Claudino Leite

17/08/2021 00h01
PARE REFLITA...
“Oh! Que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais!” (Cassimiro de Abreu, poeta e escritor brasileiro).
 
CONVITE PRECIOSO
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30). Sim, o Senhor Jesus faz um convite a todas as pessoas que se sentem cansadas e oprimidas diante dos problemas da vida. Quem serve a Jesus e faz a sua vontade, dele recebe o alívio das aflições, descanso e paz por meio do Espírito Santo. Somente com a graça de Deus, é possível suportar as provações e inquietações da vida. Nos dias de hoje, diante das intensas jornadas de trabalho, com o tempo aumenta o cansaço, a fadiga, a sensação de falta de ar. Sob as pressões do cotidiano, as pessoas perdem o vigor e a energia. O contínuo esforço físico ou mental termina contribuindo para que cada vez mais pessoas fiquem abatidas, sejam acometidas por diferentes doenças, como a depressão, e terminem prostradas. Quão cansativas são as lutas dos pais para educar um filho no caminho do bem, ou resgatar outro do mundo da marginalidade. Menos desgastante não é o esforço do desempregado que bate às portas à procura de um local para trabalhar e buscar dignamente o sustento da sua família. De igual modo é a dedicação daquele que cuida de um familiar gravemente enfermo, no afã de encontrar a cura ou pelo menos aliviar as suas dores. Mas, apesar de todas as lutas, as palavras do Senhor Jesus são de encorajamento, estímulo e motivação. No livro de João, 16:33, ele adverte: "Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham  bom ânimo! Eu venci o mundo" Igualmente, no livro de Isaías, 40: 28-31, a palavra de Deus traz conforto: Não sabes, não ouviste que o Eterno Deus, o Senhor, o Criador da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum  vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão. Porém, “os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”. Prezado leitor, seja qual for a situação em que se encontra agora, aproxime-se de Jesus. Comece arrependendo-se dos seus erros e o aceitando como Salvador. Busque-o de todo seu coração. Converse com Ele por intermédio da oração. Ele está convidando: "Venham a mim todos vocês que estão cansados...". E garante o descanso para as suas almas.
 
DESABAFO DO COLUNISTA
Não gostaria de envolver-me em alterações e querelas defendendo ideias e posições. Gostaria apenas de poder amar profundamente a todos e por todos ser amado. Eu quero dizer o mesmo com algumas pequenas alterações que, no meu caso particular, julgo necessárias: Não pretendo discutir, jamais, sobre religião, política, preferências pessoais, futebol, gosto e cor. Desejo amar a todos sem preconceito ou distinção e, se possível, gostaria de ser amado da mesma maneira. Com mais de 40 anos de jornalismo, vi bem de perto o bem e o mal, os bons e os maus, a magnanimidade dos vitoriosos e a mesquinhez dos que apenas vencem. Ouvi o sim e o não, o gesto e o silêncio; senti o abraço e o desprezo, sem nunca duvidar que o ser humano é assim. Mereci o intenso desafio de conviver com alguns espíritos geniais e de saber suportar a mediocridade, notadamente a enfatiotada e notável, nos colarinhos duros da prepotência. Afinal, a vida segue.
 
ORQUÍDEAS
Símbolo da pureza, símbolo do amor! No dia de meu aniversário ganhei uma orquídea!  Confesso que minhas emoções afloraram e a inspiração se escondeu por entre uma floresta de sentimentos bons. É sempre bom receber flores. Ser presenteado com orquídeas ainda é melhor. Elas são as flores mais imponentes da natureza. Obra prima do Criador. Orgulho para quem as cultiva. A orquídea não sobrevive roubando seiva de um caule qualquer. É dependente de cuidados e carinho. As orquídeas brancas tem um significado todo especial. Elas representam o amor como ele realmente é: puro, inocente, sem malícia e sem mácula. Viva as orquídeas! Símbolo da pureza, símbolo do amor!
 
PRESBITERIANA DO BRASIL
Segundo o site da denominação, quinta-feira, 12 de agosto passado, a Igreja Presbiteriana completou 162 anos de fundação, pregando a mensagem salvadora do evangelho de Cristo. As origens históricas mais remotas do presbiterianismo remontam aos primórdios da Reforma Protestante do século XVI. Sabe-se que, a Reforma teve início com o questionamento do catolicismo medieval feito pelo monge alemão Martinho Lutero (1483-1546), a partir de 1517. Em pouco tempo, os seguidores desse movimento passaram a ser conhecidos como “luteranos” e a igreja que resultou do mesmo foi denominada Igreja Luterana.
 
