Claudino Leite

30/03/2021 00h37
 
PARE E REFLITA...
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2º Crônicas 7:14).
 
DIAS MOMENTOSOS!
 
Vivenciando o isolamento social usucapiônico, atendendo à solicitação das autoridades sanitárias em virtude da pandemia do conoravírus, assolando o planeta estou virando quase como um monge preso no mosteiro. Mas, sábado, 27 de março acordei quase de madrugada para tomar a vacina contra Covid-19, no Palácio dos Esportes, no bairro de Petrópolis. Enquanto dirigia o automóvel debaixo de uma chuva torrencial que banhava as ruas de Natal comecei refletir no alvorecer da madrugada sobre o que está acontecendo neste mundo perplexo, combalido e ardente em chamas. Aí, lembrei-me da passagem bíblica do livro de Romanos 8:18-27, ministrada por um pastor pre sbiteriano falando acerca dos Três Gemidos: “O Gemido da Criação, o Gemido da Igreja e o Gemido do Espírito Santo, onde o reverendo destaca: a pandemia do coronavírus fundamentado no preceito bíblico sobredito chegou as conclusões sobre os gemidos que continuam; uns morrem e outros sobrevivem, empresas quebradas,uns fazem doações e outros são beneficiados, templos vazios, ruas desertas, comércios fechados, algumas verdades, outras mentiras, uns com tanto e outros sem nada, alguns rindo àtoa e outros em pânico. Uns acreditam na vitória e outros acham que tudo acabou, uns adoram e outros murmuram, uns cantam e outros choram. Dessa maneira, vamos passando esses dias difíceis e momentosos com fé e esperança, em Deus, o Todo- Poderoso, fiel e quando tudo passar continuaremos firmes e sairemos mais fortes do que nunca, embora  as nossas vidas nunca mais sejam as mesmas, as igrejas nunca mais serão como antes. Os pastores não serão mais como eram nos tempos de outrora. Quando tudo isso passar um Exército Espiritual  e cheio do Espírito Santo de Deus estará novamente no campo de batalha, pregando o Santo Evangelho de Cristo, para a salvação das almas perdidas e desprovidas de fé e esperança, engrandecendo o Reino do Céus”. Espera-se! Por fim, os dias são momentosos.
 
ORAÇÃO DA MANHÃ
“Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te força, sabedoria, paz. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor; ser paciente; compreensivo, justo, equilibrado; quero ver, além das aparências, teus filhos, como Tu os vês, e assim só ver o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda a calúnia, guarda minha língua de toda a maldade. Que só de concórdia viva o meu espírito. Seja eu seja então bom e alegre que todos quantos se achegarem a mim sintam a Tua presença”.
 
PÉROLAS DO ENTARDECER
Na sua reflexão no crepúsculo do dia, sob o título “Pérolas do Entardecer”, o advogado e pastor batista Josoniel Fonseca diz: “Nós sempre precisamos nos lembrar do que Deus disse, por intermédio do profeta Isaías: “Os meus pensamentos  não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos são os meus caminhos”. Questionar ou criticar a sabedoria de Deus, significa assumir uma tarefa para a qual estamos completamente despreparados. A sabedoria de Deus é ambas as coisas, perfeita e eterna, e Ele não nos engana”.
 
PALMAS!
Para os dedicados profissionais de saúde, segurança, limpeza pública, transportes e tantos que arriscam a saúde, a fim que tudo funcione na vacinação do coronavírus.Felicitamos, também os professores. É louvável assistir ao esforço dos mestres com salários minguados em se adaptar a nova realidade das videoaulas diante de um público infantil, que vive inquieto na nefasta quarentena. É um belo trabalho que eles prestam pensando no futuro dos nossos filhos, pois o Brasil precisa deles educados e instruídos. Palmas para esses profissionais, porque eles merecem!
 
