seus fiéis como livros inspirados. Quem não aceitasse a decisão da igreja, seria por ela amaldiçoado. Os livros “apócrifos” se enquadram no Canôn hebraico como doutrinas mosaica, apostólica e cristã. Por que, então, a Igreja Católica continua apegada aos livros Apócrifos Macabeus, Tobias, Judith, Baruque, Livro da Sabedoria, Eclesiástico, Cânticos dos Cânticos, entre outros, perfazendo um total de 46 Livros? (Fonte: As Sete Epístolas de Clemente).
 
CARNATAL E COVID-19
Entre os dias 09 a 12 de dezembro será realizado o Carnatal na capital potiguar, reunindo milhares de foliões entre potiguares e turistas. O evento foi liberado num período em que ainda não atingimos o percentual mínimo de população imunizada com as duas doses da vacina para Covid-19 (de 70 a 80%) com o intuito de conter a Pandemia. Soma-se a isso a ameaça de uma quarta onda em todo o mundo, com milhares de novos casos sendo notificados diariamente na Europa. Para reforçar esse cenário de risco à saúde pública, no último dia 22 de novembro, durante a abertura do Congresso Brasileiro de Epidemiologia, a Diretora Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mariângela Simão, fez um importante alerta sobre os riscos da quarta onda e expressou preocupação em relação ao relaxamento de medidas de segurança. Em relação ao Carnaval 2022 (já cancelado em vários municípios de norte a sul do Brasil) ela definiu como extremamente propício para “a transmissão comunitária”. O mesmo vale para a micareta realizada nos próximos dias em Natal, que oportunizará a disseminação do vírus e o aumento do número de casos na capital potiguar. Sem dúvida, uma grande irresponsabilidade do poder público (que liberou o evento) e da empresa promotora. É o que revela a jornalista Tarcyla Costa, minha ex-editora de o vespertino o “Correio da Tarde”, estudiosa no assunto.
 
NOVEMBRO NA CAPELANIA
Uma palestra sobre Novembro Azul proferida sexta-feira, 26 de novembro, às 14 horas, pelo médico e pastor Antonio Jácome mobilizou segmento masculino e a irmandade cristã da Polícia Militar (PM) do Estado, sob o comando do major e capelão Ribamar Lima, na capela ecumênica. O propósito foi explicar a prevenção constante e do diagnóstico precoce dos vários tipos de doenças que atingem o homem, ampliando o nível de conscientização masculina quanto aos cuidados que devem ser tomados com a saúde, especialmente o câncer de próstata. Em seguida, foi realizado um culto de adoração a Deus.  A participação foi satisfatória, correspondendo ao chamamento da palestra, mesmo que se tenha que reconhecer que “o público masculino ainda apresenta muita resistência, mas é fundamental que procurem sempre por um atendimento médico, mesmo que, aparentemente, esteja tudo bem com a sua saúde", revela o capelão Ribamar Lima. Além da pregação da Palavra de Deus, a parte musical contou com as participações do conjuntos vocais Elshaday da Igreja Evangélica da Misericórdia e das Heroínas da Igreja Universal do Reino de Deus, além dos cantores Aline Peixoto e Sargento Oliveira.
 
A OPORTUNIDADE
O Fogo, a Água e a Oportunidade se encontraram: Esta última perguntou: “De onde vocês são? E o Fogo respondeu: “Estou nas guerras, nos vulcões, nas grandes queimadas... Ah!...Estou até no palito de fósforo. A Água respondeu: “Eu estou nos grandes mares, nos rios maravilhosos, na chuva, estou numa gotinha; Ah!!!... Estou até numa lágrima. -E você Oportunidade?  “Bom estou em vários lugares: “Na vida, de um advogado, de um médico, de um engenheiro, de um poeta, ou alguém que prega ou aceita o evangelho de Cristo. Porém, só tem uma coisa; É que as eu passo e nunca mais volto.Ei, meus admiráveis leitores a Oportunidade passa em sua vida, por meio desta mensagem: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar. Invocai-O enquanto está perto”.Se você ainda não aceitou a Jesus Cristo, lembre-se: Ele está voltando!  Aproveite a Oportunidade em aceitá-Lo e serás uma criatura feliz para sempre. Experimente!. 
 