FEDERAÇÃO
A Igreja Presbiteriana é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos.  Ela  está sob a  jurisdição do Supremo Concílio, com sede em São Paulo (SP). É a mais antiga denominação reformada do país, tendo sido fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867), que aqui chegou em 1859. Mais tarde, ao longo do século XX, surgiram outras igrejas congêneres que também se consideram herdeiras da tradição calvinista. Por ordem cronológica de organização: Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (1903), Igreja Presbiteriana Conservadora (1940), sediadas  em São Paulo; Igreja Presbiteriana Fundamentalista (1956), em Recife (PE); Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (1975), em Arapongas (PR), e Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (1978), no Rio de Janeiro (RJ). Em Natal, funciona na Av. Junqueira Ayres, 533 no Centro da Cidade. Por ela passaram alguns pastores de projeção nacional, os quais tive o privilégio em conhecê-los: Benedito Mattos, Roderique Carneiro, Djalma Araújo, Ageu Pinto, Eudes Coelho, Manoel Vieira de Morais, José Alves de Oliveira, Isaías Cavalcanti, Nísan Bahia, Roberto Bentaucourt, entre outros. Parabéns, presbiterianos!
INVOCAR A DEUS
“O Senhor está perto de todos que invocam, de todos os com sinceridade. Ele realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva” (Salmos 145:18-19). A vida às vezes nos proporciona momentos difíceis. Não estamos sozinhos em meio as dificuldades. Deus está conosco. Através de Jesus temos acesso ao Pai Celestial. Deus também nos deixou a sua Palavra. Por intermédio da Bíblia Sagrada podemos ter ciência do que Deus já fez e fará por nós. Na Palavra da Verdade podemos ter consciência das promessas que o Mestre preparou para nós. Deus nos amou antes de tudo. Ele quer nos ouvir, abramos, pois nossos corações. Quando as adversidades da vida parecerem mais fortes, não desanime: Deus cuida de nós!
LIVRARIA EVANGÉLICA
Natal agora conta com uma filial da maior editora cristã da América Latina, a CPAD. Instalada na Rua Dr. Manoel Miranda, no bairro do Alecrim, a livraria chega para suprir a demanda de um público cristão evangélico cada vez mais crescente na capital.  A loja é um sonho para a CPAD e a para a igreja aqui em Natal. O projeto era desejado há muito tempo e, graças a Deus, esse tempo chegou. A aceitação tem sido maravilhosa e nossa expectativa foi totalmente correspondida. Aqui existe um carinho muito grande pela Casa e a gente pretende corresponder esse carinho, que vem dos cristãos de uma maneira geral. A CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus - é a maior editora cristã da América Latina, vendendo hoje mais de 700 mil obras que atendem diversos segmentos. A editoria tem um braço nos EUA, a Editorial Patmos, com sede na Flórida e nasceu com objetivo de atender aos crentes de países de fala hispânica e aos latinos que moram na América do Norte. E conta ainda com a gravadora CPAD Music, ramo que atua no mercado da música cristã. A empresa tem lojas ainda no Japão e em Portugal e, segundo a administração geral da CPAD, o plano da casa para os próximos anos é implantar uma filial em cada Estado.
DEMOCRÁTICO
Polvoroso, porém democrático, o Covid-19 prejudica bilionário, milionário, muito rico, rico, classe média, pobre, miserável, desvalido e indigente. As divisas impostas pelos decantados nobres de maior saldo em conta bancária. Foram abertas porque nenhum pedágio seu simboliza a doença invisível, voraz e assassino. Mas, Deus, que ainda não perdeu o controle desse mundo turbulento e ardente em chamas permite que o homem passe por isso para aprender a lição da Sua soberania.
100 ANOS DE ALUÍZIO ALVES
Ele teria completado quarta-feira, 11 de agosto último. Para relembrar à sua memória foi realizada uma missa em Angicos, sua terra natal. O ex-ministro da Administração do Governo Sarney, era um jornalista espetacular, ágil, ferino, de texto autoral. Fora redator da Tribuna de Imprensa, do corvo Carlos Lacerda. Corrigia as reportagens do autor. Nunca foi moderado, mas sabia a dose exata do veneno ou da mordacidade política. Teve os direitos políticos suspensos por 10 anos, na legislatura 1967/1971, em face do disposto no Art. 4, do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, expedido pelo Decreto de 7 de fevereiro de 1969, publicado no Diário Oficial da União (DOU). de 10 de fevereiro de 1969, sendo  cassado pelo Governo Militar. Antes de partir para a eternidade fez as pases com o seu adversário político o ex-governador do Estado, Dinarte Mariz e descansou em paz.
REJEIÇÃO DO VOTO IMPRESSO
Enfim, acabou a novela. A Câmara dos Deputados derrubou o sonhado voto impresso do presidente Bolsonaro ao decidir rejeitar e arquivar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), propondo o voto impresso em eleições, plebiscitos e referendos. O resultado representa uma derrota para o presidente,  defensor ardente da ideia. Para ser aprovada, a PEC precisava de no mínimo, 308 votos. Entretanto, o texto elaborado pela deputada Bia Kics (PSL-DF), obteve apoio de apenas 229 deputados. Dessa forma, o texto foi arquivado e o formato atual de votação e apuração será mantido nas eleições de 2022.
SEGURANÇA DAS URNAS
Por sua vez, o Tribunal de Contas da União (TCU) fez uma auditoria sobre as urnas eletrônicas, concluio que o voto eletrônico é seguro. Foi a primeira vez que o TCU fez esse tipo de auditoria para entender a confiabilidade no atual sistema de votação brasileiro que, desde 1996, é baseado no uso de urnas eletrônicas. O Tribunal afirma que há diversas formas de fazer a auditoria nas urnas eletrônicas e o sistema é seguro. Em um relatório que totaliza mais de 70 páginas sobre a auditoria nas urnas eletrônicas, a Corte de Contas menciona que existem mecanismos de auditagem que permitem acompanhar todo o processo de votação. Houve um inegável avanço nos quesitos de segurança e confiabilidade das eleições a partir da implementação da votação eletrônica, que minimizou riscos de intervenção humana. Existem mecanismos de auditagem criados em todo o processo de votação, desde a etapa de desenvolvimento do sistema, passando pela realização de testes públicos de segurança, testes de integridade, votação paralela e até a totalização, além da divulgação dos resultados, contemplando as medidas de verificação, mesmo após a conclusão do processo eleitoral.