CONVENÇÃO
Em reunião realizada dia 18 de março, a Mesa Diretora da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) decidiu adiar a realização de sua 45ª Assemblei a Geral Ordinária (AGO), que ocorreria de 19 a 23 de abril deste ano, no Grande Templo da Assembleia de Deus em Cuiabá (MT). O evento foi adiado para 18 a 21 de abril de 2022, tendo em vista a pandemia.
PASTORAL DA SAÚDE
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu prioridade para vacinação de freis e padres que visitam enfermos para dar a unção nos hospitais, clínicas e residências; é a chamada Pastoral da Saúde. O risco de contágio é alto, e em diferentes Estados a Igreja Católica não interrompeu essa assistência por se tratar de serviço essencial. Até o dia 5 de março, havia 1.390 párocos com Covid-19, e 65 mortes registradas desde a chegada do vírus ao Brasil. A Regional Sul  (São Paulo) lidera o ranking da Igreja Católica com 168 padres contaminados em tratamento, segundo levantamento da Comissão Nacional de Presbíteros. A Regional Centro-Oeste (Goiás e DF) registra 136 positivados.A direção da CNBB está assustada e em alerta com o alto número de sacerdotes contaminados.
FORUM DE DAVOS
O Fórum Econômico Mundial, organização com sede em Genebra, reúne, anualmente, na cidade de Davos (Suíça), a “fina flor” do capitalismo global e líderes políticos convidados. Ano a ano antecede ao Fórum, é feita publicação de relatório para orientar os debates, com as principais previsões de riscos, que podem afetar a economia mundial. Desde 2016 apareceu no relatório a possibilidade de uma grande pandemia, que impactaria economicamente todos os países. Nenhuma medida preventiva foi adotada. Espera-se, que as assustadoras previsões do relatório em 2021 despertem a humanidade para os serí ssimos desafios a serem enfrentados. O Fórum será em maio, em Singapura (Sudeste Asiático), sob o slogan “O Grande Reinício”.
MITO OU ESTADISTA?
Em suas redes sociais André Nascimento Pontes, professor de Lógica do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, desabafa: “É preciso entender. O eleitor de Bolsonaro não vai ficar constrangido ou mudar de opinião vendo a diarreia mental e o rebosteo que as ideias do seu candidato provoca. Isso exige um outro patamar de civilidade, de sensibilidade humana, história, números, estudo técnico, que o eleitor do Messias não se interessa em saber. Eles querem é um amplicador dos seu próprios conceitos. Uma metralhadora de frases de efeitos. Daí a empatia. O presidente é uma auto imagem de muitos brasileiros: racista, homofóbico, misógino, sádico e subletrado. Todo mundo tem um Bolsonaro perto de si, dizendo claramente do que foi dito no programa “Roda Viva”, exibido pela TV Cultura de São Paulo, um amigo, um marido, um tio, um avô, um colega de trabalho...Bolsonaro tá longe de ser um estadista muito menos um mito” – desabafa o professor manauara.
DISPUTA ACIRRADA
 A disputa por uma  cobiçada vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2022 promete ser muito acirrada. A chegada do deputado Jacó Jacome (PSD), recém empossado, deverá acirrar ainda mais a disputa dentro do segmento evangélico, especialmente na Assembleia de Deus, a maior denominação  no Estado. Jacó Jacome (PSD), é filho do ex-deputado federal Antônio Jácome, ele saiu candidato a senado na última eleição, por&eacut e;m, não logrou êxito. O deputado evangélico Coronel Azevedo da Igreja Internacional da Graça de Deus, assumiu a presidência estadual do PSC, e se aproximou do segmento através do ex-vereador Adenubio Melo, o coronel buscará renovar o mandato em 2022.  O deputado estadual Albert Dickson (PROS-RN), deverá ser candidato à reeleição e tentará o seu terceiro mandato na AL-RN. Ainda teremos mais candidatos nos arraias evangélicos: A novata vereadora Camila Araújo e o advogado evangélico mossoroense Lamarque Oliveira, além de Bispo Francisco de Assis e outros que surgirão. Sem dúvida, é um leque opções para os evangélicos escolher o melhor.