“PÉROLAS DO ENTARDECER”
A pérola da semana foi enviada pelo amigo e pastor batista em Natal, Josoniel Fonseca, que diz assim: “A paz e a segurança do homem moderno parece haver perdido, só podem ser encontradas numa experiência com Deus. É mister que saibamos: “O senhor é o meu pastor”. A verdade é que a generalização das referências a Deus não têm esta força. Devemos apropriarmo-nos de Deus para podermos senti-Lo em nós em mesmos, para sabermos que Ele faz por nós completa provisão que nos levará a dizer: “Nada me faltará”.
 
 
O DINHEIRO COMPRA TUDO?
Será? O dinheiro compra a cama, mas não compra o sono. O dinheiro pode comprar o remédio, mas não compra a saúde. O dinheiro pode comprar o sexo, porém não compra o amor. O dinheiro pode comprar o individuo, mas não compra o caráter. O dinheiro pode comprar a riqueza, mas não compra a felicidade. O dinheiro não compra prestígio. O dinheiro não compra integridade pessoal e respeito. O dinheiro não tem pátria. Por fim, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. É só conferir.
                           
MAIS IGREJAS
Até bem pouco tempo, ser brasileiro e católico era uma opção praticamente individual, entretanto aos poucos esse conceito está mudando. E no Rio Grande do Norte não é diferente. O Censo de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que os fiéis de Roma são 938.315. Os protestantes já totalizam 181.247. E não é difícil perceber o crescimento. Basta dar uma volta para ver a quantidade de igrejas protestantes espalhadas pelas ruas de Natal. Só no bairro de Felipe Camarão foram contadas, em 2019, 87 igrejas evangélicas. Os dados são do professor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal (UFRN), Orivaldo Pimentel Lopes Júnior, ex-pastor da Igreja Batista Viva, que desde 2005 pesquisa sobre a proliferação das igrejas evangélicas na capital. Esses dados têm preocupado o clero.
 
A ARCA DE NOÉ
O pesquisador Andrew Jones e o cientista chefe do Departamento de Engenharia Geofísica do Departamento de Geofísica Aplicada da Universidade de Istambul, doutor Fethi Ahmet Yüksel, querem provar que a Arca de Noé está mesmo no topo do Monte Ararat, em cima de um vulcão adormecido perto da fronteira da região Leste da Turquia. Os pesquisadores conseguiram encontrar um artefato “feito pelo homem” abaixo da superfície que poderia ser mesmo a Arca usada por Noé para salvar a humanidade do grande dilúvio, relatado na Bíblia Sagrada. Usando tecnologia, agora eles tentarão chegar mais próximo. “Os novos dados GPR mostram linhas paralelas e estruturas angulares de 8 a 20 pés de profundidade”, afirma a equipe no site do projeto. “Essas linhas paralelas e ângulos retos abaixo da superfície são algo que você não esperaria ver em uma formação geológica natural”, explicam os cientistas. Porém, a pesquisa prossegue em ritmo acelerado.
 
DORIA, O PRESIDENCIÁVEL
O governador de São Paulo, João Doria, é o vencedor das prévias tucanas para escolha do candidato do PSDB à Presidência da República em 2022. O anúncio foi feito em Brasília no início da noite de sábado, 27 de novembro passado, pelo presidente nacional da legenda, Bruno Araújo. Doria derrotou o governador gaúcho Eduardo Leite e o ex-senador Arthur Virgílio. A decisão coloca fim à disputa interna e afunila ainda mais a busca entre os partidos do centro por uma terceira via.
 
