Liliana Borges

19/11/2021 11h30

 

ROSSIO, Praça D. Pedro IV e I do Brasil…

A Praça D. Pedro IV, nosso D. Pedro I quem foi o primeiro Imperador do Brasil, mais conhecida como a Praça do Rossio, está localizada na Baixa de Lisboa. Rossio é denominação de vários largos nas cidades portuguesas, onde se realizam feiras que anteriormente o espaço servia como roçados para semeadura de cereais, hortas ou pastagens, tornando-se ponto de encontro dos moradores e área comercial. 

No centro da praça está a suntuosa estátua de D. Pedro IV, nominado “o Libertador”, pois regressou a Portugal em 1832 para libertar o reino da restauração do poder absoluto por seu irmão D. Miguel, consequentemente, desaguou em uma sangrenta guerra civil, o qual foi vencedor. Abdicou o trono em favor de sua filha D. Maria II, única monarca europeia nascida nas Américas.

O monumento possui 27,5 metros de altura, sendo a estátua de bronze, inaugurado em 1870. O rei se apresenta em uniforme de general que está coberto com um manto da realeza, sua cabeça com uma coroa de louros e na sua mão direita a Carta Constitucional outorgada por ele. 

Diz a lenda que a estátua poderia ter sido confecionada para o imperador Maximiliano do México, o qual foi fuzilado em 1867 antes da conclusão da obra, então reaproveitada na revitalização do Rossio devido as semelhanças com o rei português, mas identificadas características portuguesas após estudos e vários historiadores foram contra a tal teoria. 

Dois frascos foram encontrados na altura de um restauro em 2001 na base da estátua, porém diante da fragilidade não foi possível identificar com exatidão todo o conteúdo, provavelmente, um deles se trata de uma fotografia, outro documento era alusão a primeira pedra do monumento em 29 de abril de 1867 e indica que foi depositado nos alicerces uma caixa de pedra contendo moedas do reinado de D. Luís, outro é autoria de Francisco Germano de Salles que relata o momento em que a estátua foi içada.

O Piso da praça é feito com pedras de calcário pretas e brancas em linda forma ondulante que serviu de inspiração para o famoso calçadão da Praia de Copacabana, Rio de Janeiro no Brasil, inclusive suas pedras foram importadas de Portugal. A região foi palco de muitos acontecimentos ao longo da história como manifestações, touradas, atos considerados de fé e políticos, entre muitos outros.

O comércio flui com as graciosas “Lojas com História” a exemplo do Café Nicola, Confeitaria Nacional, Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa e em um dos pontos da Praça está o “Mercado da Baixa” que faz referência “desde de 1855” recheado com produtos regionais e maravilhas das iguarias portuguesas. 

No terremoto de 1755 praticamente tudo foi ao chão, após surgiram novas edificações. No lugar do Palácio dos Estaus, também denominado Palácio da Inquisição, foi construído o Paço da Regência em 1807, mais adiante instalados vários outros órgãos até 1836 com o “Tesouro Público” destruído por um incêndio, no mesmo local foi edificado o Teatro Nacional D. Maria II, inaugurado em 1846 e em 1928 foi classificado como imóvel de interesse público.

Cabe destacar a belíssima Estação do Rossio edificada nos finais do século XIX ao estilo neomanuelino e projeto arquitetónico de José Luís Monteiro, também, classificado como imóvel de interesse publico, em 1971. Nas obras do metrô foi descoberto vestígios de um hipódromo do período romano que era um lugar de corridas de quadrigas, carroças puxadas por quatro cavalos, perigoso esporte que comumente seus condutores morriam ou ficavam estropiados como no filme “Bem-Hur”.

Da última vez que passeei com amigos nas redondezas tive o prazer de conhecer o Café Penta na rua Áurea, 115, que suas especialidades são tostas e bolos ao metro, a partir de 10 cm podendo ser individualizadas ou partilhadas, cuja sua classificação e avaliação pela Tripadvisor é 4,5, também, adequado para vegetarianos.

Apreciei uma tosta considerada a excelência da casa com os seguintes ingredientes: lombo de bacalhau assado, queijo, ovo cozido, tomate fresco, picados de azeitonas pretas, regada ao vinagre balsâmico, agregada azeite e alho. É simplesmente deliciosaaaa…

 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).