Claudino Leite

16/11/2021 09h38
 
 
PARE E REFLITA...
 
 
“Oh! Que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais!” (Cassimiro de Abreu, poeta e escritor brasileiro).
 
BÊNÇÃOS  À TODAS FAMÍLIAS DA TERRA
Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gênesis 12:1-3). Deus não disse a Abrão para onde o conduziria. Ao invés de ser informado disso, Abraão teve de viajar sob a orientação direta do Senhor. Em Gênesis capítulo 12, versículo 3, Deus falou a Abrão que nele seriam benditas todas as famílias da terra. Trata-se de uma profecia das Escrituras Sagradas sobre a vinda de Jesus Cristo. A bênção espiritual anunciada viria através de um descendente de Abrão. Conforme o apóstolo Paulo declara em Gálatas, capítulo 3, versículos 8, 14 e 16, que essa bênção se refere ao evangelho de Cristo para todas as nações. A promessa de Deus a Abrão revela que desde o surgimento da raça humana o propósito era alcançar as nações com a salvação. Por meio de Jesus, Deus está realizando o seu propósito e, por intermédio seu povo fiel, compartilha a sua vontade de salvar os perdidos, através do envio de pregadores às nações da terra. Em obediência a Deus, Abrão renunciou a tudo. Deixou sua terra, bens, propriedades, convívio com a família e amigos para cumprir o propósito divino. A promessa do Criador contempla a sua vida, ouvinte da palavra de Deus. Mas, assim como Abrão teve que abrir mão de tanta coisa, você, prezado leitor, precisa renunciar aos prazeres e a diversas outras coisas deste mundo para obter a salvação etrena. As bênçãos de Deus e a salvação vindo do sacrifício do Senhor Jesus no Calvário estão disponíveis para todas as pessoas, sem qualquer distinção. Faz-se necessário, contudo, que haja arrependimento de seus pecados para alcançar o Reino dos Céus. Sendo assim, cabe tão somente a você, refletir, tomar a sua decisão e aceitar o evangelho de Jesus Cristo como nova direção para a sua vida. Por fim, isso é uma questão de fé.
 
A ÚLTIMA PREGAÇÃO
 
 "Coloque a casa em ordem, porque morrerás" foi tema da última pregação da Palavra de Deus proferida pelo copiloto da arenonave que conduzia a cantora Marília Mendonça, falecida, recentemente, no interior do Estado de Minas Gerais. Sim, os pilotos que pilotavam a aeronave da cantora eram evangélicos e serviam a Jesus. O piloto Geraldo Martins de Medeiros Júnior, era membro da  Assembleia de Deus em Brasília (DF), segundo informações da imprensa do Distrito Federal, o copiloto do avião, Tarcísio Pessoa Viana , também professava a mesma fé, servindo a Deus na Comunidade Evangélica Jesus da Videira em Brasília, além de pregador do evangelho, liderava o ministério de casais na igreja, segundo Portal de Notícias Metrópoles. Mas, um vídeo tem chamado atenção no meio evangélico nas redes sociais, é o trecho da última pregação do copiloto de Marília Mendonça, Tarcísio aonde ele relata sobre a profecia do profeta Isaías ao rei Ezequias, quando Deus fala ao Rei para ele colocar à sua casa em ordem, porque ele iria morrer e não iria mais viver. A passagem bíblica descreve em seguida que Ezequias clamou a Deus e em seguida Deus ouviu o seu clamor lhe acrescentou mais 15 anos de vida. Enfim, os mistérios de Deus são insondáveis. Eis a Suprema Lição.
 
JOIAS PRECIOSAS
“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações” (I Pedro 3.12). Você, e eu vivemos num mundo barulhento. Conseguir a atenção de alguém não é tarefa simples. A pessoa deve estar disposta a pôr tudo de lado para ouvir; desligar, o rádio, da televisão, afastar-se do monitor, dobrar o canto da página do livro. É um privilégio quando alguém dispõe-se a silenciar todas as coisas de ouvir-nos claramente. De fato, é um raro privilégio. Suas orações são honradas no céu como joias preciosas. Purificadas e autorizadas, as palavras sobem numa deliciosa fragrância ao Senhor Jesus. Suas palavras não param até alcançar o trono de Deus. As suas orações na terra ativam o poder de Deus no céu, e a vontade do Pai Celestial é feita na terra, assim como no céu... Suas preces movem Deus a mudar o mundo. Você pode não entender o segredo da oração. Você não precisa compreender. Porém esta máxima é bastante clara: As ações no céu começam quando alguém suplica na terra. Portanto, isso é uma questão de fé.
 
