Claudino Leite

23/11/2021 09h36
 
O OÁSIS DO ALECRIM
 
 
PARE E REFLITA...
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação” (Salmos 46:1).
 
O OÁSIS DO ALECRIM
As pessoas que trafegam na Rua Manoel Miranda, nas proximidades da Praça Gentil Ferreira, no movimentado Alecrim de Natal encontram o Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEADERN), liderada pelo pastor Martim Alves da Silva, de portas abertas para conectar com o divino em meio à agitação do populoso bairro. À margem da agitação da Av. Mário Negócio, por onde transitam uma média de 60 mil veículos em 105 linhas de ônibus, os quais transportam mais de 100 mil pessoas, diariamente, segundo a Superintendência de Serviços Urbanos (STTU). Ai, o transeunte se depara com o imponente Templo da Assembleia de Deus, a igreja evangélica mais antiga de Natal. É um oásis espiritual de paz para quem procura, bênçãos abundantes, o silêncio e o conforto para vida trepidante em que atravessamos. A igreja pentecostal, além dos horários dos cultos que oferece, a partir das 19 horas, nas segundas, quartas, sextas-feiras e aos domingos pela manhã, às 9, realiza à Escola Bíblica Dominical (EBD), dotada de um requintado corpo professoral,  ensinando os preceitos da palavra de Deus para um mundo melhor, assim como, um culto público à noite,  às 18 horas, sob à direção do pastor Reinaldo Odílio, transmitido pela Rádio Nordeste Evangélica FM, prefixo 92.3, e pela Internet. Faz parte também da programação, o círculo de oração de adultos, às terças-feiras, a partir das 9 horas da manhã, dirigido pela irmã Glória Meira, e aos sábados o culto da juventude, sob a direção de Mirtes Campos. Mas, diariamente, das 12 às 13 horas, a programação é intercalada com um culto denominado: “Pocinho de Jacó”, dirigido pelo jovem missionário Tony Costa. Ressalte-se que, na última quarta-feira, de cada mês, Assembleia de Deus promove o culto da restauração, reunindo cerca de três mil pessoas de Natal e de outras pessoas que compõem caravanas vindas do interior do Estado, das 9 às 21 horas, onde são realizadas pregações do evangelho, orações. testemunhos e cânticos, que confortam os corações desprovidos de fé e esperança. Porém, essa atividade encontra-se suspensa ainda por conta da Convid-19 do coronavírus. Sem dúvida, para quem quiser conectar com o divino encontra na Assembleia de Deus, no Alecrim, entre outras igrejas espalhadas em Natal, um oásis para quem necessita de paz, fé e esperança neste mundo turbulento e ardente em chamas.
 
DEUS AGE ASSIM
Sim, o Todo Poderoso vai além da compreensão humana, é divino e sobrenatural. Os planos do Senhor Jesus vão além do nosso entendimento, visto que, Ele enxerga mais adiante a situação. Não se desamine, espere em Deus e no seu plano perfeito que Ele tem para sua vida. O agir do Mestre Jesus é lindo e infalível. Deixe Deus trabalhar e confie Ele não medirá esforços para realizar os mais lindos sonhos e promessas se cumprirem em sua vida. Deus está no controle e acalma o coração dilacerado, não permitindo que as coisas fujam do seu controle para lhe mostrar que Ele está no comando de tudo. Confie, em Deus, pois Ele está agindo ao seu favor.
 