OS PRECATÓRIOS
Que nunca foram pagos. Ao todo, 1980 professores ativos e aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deveriam ser beneficiados pela decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF), em ação trabalhista relativo a perdas salariais dos Planos Econômicos: Bresser e Verão, que dura mais de 24 anos. A ação, retroativa a 1993, também beneficiaria pensionistas de cerca de 20% dos docentes falecidos ao longo do período em que o processo tramitou na Justiça Trabalhista. Mas, ainda há muito caminho a percorrer, pois a Advocacia Geral da União (AGU), entrou com algumas medidas que têm direito no Supremo Tribunal do Trabalho (STT). As medidas são: Ação Rescisória, Agravamento Regimental, Agravo Regimental, Embargo Declaratório, etc...tudo que tem direito. A AGU luta de vento em popa até a última instância e sempre os prazos concedidos à ela, quando se trata da citação das partes são de 30 (trinta dias). Haja paciência!
CONSELHO DO CENTRÃO
O ex-presidente Lula da Silva (PT) tem sido aconselhado por integrantes do Centrão a escolher um empresário ou um evangélico para o posto de candidato a vice-presidente em 2022, segundo relatos feitos à CNN. A avaliação feita ao ex-presidente é de que, ao escolher um desses dois perfis, Lula poderá diminuir resistências junto a dois grupos cujos percentuais de aprovação ao atual governo ainda são altos, segundo pesquisas recentes de intenções de voto. Para dirigentes petistas, seria importante ainda que o vice se ligasse a um partido do Centrão, para diminuir as chances de apoio deste bloco a Bolsonaro (sem partido), em 2022. ano que vem. Neste momento, o petista está empenhado em fechar alianças estaduais que lhe garantam palanques regionais na disputa eleitoral do ano vindouro. O petista programa, para os próximos dias, uma viagem pelo Nordeste.
ALBERI NA UTI
O maior ídolo da história centenária do ABC de Natal, Alberi Ferreira de Matos, que está com a saúde fragilizada conseguiu transferência para UTI do Hospital Rio Grande, onde dará prosseguimento ao tratamento de uma infecção urinária e também a um quadro de infarto. A autorização da internação foi do prefeito de Natal, Álvaro Dias num gesto humano de solidariedade. A situação do jogador que foi Bola de Prata, em 1972, com ampla reportagem publicada na revista Placar merece atenção pelo fato dele também ser diabético e, por isso o quadro do ex-camisa dez abecedista será observado com muita atenção. Alberi deu entrada na UPA do conjunto Cidade Satélite na madrugada de quarta-feira,4 de agosto, quando se sentiu mal e passou a sentir problemas que indicavam um pré-infarto. Alertado sobre o problema cardiáco que o atleta vinha enfrentando, o presidente do ABC, Bira Marques incumbiu aos assessores do alvinegro Claudio Porpino e Alan Oliveira para tormar à frente do caso.  Após a notícia os responsáveis pelo projeto sócio torcedor Mais Querido e pela loja oficial Elefante Mais Querido se uniram para garantir mais assistência ao ex-jogador de 76 anos. As empresas vão garantir um ano de plano de saúde de para o ex-atleta. Segundo Marques, a assistência médica vai garantir um atendimento com as especialidades necessárias para a recuperação de Alberi. “O programa de sócio do ABC e a nossa loja oficial garantiram esse presente a Alberi. A gente precisa agradecer ao associado e a loja Elefante Mais Querido por realizarem essa mobilização para auxiliar no tratamento do nosso ídolo”, afirmou Bira Marques.
OBITUÁRIO
.Luto no mundo artístico brasileiro. O ator Paulo José faleceu quarta-feira, 11 de agosto, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. O artista estava internado há 20 dias em um hospital da capital fluminense e, segundo o G1, ele morreu em decorrência à uma pneumonia. Paulo era casado e, além de sua esposa, deixa quatro filhos:  Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso. Nascido em Lavras do Sul (RS), Paulo José Gómez de Souza teve o primeiro contato com o teatro ainda na escola, iniciando a carreira em um teatro pequeno, em Porto Alegre. Nos anos 60, o ator se mudou para São Paulo (SP) e começou a trabalhar no Teatro de Arena. Sua primeira peça em que trabalhou como ator foi “Testamento de um Cangaceiro’” de Chico de Assis, em 1961. Além disso, Estreou na Globo como ator na novela “Véu de Noiva”, de Janete Clair, em 1969. Seu primeiro grande personagem foi o mecânico-inventor Shazan, na novela “O Primeiro Amor” (1972), de Walther Negrão. 
.O ator Tarcísio Meira morreu quarta-feira,12 de agosto, aos 85 anos de idade, vítima do coronavírus. Estava internado desde o dia 6 de agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP). A atriz Glória Menezes, sua mulher, também esteve internada por complicações da Covid-19, mas seu quadro era mais leve e já teve alta hospitalar. Tarcísio Meira chegou a ser intubado e fazia hemodiálise contínua. Foi destaque no mundo artístico. Em 1961, no começo de sua carreira, o jovem artista, com 26 anos, recebeu seu primeiro prêmio. Foi o ator revelação daquele ano pelas novela “Maria Antonieta”. Tarcísio venceria outras vezes o troféu Imprensa ao longo de sua carreira. Foi premiado pela APCA (em 1976 e 2001), em 2005 Glória Menezes e ele receberam o Troféu Oscarito no Festival de Gramado e mais recentemente, em 2016, ganhou todos os prêmios importantes de teatro, incluindo o Shell, por sua interpretação em O Camareiro. Tarcísio Meira nasceu no dia 5 de outubro de 1935, em São Paulo.
 