EX-BOLSONARISTA
Ex-senador e ex-governador do Rio Grande do Norte, José Agripino Maia (DEM), um dia depois de vacinado, na faixa etária a partir de 75 anos,  que nas eleições de 2018 foi bolsonarista, fez duras críticas ao negacionismo comandado pelo presidente da República Jair Bolsonaro. “O Brasil é visto hoje como um país irresponsável”, ressaltou Agripino, se referindo à falta de ações do Governo Federal em relação à pandemia. “Os brasileiros vão demorar muito, depois da pandemia, a serem recebidos em outros países”, desabafa Agripino Maia.
REFORMA ADMINISTRATIVA
As articulações que servidores públicos já iniciaram no Congresso Nacional somadas ao atual cenário de agravamento da Pandemia de Covid-19 podem mudar o curso da festejada Reforma Administrativa (PEC 32) na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), já sinalizou algumas vezes ao mercado que a votação da proposta deve ser concluída em dois meses. No entanto, nos bastidores, a avaliação é outra. Fontes indicam que a pressão das carreiras, sobretudo das forças de segurança de todo o país, deve surtir efeitos no Parlamento, pelo men os, neste momento. Com isso, nessa visão, a análise do texto pode atrasar e não seguir o cronograma previsto por Lira.
QUEIROGA, O NOVO MINISTRO
O médico Marcelo Queiroga, o quarto Ministro da Saúde do Governo Bolsonaro, além de ser vizinho do Estado da Paraíba, tem ligações em terras potiguares onde viveu sua adolescência. Ele é proprietário da Fazenda Barrinha, no município de São José de Campestre, a 103 quilômetros de Natal, e amante da vaquejada. Radicado em João Pessoa (PB) participou da campanha de Bolsonaro como voluntário, e foi chamado para atuar na equipe que  elaborou o Plano de Governo, tendo tido seu nome lembrado, já naquela época. Queiroga é Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
TEATRO DE NATAL
Alberto Maranhão localizado na Praça Augusto no bairro da velha Ribeira está esquecido. Dia 24 de março último completou 134 anos de inauguração. Não houve bolo e nem vela. Nada haver com a tal Covid-19. Ocorre que a mais antiga e bela casa de espetáculos da capital potiguar, referência maior de nossa cultura, que está sob a jurisdição da Fundação José Augusto, encontra-se fechada há mais de seis anos por conta de “obr as de restauração” atrasadas. Legado do governo anterior, seguido pelo atual.  Não se sabe quando seus portões de vindos de Paris (França) no século passado serão reabertos. O tempo se arrasta dessa restauração é maior que o tempo da construção do Teatro, iniciada em 1898, que tinha o nome de Carlos Gomes (Governo de Joaquim Ferreira chaves) e concluída no Governo de Alberto Maranhão (24 de março de 1904).
DINHEIRO COMPRA TUDO?
Não, meu caro leitor! O dinheiro pode comprar uma cama, mas não compra o sono; pode comprar um livro, porém não compra a inteligência; pode comprar uma posição, porquanto não compra o respeito; pode comprar o remédio, mas não a saúde; pode comprar o sexo, entretanto, não compra o amor. O dinheiro não tem pátria. Não devemos ter amor ao dinheiro, pois, ele mal usado é a raiz de todos os males.
DESABAFO
O general Eduardo Pazuello soltou o verbo em seu discurso de despedida para os servidores do Ministério da Saúde, ao lado de seu substituto, médico Marcelo Queiroga, ele desabafou: “Afirmo que sofreu pressões de políticos interessados num “pixulé”, disse que levou para a pasta atributos militares como “probidade e honestidade” e que caiu depois de identificar um grupo de servidores do ministério disposto a boicotá-lo. Lamentável!
 