DO PASSADO TAMBÉM SE VIVE
Prezado leitor, recordo gratificado o meu simplório discurso proferido no lançamento do meu livro: “Crônicas, Memórias, Fatos e Reflexões”, ocorrido na Academia Norte-rio-grandense de Letras, na noite de quarta-feira, 27 de janeiro de 2016, que marcou a vida deste mau rabiscador. Leia em seguida na sua íntegra:
 
SENHORAS E SENHORES... Boa noite! Permitam que comece as minhas palavras agradecendo a um grupo de pessoas que foram solidárias na construção deste momento. Este é o cântico que eu quero cantar.Sem estas pessoas, não estaríamos aqui, hoje, entregando esta obra para servir de prólogo para os nossos descendentes e amigos.Obrigado ao presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Doutor Diógenes da Cunha Lima, em ceder as dependências desta briosa Instituição Cultural, para a realização deste evento.Obrigado ao amigo, Doutor Valério Alfredo Mesquita, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN e membro desta Academia, pelo belo texto prefaciando este exemplar.Obrigado ao professor e amigo, Nivaldo Ferreira da Silva, ex-pastor da 2ª Igreja Batista de Natal, mestre em teologia, que me honrou, escrevendo a Orelha deste livro.Obrigado à doutora professora Márcia Cristina Dantas Leite Braz, minha querida sobrinha, pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFCE) e professora da Universidade de Mackesie  de São Paulo (SP),que fez apreciação deste trabalho. Obrigado à professora Sulamita Oliveira de Macedo, revisora oficial destas “Crônicas, Memórias, Fatos e Reflexões”. Agradeço ao mano Jairo dos Santos Leite a sua ponderada, experiente e sensata colaboração na feitura desta obra, também a Júlia Leite Uchôa, neta de Jairo, na elaboração da capa do exemplar. Sim, não poderia jamais de esquecer da minha querida esposa Karina Dias Barreto Leite, a fiel companheira do dia a dia, que, como nenhuma outra pessoa tem me ajudado e alentado nas múltiplas ocasiões da jornada terrena. Aos meus filhos Camilla Sálvia de Moura Leite e Kaio Vinícius Dias Barreto Leite, além da minha neta Ana Lívia, que proporcionaram a honra de ser pai e avô.
SENHORAS E SENHORES...  Mesmo com sorriso nos lábios podemos celebrar as saudades. A natureza tem sido pródiga com o autor deste livro, dando-me a oportunidade de escrevê-lo, efetuando um trabalho de fôlego imposto a este escritor ao ponto de querer desistir. Mas, nenhum ideal torna-se realidade sem sacrifício.Outrora, já dizia o tribuno romano Cícero: “Uma casa sem livros, é como um corpo sem alma”. Obviamente, os livros são importantíssimos, para o nosso bem estar e progresso. “Conta a história da humanidade, suas descobertas, a sabedoria, além da experiência acumulada durante séculos. Amparam-nos na desgraça; consolam-nos na tristeza e no sofrimento; fazem de nossas horas de tédio, horas de delícia espiritual; enchem nosso espírito de ideias e pensamentos sábios e benéficos. Isso é gratificante! Sem os livros, os homens estariam ainda na lendária fase verbal,imersos na obscuridade da noite e impedidos de usufruir das grandes conquistas do gênero humano.  
 
SENHORA E SENHORES… O por quê desta obra? Vários amigos exigiram que eu escrevesse um livro. Se a história conta o Dia do Fico, então eu digo: se é para o bem e felicidade dos meus amigos, diga a eles que escrevo. Pois bem, que seja assim. Explico: O Dia do fico deu-se, em 09 de janeiro de 1822, quando o então príncipe regente Dom Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas, que exigiam sua volta a Lisboa. Ficando no Brasil.Portanto, este livro é uma seleção de crônicas, memórias, fatos e reflexões, divido em sete capítulos, alguns já divulgados em jornais locais e outros textos escritos ainda não publicados na imprensa potiguar, que escrevi com dedicação, mediante pesquisa, espontaneidade e emoção, que ficarão para a posteridade. Afinal, este é o cântico que eu quero cantar. Porém, que não seja um cântico solo. E sim, um compacto de vozes angelicais, semelhante aquele que apareceu  aos pastores nas campinas da Judeia por ocasião do nascimento do menino Jesus. Mas, que entoava um cântico de paz e esperança que reboou para toda a humanidade até os nossos dias. Obrigado a todos.
 
