Cláudia Fragoso

07/11/2021 00h33
 
Sobre o tempo e a espera...
 
O tempo pode ser um alento em muitas circunstâncias e um tirano em outras. Me assusto quando ouço pessoas falarem: “Como o dia/semana/mês/ano passou rápido!”. Sabe o que eu acho? Uma tristeza!
 
Quando a noção de tempo é a de que ele está correndo, precisamos rever seriamente nossos conceitos! Se você fica triste no domingo à noite, pode ser sinal que não esteja tão satisfeito com o emprego. Se quando se dá conta de que seu filho cresceu muito rápido, pode ser que não tenha sido tão presente quando gostaria na vida dele. O que digo não são verdades absolutas, são apenas reflexões.
 
Essa pandemia mudou muito a nossa percepção de tempo. Um estudo da Universidade de Miami constatou que “uma gama de estressores e a falta de novas experiências e marcos na memória alteraram a nossa percepção de tempo na pandemia”. Nossas rotinas foram mudadas, deixaram de existir (muitas vezes) algumas comemorações, aniversários, etc. Então nesse momento, ficou tudo muito confuso mesmo e muitas vezes temos dificuldade de pensar que 2019 não foi o ano passado.
 
Agora imagine quem está enfrentando uma longa espera nesse período: seja de um pedido de casamento, de uma doença terminal de um ente querido, um concurso, um emprego, um filho.... Tudo que por si já traz um misto de emoções e pode ser fonte de estresse, se acumula e pode ser adoecedor.
O que fazer então para ter equilíbrio mental com tantas mudanças?
 
Infelizmente não tenho o pó mágico que soluciona todos os problemas, mas uma via próxima dessa mágica pode estar no PRESENTE! No aqui e agora, em estar consciente de tudo. Isso significa estar imerso na brincadeira do filho, ser todo ouvidos em uma conversa com um amigo, doar-se inteiramente ao parceiro, tomar um banho sem pressa, comer uma fruta e saborear, respirar profundamente, sentir a brisa bater no rosto... Sentir a vida e não apenas passar por ela!
 
Pode ser que você ache difícil fazer tudo isso (eu também acho!), mas é possível se começarmos com pequenos passos. Um deles pode ser, por exemplo, ficar longe do celular quando está com pessoas que ama em um momento de lazer ou de conversa. Uma outra situação é encontrar a sua via de escape diante dos obstáculos da vida (pode ser andar de bicicleta, ver o mar, meditar...). São ações cotidianas que, se realizadas com mais frequência, vão  lhe permitindo, pouco a pouco sentir o tempo passar de uma forma mais natural: nem muito rápido, nem muito devagar, em um ritmo próprio.
 
Nesse tempo que falta para acabar 2021 (sim, 2021 e não 2020), tenho uma proposta para você: dê um presente diferente aos que ama. Seja a sua PRESENÇA o presente para você mesma e para sua família e amigos! Afinal, isso é literalmente tudo que você tem e o mais valioso!
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).