PÉROLAS DE ENTARDECER
A Pandemia do Novo Coronavírus impactou a história hodierna, e vai ser preciso muitos anos de reflexão dos danos causados nas nossas vidas e no mundo. O vírus invisível tem afetado o relacionamento humano. O olhar e os afetos. O dilemas e desafios trazidos pela Covid-19  entre homens e mulheres revelam-se nas perdas, nos afetos, no amor, no cuidado mútuo, na fé nos desencontros, nos ressentimentos, nos dramas e traumas psicológicos. Uma verdadeira tragédia em que todos estamos sendo punidos, de uma forma ou de outra. É o que revela o pastor da Igreja Batista Josoniel Fonseca a este colunista.
  
A IGREJA NA PANDEMIA
O diretor de Advocacia e Relações Institucionais da Visão Mundial, Welinthon Pereira, afirmou que as igrejas tiveram um papel fundamental em ajudar as vítimas da Pandemia no Brasil, especialmente nas localidades mais distantes, como na Amazônia. “Sem as igrejas e os líderes religiosos, a tragédia com certeza teria sido maior. Foram muito importantes para amenizar o sofrimento do povo”. A declaração foi dada durante um evento virtual da Organização Mundial da Saúde (OMS) com as Religiões pela Paz (RfP). O encontro discutiu as consequências do fechamento dos locais de culto no mundo todo durante a crise do novo coronavírus.
 
GIDEÕES INTERNACIONAIS
Com o tema: “Atente para o ministério que você recebeu no Senhor, cumprindo bem a sua tarefa”, baseado em Colossenses 4:17. foi realizada nos dias 11 e 12 de novembro último, a 45ª Convenção dos Gideões Internacionais 2021, na cidade de Camburoú, em Santa Catarina, a qual foi transmitida pelas redes sociais, contando com representantes de todos estados do Brasil. Ressalte-se que, o maior propósito da organização cristã é anunciar o evangelho distribuindo Novos Testamentos em hospitais, clínicas, hotéis, nas forças armadas pelo Brasil,  e além fronteiras, levando muitas almas aos pés de Cristo. Sem dúvida, é um trabalho louvável. A informação é do capelão  dos Gideões Internacionais da Região Leste,  Magnos Alves, atuante no segmento evangélico natalense.
 
PASTOR IMPEDE TRAJEDIA
Um homem sacou uma arma dentro de uma igreja em Nashville, Tennessee, nos Estados Unidos no último domingo(7) e foi em direção ao altar onde um pastor estava orando com fiéis da igreja, mas a tragédia foi evitada.Câmeras da Igreja Pentecostal Nashville Light Mission, registraram o momento em que um homem, que estava sentado se levantou e foi em direção ao altar apontando a arma quando um pastor que estava ao fundo o imobilizou, tirou a arma da mão do homem, o segurando até a chegada da polícia no local. Não houve disparos. Dezire Baganda, de 26 anos não fazia parte da igreja, mas havia estado várias vezes nos cultos, e já foi acusado de 15 denúncias de agressão agravada, segundo a publicação do USToday “As ações heróicas de um pastor local e vários de seus paroquianos salvaram uma igreja de um ato violento”, disse a polícia em um comunicado enviado à imprensa local.
 