 
PRÉ-CANDIDATOS
Chegou ao conhecimento ao birô da coluna que neste momento seis pré-candidatos disputam a atenção dos eleitores do Rio Grande do Norte na expectativa de se elegerem em 2022: Fátima Bezerra é professora e Governadora, nasceu na Paraíba; Carlos Eduardo é ex-prefeito de Natal e nasceu no Rio de Janeiro;  Benes Leocádio é ex-prefeito de Lajes (RN) e deputado federal, nasceu em Santana do Matos (RN); Brenno Queiroga é engenheiro e ex-prefeito, nasceu em Olho D’água do Borges (RN); Haroldo Azevedo é empresário e nasceu em Natal; Clorisa Linhares é servidora pública, nasceu em Recife, mas é radicada em Grossos (RN) onde foi vereadora.
  
PRAÇA
Deu na coluna de Ancelmo Góis, de O Globo: - O prefeito Eduardo Paes assinou decreto criando a Praça Procurador-Geral Eduardo Seabra Fagundes, um espaço de 187 quadrados ao lado do antigo Convento do Carmo na esquina da Avenida Primeiro de Março com a Rua da Assembleia, no Rio de Janeiro. - Seabra Fagundes, que morreu em novembro de 2019, foi alvo, como se sabe, de um ataque terrorista quando era presidente da Ordem dos Advogados do Brasil numa época em que a entidade jurídica fazia oposição à ditadura militar. Uma carta-bomba endereçada a ele foi aberta por sua secretaria, Lyda Monteiro, em agosto de 1980, que morreu com a explosão. Nascido em 1936, em Natal, filho do jurista e ex-Ministro da Justiça Miguel Seabra Fagundes e sobrinho dos escritores Peregrino Júnior, imortal da Academia Brasileira de Letras) e do general Umberto Peregrino, ex-diretor do Instituto Nacional do Livro (INL), além de fundador da Casa de Cultura São Saruê (Santa Teresa, Rio de Janeiro, um dos templos da cultura popular brasileira). Os três irmãos potiguares, Miguel Seabra, Peregrino Júnior e Umberto Peregrino, são imortais da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, os quais ccupavam, as cadeiras 9 11 e 15, respectivamente.
 
 
VELHA POLÍTICA
Conta a história que no final de 1959, Quintanilha Ribeiro recebeu a cúpula da UDN (Carlos Lacerda e a raposa política mineira Magalhães Pinto, entre outros), na sua residência em São Paulo (SP), numa reunião para pressionar Jânio Quadros a ser candidato a presidente da República, “desde que aceitasse algumas condições”. Incomodado com a pressão, Jânio pediu uma “licencinha” e saiu da sala.Todos ficaram tomando uísque imaginando que o pré-candidato fora ao banheiro ou quem sabe buscar gelo. Até que perceberam que ele simplesmente tinha ido embora. Foi difícil, mas conseguiram convencê-lo a voltar à reunião. E não se falou mais em “condições”. Enfim, Jânio foi eleito presidente da República, em 1960.
 
RENÚNCIA
Renunciou o cargo, em 1961, o que pode ser associada a um conjunto de problemas, dentre os quais: a resistência em adotar uma forma autoritária de governo, defendida pelos militares; reação dos setores conservadores contra a política externa independente, especialmente após a condecoração do líder revolucionário cubano Che Guevara, na reunião de países da América do Sul na cidade uruguaia de Punta Del Este; crescente oposição popular, liderada pelo PTB, contrária ao controle da UDN e, em especial, à ascendência de Carlos Lacerda no governo; rompimento com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o lançamento de uma política de integração americana, Operação Pan-Americana (OPA), em contraponto à Aliança para o Progresso.
 
 
ENERGIA ELÉTRICA
Enquanto o mundo inteiro enfrenta dificuldade na crise de energia elétrica, a região Nordeste vai tirando de letra. Segundo o Instituto InfoVento, no mês de setembro, mais de 90% do consumo do Nordeste do Brasil foi atendido por energia eólica. Mesmo assim, o governo brasileiro oferece incentivos para que se continue gastando com gás cada vez mais caro. A produção de energia do vento, em setembro, beirou os 20 GW, dos quais seis mil no RN. Até 2025, segundo contratos já firmados, o Rio Grande do Norte vai dobrar esse número.
 