GIRO PELO TWITTER...
...Deputado com uma urna eletrônica, Jair, o Messias, durante mais de 20 anos e três filhos também eleitos, ele não desconfia de nada, Tenta preparar um golpe, se derrotado, nas próximas eleições. Nessa nem o Exército aposta;
...Os vivas de felicidade vão para Giovanna Vila Nova (Gigi), filha da colega jornalista Tarcyla Costa, aluna do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que terça-feira, 10 de agosto, festejou mais uma primavera, recebendo todos os mimos dos amigos, colegas e de seus familiares. Desejo à nataliciante bênçãos abundantes em sua vida;
...Outro aniversário digno de registro é da senhora Ivete Machado de Melo, irmã na fé, leitora da coluna e membro da Igreja Presbiteriana Memorial de Natal, que quarta-feira, 11 de agosto mudou de idade. Que os seus dias sejam longos, alegres e prósperos com a proteção do Pai Eterno;
...O ex-presidente do Banco Central do Brasil, Armínio Fraga, um dos crâneos da nossa economia, surpreendeu aos leitores com citações de “Neném Prancha”, ao abrir o artigo recente – “Para onde queremos ir?”, na defesa da hoje ameaçada democracia brasileira: “Quem pede, tem preferência; quem se desloca, recebe”;
...Num apurado trabalho de seleção crítica, o ex-chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Federal (UFRN), professor e escritor Jurandir Navarro reuniu quase 600 páginas numa seleção de artigos e ensaios do Padre Monte, edição Offiset, os quais foram publicados no matutino Tribuna do Norte;
...Deputado Estadual Jacó Jácome defendeu em plenário na Assembleia Legislativa o  piso salarial para profissionais de enfermagem, técnicos e auxiliares de enfermagem, e tratará do tema com o Governo do Estado. O parlamentar luta agora por um projeto do executivo para implementar o benefício para a categoria; e
...A Língua Portuguesa foi enriquecida, com 1.160 palavras novas, inscritas na 6ª edição do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (inclusive estrangeiras). O Português falado no Brasil passa a ter 382 mil palavras oficialmente reconhecidas. 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).