RELACIONAMENTO COM DEUS
A correria do dia a dia dificulta a construção de uma rotina de fé e adoração. Mas, o contato com Deus precisa ser aperfeiçoado e cultivado com o tempo para se tornar um hábito. Quanto mais o buscar, mais forte será esse laço. Por isso, o Glorify, aplicativo que possibilita que cristãos façam reflexões, meditações guiadas, orações e leiam passagens da Bíblia, listou quatro dicas para fortalecer o seu relacionamento com Deus. Confira: 1 - Ele fez todo o trabalho;  2 - Seja honesto com Deus; e 4 - Estude a Bíblia. Ressalto  o estudo bíblico, visto que é o seu maior recurso para entender quem Deus é e se tornar mais próximo Dele. No entanto, a Bíblia é vasta, complicada em algumas passagens, misteriosa e impressionante. Também é fácil interpretá-la mal. Por isso o aplicativo Glorify te ajuda com isso e traz um texto devocional a cada dia para aumentar a compreensão de quem é Deus. À medida que começamos a entender o quão maravilhoso Ele é, isso muda todas as áreas de nossa vida.
 
DIA NACIONAL DO CRISTÃO
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias  da Câmara dos Deputados realizou audiência pública tratando sobre a instituição do Dia Nacional do Cristão. O evento aconteceu a pedido do deputado federal Eli Borges (Solidariedade-TO). O parlamentar considerou o encontro como um importante e histórico momento para reafirmar os valores cristãos, como a fé e o amor, pontuando qual deve ser o posicionamento do parlamento ao tratar a Igreja. Qual é então o lado que a Igreja fica? A Igreja vai sempre ficar do lado daqueles que defendem os ensinamentos da fé cristã. A Igreja sempre vai ficar do lado daqueles que defendem a família nos moldes da criação e da ciência sem nunca discriminar aqueles que fazem opções paralelas que sempre tiveram o nosso respeito”, disse Eli Borges. Durante as exposições os convidados comemoraram a apresentação do Projeto de Lei 2832/21, da deputada Soraya Manato (PSL-ES), do qual o deputado é coautor, e que cria o Dia Nacional do Cristão. A ideia é que a data seja celebrada, anualmente no primeiro domingo de junho.
 
PRECATÓRIOS DA UFRN
A Associação dos Docentes da Universidade Federal  (ADURN-Sindicato), sediada no campus universitário em Lagoa Nova está convocando os professores associados para decidir sobre o futuro do Processo dos Precatórios. Entre os dias 22 de novembro e 3 de dezembro, um plebiscito vai decidir se os professores aceitarão o acordo negociado entre ADURN e Procuradoria Geral Federal (PGF). Os professores podem votar presencialmente, na sede da ADURN-Sindicato, que estará aberta desde o dia 16 de novembro, ou pelo site www.adurn.org.br . Em ambos os casos, é necessário apresentar o termo de declaração assinado. O Processo dos Precatórios envolve quase dois mil professores da UFRN de todo o estado e teve início em 1991, o qual  está próximo de um desfecho. Antes de votar no plebiscito, os professores beneficiários da ação coletiva podem consultar individualmente as quantias previstas no acordo pelo site: www.adurn.org.br/consultaprecatorios.
 
BAIRRO DA RIBEIRA
Nestes dias trepidantes de novembro voltou-se a falar na revitalização do bairro da Ribeira, promessa que se arrasta há mais de 20 anos sem sair da prancheta. Li, vi e ouvi a notícia nas folhas impressas, jornais de tevê, no radinho de pilha, nas ditas redes sociais e até na Agência Pernambucana de Luís Romão. Confesso que me reanimei com a boa nova até porque ela vinha acrescentada de que o projeto incluía, também, a Cidade Alta, juntando os dois centros históricos mais importantes desta aldeia de Poti. Tomara que a promessa se concretize para a felicidade geral da nação potiguar: berço de canguleiros e xarias, tribos esquecidas.
 
SEABRA FAGUNDES
Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo: - O prefeito Eduardo Paes assinou decreto criando a Praça Procurador-Geral Eduardo Seabra Fagundes, um espaço de 187 quadrados ao lado do antigo Convento do Carmo na esquina da Avenida Primeiro de Março com a Rua da Assembleia, no Rio.de Janeiro - Seabra Fagundes, que morreu em novembro de 2019, foi alvo, como se sabe, de um ataque terrorista quando era presidente da OAB numa época em que a entidade dos advogados fazia oposição à ditadura militar. Uma carta-bomba endereçada a ele foi aberta por sua secretaria, Lyda Monteiro, em agosto de 1980, que morreu com a explosão.”
DECLÌNIO DA PANDEMIA
A retomada de casos de Covid-19 em alguns países da Europa e da Ásia, após um declínio expressivo da Pandemia nos últimos meses, serve como alerta para a situação da doença no Brasil. Esses países vêm registrando aumento de casos e óbitos mesmo em locais em que a cobertura vacinal já se encontra em patamares elevados. A advertência foi divulgada nesta sexta-feira (12) pelos cientistas que elaboram o Boletim Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
 
