Liliana Borges

15/05/2021 00h03
 
BAIRRO DA BICA, Travessas, Elevador…
 
O Bairro da Bica é um dos bairros históricos de Lisboa que seu nome pode está associado ao Pátio do Broas, local de água corrente, foi inicialmente habitado por mareantes, marinheiros, ou seja, profissionais ligados ao mar. É um pequenino bairro, mas com sua história ao longo de 500 anos.
 
Dizem que sua origem está ligada a uma tragédia ocorrida em 1597, onde aconteceu um deslizamento de terra entre o Alto de Santa Catarina e o Alto das Chagas que ocasionou a destruição de inúmeras edificações levando os destroços em direção ao rio e assim, formou-se um vale onde está atualmente o pitoresco bairro.
 
É um gracioso local com aconchegantes cafeterias, restaurantes e mercadinhos, sempre com a visão do rio ou mar. Onde acontece muitas festividades, destacando-se a época de junho com as comemorações dos santos populares. As festas são regadas com os bons vinhos nacionais, deliciosos pães e, além das tradicionais sardinhas portuguesas preparadas na brasa.  
 
Quem tem a oportunidade de visitar a região durante as celebrações comumente escutam os comerciantes oferecerem aos passantes: “Vai uma sardinha e um copo de tinto?”. Tomara que no próximo mês seja possível desfrutarmos destas maravilhas…
 
Por lá há muitas preciosidades e entre elas um gracioso elevador, porém não se assemelha aos nossos ascensores na atualidade, ele é um pequeno bonde que transporta 23 passageiros, 9 sentados e 14 em pé, de baixo a cima e de cima a baixo na Rua de Duarte Belo, fazendo a ligação da Rua de São Paulo ao Largo do Calhariz. O preço da passagem é de três euros e setenta cêntimos que dará direito a subida e descida.
 
O Elevador da Bica foi inaugurado em junho de 1892 com sua entrada inferior na Rua de São Paulo, nº 234 local que possibilita a aquisição do bilhete. No percurso vislumbramos as ingrimes travessas e seus belos casarios ao longo do caminho por um trajeto de 283 m que partilha com o trânsito de automóveis, os quais somente ocorre no sentido ascendente da encosta.
 
Inicialmente funcionava pelo sistema de cremalheira e contrapeso de água, seguidamente a vapor, posteriormente, eletrificado em 1927 e, ainda, mais adiante em 2002 foi classificado como Monumento Nacional.
 
A Bica é um bairro simples e lindamente harmonioso com a paisagem a sua volta, conservou seu patrimônio e conta sua história ao vivo e cores ao longo de sua existência. São mais alguns encantadores cantos e recantos de Lisboa que favorecem uma viagem no tempo no meio da moderna e cidade cosmopolita que é a capital portuguesa.
Lugar para passear sem se preocupar com o tempo, apenas desfrutar, admirar, conhecer, aproveitar intensamente o momento… 
 
E, ainda, se quiser continuar seu passeio nas proximidades poderá seguir até o Miradouro de Santa Catarina para apreciar o belo panorama.
 
Vale muito visitar…
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).