Cláudia Fragoso

19/09/2021 07h38
 
Invista no seu diferencial 
 
 
Reconhecer as principais forças e saber utilizá-las a seu favor pode fazer muita diferença quando se pensa em resultados! Não sei como soa para você essa frase...pode ser que seja algo distante, subjetivo ou pouco palpável, mas estou me referindo à concretude da coisa!
 
Se você já passou por algum processo seletivo em busca de um emprego, é bem provável que tenha se deparado com a seguinte pergunta do entrevistador:  “Quais são seus pontos fortes? ”. Talvez nunca tivesse pensado no assunto e fazê-lo assim de supetão tenha sido complicado. 
 
Pode ser que pelo fato de eu ser de humanas, psicóloga e trabalhar com Desenvolvimento humano há tantos anos (além de ter passado por psicoterapia, processos de coaching, mentoria, workhops, etc.) me dê uma certa facilidade de refletir sobre as minhas competências e forças. O fato é que reconhecer aquilo que me distingue, me diferencia dos demais, me dá uma “arma secreta” para que eu tenha melhores resultados na minha carreira. E essa arma simplesmente é um fator decisivo no posicionamento no mercado de trabalho.
 
O que tenho muito claro é que a marca que você deixa nas pessoas, seja através das redes sociais, da forma como se comunica faz com que alguém compre ou não de você!
E antes que diga que não é vendedor, seja sincero: “No seu dia a dia, você vende ideias? Precisa convencer as pessoas de algo? É autônomo, profissional liberal, empreendedor? É estatutário e deseja colocar alguns projetos em prática? É pai ou mãe, tem que lidar com várias ideias diferentes e tomar uma decisão? Então você vende!
 
Quando você já investiu no Autoconhecimento e se apropriou das suas principais forças, muito provavelmente tem nas suas mãos um poder muito grande: o poder de quem confia no próprio taco! Não estou dizendo que você é o melhor profissional do mundo, mas se você percebe o seu melhor e investe nele, ninguém pode lhe parar! 
 
Vamos a um exemplo! Digamos que você tenha aprendido que é alguém muito bom em concatenar as ideias e comunicar com clareza! Putz! (Antes preciso lhe dizer que ganhou na loteria). Cara, se você tem essa habilidade e não aproveita, devo lhe dizer que está deixando de melhorar o mundo! Mas voltando, se você consegue fazer isso, é fundamental que não deixe escapar uma oportunidade de transparecer essa competência. Não estou falando de forçar a barra, mas de dar o seu melhor ao mundo! 
 
E o que vai acontecer é que as pessoas irão lhe reconhecer como um especialista naquela habilidade! Será um processo natural; você entrega o seu melhor e recebe oportunidades incríveis.
 
Mas afinal, como saber quais são os seus pontos fortes?
 
Comece se perguntando aquilo que você visualiza como sendo um diferencial (Pode ser qualquer coisa mesmo!). Depois, selecione pelo menos 10 pessoas, com diferentes níveis de proximidade e peça a essas pessoas para lhe descreverem em 1 palavra. Com esses dados em mãos, veja o que faz sentido para você nesse momento de sua vida.
Por fim, compreenda como suas principais forças podem lhe ajudar a chegar onde deseja!
 
Se tiver muita dificuldade com essa atividade e quiser se aprofundar nessa investigação, sugiro que procure algum processo de Desenvolvimento pessoal com essa finalidade!
Invista no seu diferencial, desenvolva-se e seja um profissional mais assertivo!
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).