IMPOSTO DE RENDA
O relator da reforma do Imposto de Renda e dividendos no Senado, Ângelo Coronel (PSD-BA) quer ampliar a faixa de isenção para pessoas físicas, dos atuais R$ 1,9 mil pra três salários mínimos, ou R$ 3,3 mil. Ao jornal o Globo, o senador baiano disse que sua proposta abrange o contingente de beneficiados pelo projeto apresentado pelo Governo Federal e aprovado pela Câmara dos Deputados, para um total de 19 milhões de pessoas;
 
PRÊMIO MACHADO DE ASSIS
A boa notícia que chega ao birô da coluna: o jornalista e escritor Ruy Castro, do time dos grandes cronistas e biógrafos brasileiros, ganhou o Prêmio Machado de Assis 2021, concedido pela Academia Brasileira de Letras. O prêmio é dado pelo “conjunto da obra” do autor.Ruy Castro, que assina coluna na Folha de São Paulo (quatro vezes na semana), já publicou mais de 20 livros. Entre eles três biografias exemplares: “O Anjo Pornográfico: A Vida de Nelson Rodrigues”, “Estrela Solitária – Um Brasileiro Chamado Garrincha” e “Carmem Miranda – Uma Biografia”. Outra boa e grande notícia: A Academia Brasileia de Letras ganha Fernanda Montenegro. A atriz foi eleita imortal, no início de novembro. O Brasil bom existe.
 
OBITUÁRIO
. Faleceu domingo, 8 de novembro, no Hospital da Unimed em Natal, o professor aposentado da Universidade Federal  (UFRN), Luiz Eduardo Carneiro Costa, 75 anos, vítima de Covid-19. Ele estava internado desde maio, quando foi acometido da enfermidade. Lula era atencioso, cordial e cavalheiro e tinha muitos amigos, exerceu funções importantes no Estado, como Diretor da Urbana, Delegado do Ministério da Educação (MEC), secretário Estadual de Educação e da Casa Civil, no governo de Garibaldi Filho. Conheci Lula nos anos 63/64, ensinando no Colégio Marista de Natal. Na política, foi indicado pelo MDB para ser vice Luiz Almir, então PSDB, na disputa pela Prefeitura de Natal, em 2004. E em 2008, novamente foi o nome do MDB para ser vice da então deputada federal Fátima Bezerra (PT), em mais uma disputa pelo Executivo da capital potiguar. O velório aconteceu no Cemitério Morada da Paz de Emaús, em Parnamirim, na segunda-feira, 9, onde foi realizada uma missa de corpo presente, em seguida, ocorreu o sepultamento. À sua memória o meu respeito, à viúva Walkria Borges Carneiro Costa, minha amiga e leal colega de trabalho no Centro de Ciências Humanas, (CCHLA), da UFRN, aos filhos a médica Lucina e a Eduardo, minhas condolências. Que Deus conforte aos demais familiares e amigos pela partida do inesquecível Luiz Eduardo, que descansou em paz.
. Luto no jornalismo brasileiro. A jornalista e colunista política de o Globo Cristina Lôbo, 64 anos morreu quinta-feira, 11 de novembro, vítima de um mieloma múltiplo, que tratava há alguns anos. A enfermidade foi agravada por uma pneumonia contraída. Natural de Goiânia (GO), Cris começou a carreira cobrindo a política do estado de Goiás, e logo se mudou para Brasília, onde se debruçou sobre a área por mais de 30 anos. Contratada pelo jornal "O Globo", foi setorista do Ministério da Saúde – época em que viu ser criada a carteira de vacinação, que ajudou a diminuir a mortalidade infantil no país. Acompanhou de perto as decisões do Ministério da Educação. Ainda em "O Globo", trabalhou na coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no jornal, assumiu a coluna política do jornal "O Estado de São Paulo".A estreia na televisão foi na GloboNews, em março de 1997, passando a integrar o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os principais fatos da política e os bastidores do poder. Marcou presença nos telejornais da casa.Comandou também o programa Fatos e Versões e a coluna Bastidores. O diretor-geral de Jornalismo da TV Globo, Ali Kamel divulgou nota de pesar pelo seu falecimento .“Pude sempre reconhecer nela um ser humano doce, gentil e amiga das pessoas. Deixa viúvo o marido Murilo, dois filhos, Gustavo e Bárbara, e dois netos, Antônio e Miguel. Políticos e jornalistas lamentam profundamente a sua partida.
. Morreu na madrugada de sábado, 13 de novembro, na Casa de Saúde São Lucas em Natal, o médico Ricardo Marinho, 68 anos, em virtude de complicações originadas de Covid-19. O profissional potiguar, era referência na otorrinolaringologia, sendo especialista em Medicina Aeroespacial, área que paralelamente se dedicou. Foi Oficial Médico do Ministério da Aeronáutica, servindo no Hospital da Base Aérea de Parnamirim e participava de uma família com tradição na medicina: era primo do infectologista Luiz Alberto Marinho e sobrinho do também médico, Sérgio Marinho. Ricardo Marinho era autor de quatro livros sobre Medicina Aeroespacial, literatura médica que servem de inspiração para os colegas médicos que atuam nessa área. A sua produção de literatura médica resultou nos livros Fundamentos do Transporte Aeromédico 1,Fundamentos do Transporte Aeromédico 2, Comissários de Voo - Temas de Saúde e Comissários de Voo -1000 Questões de Saúde. Deixa a esposa Conceição Marinho e os filhos Gustavo, Diego e Hegle Marinho. Meus pêsames à família enlutada.
 