CONSCIÊNCIA NEGRA
Esse dia é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Sendo criado em 2003, como efeméride incluída no calendário escolar - até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a Lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado municípal. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data coincide com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O dia é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).
 
FESTA DO BOI
Sob a liderança de Irandi Pinto, o stand do Portal do Potiguar Notícias foi um dos maiores destaques na Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, na região Metropolitana de Natal, encerrada no sábado, dia 20 último, uma realização da Anorc em parceria com o Governo do Estado, atraindo boa presença de público. De parabéns a briosa equipe deste Portal, que conjugaram esforços para o sucesso atrativo, que teve bons papos e grandes negócios.
 
BRASIL MOVIDO A SUBORNO
A reportagem recente da revista Crusoé sobre rei Arthur Lira tem um episódio que ilustra perfeitamente o funcionamento de sua Távola Redonda: “Poucas horas após a aprovação da PEC dos Precatórios, a deputada Daniela do Waguinho foi recebida pelo presidente da Câmara Federal, deputado ArturLira (MDB-AL), em seu gabinete para tratar da destinação de recursos a município de Belford Roxo, sua base eleitoral. Daniela (MDB-RJ), cravou o “sim” no painel eletrônico da Câmara, contrariando uma orientação do próprio partido. Após participar da conversa com o presidente da Câmara, o marido da parlamentar e prefeito da cidade fez uma inconfidência nas redes sociais. “Estou em Brasília, no gabinete da minha querida esposa, Daniela do Waguinho. Vim despachar as emendas para a nossa querida Belford Roxo. Estivemos com o deputado Arthur Lira, que garantiu mais recursos para a cidade, a pedido da deputada”, contou Waguinho, em um vídeo”.
 
PRECATÓRIOS DOS PROFESSORES
Uma ação tramitando na Justiça Trabalhista há quase 30 anos aproxima-se do fim nos próximos meses. A “Ação dos Precatórios”, como é conhecido o processo trabalhista milionário movido por professores da Universidade Federal (UFRN) contra a União cobra o pagamento e a incorporação de valores que foram suspensos devido a planos econômicos na década de 80, objetivando controlar a inflação no Brasil. Perto de um desfecho, o acordo pode ter redução no valor total da ação, que em dado momento chegou a ser R$ 530 milhões, e pelo acordo, será abaixo dos R$ 100 milhões, segundo a Associação dos Docentes (ADURN).
 
PLEBISCITO
Se o acordo for aceito pelos docentes, que votarão num plebiscito nas próximas semanas, 1.928 professores serão beneficiados. A proposta foi feita pela Procuradoria-Geral Federal, mas as conversas vêm sendo costuradas desde 2018, pela assessoria jurídica do Sindicato dos Docentes da UFRN (ADURN-Sindicato). Segundo as advogadas Kátia Nunes e Andreia Bunemassa, que acompanham a ação desde 2012, caso seja homologado, será o maior acordo trabalhista da história do Estado. O valor total da ação não pôde ser divulgado por um termo de confidencialidade assinado entre a defesa dos professores e a Procuradoria-Geral Federal. Cada professor vai receber valores diferentes, mas a maioria faz parte de um grupo que receberá até 60 salários mínimos.
 
VALORES
“O valor depende do salário que eles recebiam no período, depende de exercício de cargos comissionados. Tem uma série de  variantes para se definir esse valor”, frisa Andreia Munemassa. “Depende do perfil do contrato e da carga horária que esse professor tinha”, acrescenta Oswaldo Negrão, presidente do ADURN-Sindicato. Por ser uma situação feita de forma extrajudicial, segundo as advogadas, uma vez homologado o acordo entre a União, UFRN e ADURN- Sindicato, os valores poderão ser creditados aos professores, à vista, em um prazo de 60 dias. Cerca de 300 professores dos 1.928 já faleceram, segundo estimativas do ADURN- Sindicato. Além disso, metade dos 1.928 professores foram aposentados.
 