OBITUÁRIO
. Morreu, sexta-feira, 26 de novembro, no Hospital Rio Grande em Natal, o empresário Ângelo Augusto Fernandes, diretor da Rádio Cabugi do Seridó, com sede no município de Jardim do Seridó, a 253 quilômetros de Natal. Ângelo, ainda foi gerente a Rádio Difusora de Mossoró (RN), e gerente do terminal Salineiro de Areia Branca (RN). Aos 78 anos, vacinado com as duas doses, mas hipertenso e diabético, Ângelo contraiu Covid-19 de forma grave ao ponto de ser intubado. Natural de Santana dos Matos, Ângelo Augusto também era auditor fiscal aposentado do Tesouro Estadual. Ficou bem reconhecido pela sua participação política, principalmente no começo do MDB, e pela ligação de confiança ao lado de Aluízio Alves e, posteriormente, de seus filhos e o restante da família. Há cerca de uma semana, já fazendo sessões de hemodiálise, foi submetido a uma traqueostomia chegando a óbito Deixa viúva Ester Maria e dois filhos: Rodrigo e Neto. O velório aconteceu no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, em Parnamirim, onde foi sepultado.
 
. O ex-governador de Goiás, ex-prefeito de Goiânia e presbítero da Igreja Assembleia de Deus, Iris Rezende, morreu, terça-feira, 9 de novembro, aos 87 anos, na capital paulista, vítima de um AVC. Estava internado no Hospital Vila Nova Star, no Itaim Bibi, há três meses. O político deu entrada no hospital com fortes dores de cabeça e chegou a fazer uma cirurgia para conter uma hemorragia na cabeça quando  passou por períodos de melhora e chegou a ter alta da UTI, mas, precisou ser intubado para conter uma infecção e o quadro de saúde piorou. Segundo a assessoria de Iris, o corpo do ex-governador  goiano foi encaminhado para a cidade de Goiânia, onde foi realizado o velório  no Palácio das Esmeraldas e o enterro ocorreu no Cemitério Santana. O Estado de Goiás chora a sua partida.
 
GIRO PELO TWITTER... 
... Residentes em João Pessoa (PB), parabenizo a minha querida filha Camilla Sálvia e seu marido Thiago Souza Nascimento, que no sábado, 27 de novembro, festejaram um ano de casamento, isto é, Bodas de Papel. Ressalte-se que, na mesma data o meu querido genro Thiago comemorou mais uma primavera. Que Deus abençoe ao venturoso paz;
 
... O pastor José Wellington Bezerra da Costa foi homenageado com uma estátua na cidade de São Luiz do Curu (CE), aonde nasceu e viveu parte da infância.Líder da Assembleia de Deus Belenzinho, em São Paulo (SP), o pastor é um dos principais representantes evangélicos do país, sendo presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) entre os anos de 1988 a 2017;
 
...  Nasceu quinta-feira, 18 de novembro, no Hospital da Unimed em Natal, a linda Celine, pesando 3 quilos e com 46 centímetros, filha dos meus amigos deputado estadual Jacó Jácome (PSD) e Marianna Jácome. Mãe e filha passam bem;
 
...  O pastor, professor e contador, José Francisco de Oliveira Filho foi designado pelo presidente da Assembleia de Deus, pastor Martim Alves da Silva, membro do Egrégio Conselho Fiscal da igreja. Esse conhece do mèetier;
 
...  O Brasil pode ser taxado de a República dos Generais. O veículo de comunicação a “Folha de São Paulo”, em página inteira, demonstrou que o Governo Jair Bolsonaro tem dez vezes mais militares em cargos de direção do que no tempo da ditadura;
... O Governo Brasileiro resolveu fechar as fronteiras aéreas para conter a nova variante do coronavírus, seguindo a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), restringindo voos de países africanos com surto da cepa Omicron. A medida foi anunciada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, à grande imprensa; e
... Poucos se lembram, que o arcebispo de Natal, Dom Alair Vilar foi de uma coragem serena e firme quando o clero sofreu a intolerância política no regime militar vivenciado pelos brasileiros na década de 60. O religioso foi de uma dignidade a toda prova.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).