GIRO PELO TWITTER...
... O stand do Portal do  Potiguar Notícias instalado na Festa do Boi no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim foi destaque, atraindo a presença marcante do público, sob o comando de Irando Pinto. Obrigado pela atenção.
 
... O presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor Francisco Freitas Filho, informa à coluna que, a sede social da entidade voltou a funcionar a todo vapor depois da queda dos infectados do coronavírus na Praia de Pirangi do Norte. É conferir;
 
... Parabenizo ao jovem Ramon Sousa Santos, filho da minha ex-chefe na Assessoria de Imprensa da Universidade Federal (UFRN), jornalista e irmã na fé, Conceição Silva, o qual foi agraciado com o diploma "Amigos da Diretoria de Contabilidade" pela Diretora de Contabilidade' da Secretaria de Contabilidade de Economia e Finanças do Exército Brasileiro, em Brasília (DF), pelo apoio prestado e especial atenção em prol desta Organização. A solenidade ocorreu no último dia 3 novembro último;
 
... O aumento no preço da conta de luz não dará trégua ao consumidor no ano que vem. O reajuste que documentos oficiais do governo e do próprio setor elétrico preveem é superior a 20% em 2022, uma alta que vai turbinar ainda mais a inflação e corroer a renda do cidadão;
 
... O imortal e colunista político de O Globo, Merval Pereira, será o próximo presidente da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a Marco Lucchesi.  A chapa foi apresentada terça-feira passada na ABL: Merval, presidente; Nélida Piñon, secretária-geral; Joaquim Falcão, primeiro-secretário; Celso Lafer, segundo secretário e Evaldo Cabral de Melo, tesoureiro;
 
...  Ao eleger o ex-governador do Rio Grande do Norte Geraldo Melo com 26 votos sobre dez do seu opositor a  Academia Norte-Rio-Grandense de Letras foi justa com a maior revelação de ficcionista do potiguar; e
... Pouco a pouco a prática do mercado e suas rígidas leis da oferta e da procura, desfazem o engodo do marketing da área turística do governo. As passagens aéreas para Natal aumentaram em média 40%. Agora nós temos as tarifas mais caras do Nordeste. Isto na véspera do verão 2022. 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).