FORA DA APEC
De acordo com o presidente da entidade docente, professor Oswaldo Negrão, a ação coletiva dos professores não será afetada pela PEC dos Precatórios, em discussão no Congresso Nacional. Segundo ele, a maioria dos pagamentos não ultrapassa os 60 salários mínimos, se enquadrando em Requisição de Pequeno Valor (RPV). “Chegamos num momento que não dá mais para protelar. Não é só por mim. Se fosse meu caso, eu empurrava com a barriga, iria atrás. Mas tenho meus colegas. É o pensamento coletivo, um grupo da terceira idade.
 
MICARLA NA TELINHA
A jornalista Micarla de Souza, hoje, pastora evangélica só vai voltar à telinha com um programa semanal, revivendo os grandes sucessos de seu pai Carlos Alberto, no próximo ano. Ela continua 100% dedicada a parte administrativa da empresa, depois de juntar rádio e televisão do Sistema Ponta Negra num mesmo endereço, na Presidente Quaresma, 977, em Lagoa Nova.
OBITUÁRIO
. O Gerente da Farmácia Pague e Menos, localizada na Avenida Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova, André Damásio de Miranda, 50 anos, faleceu na tarde de quarta-feira, 17 de novembro, vítima de uma ação criminosa, por marginais que roubaram o carro da vítima um Siena vermelho, no estacionamento da farmácia. Em seguida, saíram andando como se nada tivesse ocorrido.Porém, as imagens de câmaras de segurança flagraram o momento em que o três criminosos praticaram o delito e fugiram. Urge, portanto, que as autoridades tomem medidas coibitivas para evitar a ação deletéria dos marginais que circulam de rua afora.
. Futebol potiguar de luto. Feleceu, sexta-feira, 19 de novembro, o ex-jogador do ABC Futebol Clube, Francisco Assis de Araújo, o Cidão, 73 anos, vítima de AVC. Ele foi zagueiro da equipe alvinegra, nos anos 69/70, sendo campeão em 70, fazendo parte daquela equipe que deu o pontapé para o tetra, e vice-campeão em 70. A  diretoria abecedista, em nome dos dirigentes, sócios e torcedores, manifestam seus sentimentos de solidariedade e votos de pesar à família enlutada.
 
GIRO PELO TWITTER...  
... A coluna parabeniza, almejando saúde e sucesso na vida profissional ao médico Isac Mário Araújo da Cunha, especialista em oftalmologia, e cantor evangélico, que completou mais um ciclo de vida, sábado, 20 de novembro, recebendo muitos cumprimentos de familiares de amigos;
... A Igreja do Evangelho Quadrangular promove 70ª Convenção Nacional de Pastores. O evento que acontece na Catedral Ebenézer, em Limeira, São Paulo, sendo realizado de forma hibrida, ou seja, com a presença de público limitado e  transmissão online para todo o Brasil;
... O professor e escritor, ex-reitor da Universidade Federal  (UFRN), Diógenes da Cunha Lima foi reeleito Presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras.Chapa completa: Jurandir Navarro, vice; Maria Leide Câmara, secretária-geral, Iaperi Araújo, secretário-adjunto. Mandato de dois anos, até 2024;  
... Reforço na Comunicação do Governo do Estado. A governadora Fátima Bezerra nomeou o jornalista Daniel Cabral para o cargo de assessor de Comunicação, em substituição à jornalista Guia Dantas, que foi nomeada assessora especial;
... A professora Sylvia Coutinho Abbott Galvão do curso de Letras da Universidade Federal (UFRN), pediu aposentadoria. Dessa maneira, a universidade perde mais um de seus talentos;
... Todos os funcionários estaduais estão obrigados a apresentar prova de que estão vacinados, em razão do último decreto da governadora Fátima Bezerra, determinando a apresentação da comprovação do esquema vacinal. Para os funcionários, a vacina é obrigatória; e
... O advogado Aldo Medeiros é reeleito presidente da Ordem dos Advogados  do Brasil (OAB-Seção/RM). com maioria de 142 votos sobre a advogada Magna Letícia.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).