OBITUÁRIO 1
Recebo consternado na manhã de sábado, 27 de março, a triste da notícia do falecimento da amiga e irmã na fé Suzedi Lóide Lessa, 65 anos (Diquinha), vítima de Covid-19, membro atuante da 1ª Igreja Presbiteriana Independente (IPE) em Natal, localizada na Rua João Pessoa – Cidade Alta. Filha dos meus amigos presbítero Edinor Lessa e dona Suzete Lessa (in memorian), Suzedi era assistente social da Empresa dos Correios e Telégrafos, que exerceu com competência e dedicação ao trabalho que abraçou, além de professora do Departamento Infantil da Escola Bíblica Dominical da IPE. Intubada há mais de 20 dias na UTI do Hospital do Coração, Diquinha não resistiu e foi chamada por Deus para estar com Ele no Paraíso, sendo sepultada na tarde no mesmo dia no Cemitério Parque de Nova Descoberta, onde os seus restos mortais repousam até a vinda de Cristo. “O Senhor deu; o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor”. Manifesto minhas condolências ao seu pai Edinor Lessa, aos manos Walace,Uelda e Ueldeni, além de outros familiares.
 
OBITUÁRIO 2
Partiu para  a eternidade domingo, 21 de março passado, o pastor Rangel Júnior, outra vítima de Covid-19. O ministro evangélico era natural do município de São Tomé (RN), mas, atualmente pastoreava a Igreja Assembleia de Deus, no bairro de Santa Bárbara, na cidade de Sorocaba (SP). Que Deus o receba no seu Reino Celestial.
 
OBITUÁRIO 2
Faleceu domingo, 21 de março, o advogado Fernando Augusto Barbalho Vieira, filho da colega jornalista Liege Barbalho, uma das estrelas do colunismo social de Natal. Fernando estava internado para tratar de leucemia, pegou Covid-19, e não resistiu. Aos 34 anos de idade Fernando deixa a filha Maria Luíza, a esposa Rivana, e os pais, a jornalista Liege Barbalho e Wellington Vieira, mais o irmão Wellington Júnior. À família, nossos sentimentos.
 
OBITUÁRIO 3
A Universidade Federal (UFRN) está de luto. Encantou-se na manhã de terça-feira, 23 de março, o professor Jardelino Lucena Filho, 82 anos, ex-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), na gestão do reitor professor Domingos Gomes de Lima, nos anos 70/80, vítima de um câncer no aparelho digestivo. Foi sepultado no dia seguinte, no Morada da Paz, em Emaús. Em junho de 2020 foi acometido de Covid-19, mas superou. Jardelino foi locutor e noticiarista da Emissora de Educação Rural de Natal, além de diretor de redação do jornal católico “A Ordem”, em 1964. Como docente Jardel, com o era bem relacionado pela classe professoral e com os alunos, pois lecionou no Curso de Ciências Sociais, no qual foi chefe do departamento. Honrou a cátedra que ocupou na UFRN, exercendo com galhardia muitas missões, em benefício da instituição. Em 1979, foi-lhe concedido a medalha do Mérito Universitário. Jardelino parte para a sua longa viagem. À sua memória o meu respeito, e aos familiares aos seus familiares minhas condolências.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Muito apropriado e confortante o trabalho espiritual denominado: “Clamor do Meio Dia” feito pelos missionários Tony Henrique, Ivânia, a vereadora Camila Araújo e o repórter Miqueias da TV Ponta Negra, cantando e orando em favor dos pacientes internados com Covid-19, em frente ao Hospital de Campanha, instalado pela  Prefeitura de Natal, na via costeira no último sábado, 27 de março último, o qual transmitido pelas redes sociais (Insta gram);
 
...Com atraso, parabenizo à amiga e leitora da coluna Regeria Gicele de Lima Fernandes, que domingo, 21 de março, completou mais uma primavera. Desejo bênçãos abundantes em vida, junto com o maridòn Altair e os herdeiros Pedro e Cecília;
 
...Na cidade de Assú, região Oeste do Estado, jovens evangélicos e católicos promovem um verdadeiro ecumenismo se unem para orarem no sentido de juntar forças contra a Covid-19;
 
...Chega ao conhecimento do birô da coluna a reclamação dos coveiros e os lixeiros não foram vacinados como se também não merecem pela idade. Toda generalização é perigosa. Esses profissionais estão na frente da luta mesmo que não vistam o branco da medicina. Recolhendo, inclusive, o contaminado lixo hospitalar;
...Desta vez foram os bancos e os banqueiros que fizeram uma carta para dizer a Jair, o messias, que só a vacina vai evitar o destroço da economia. Como perguntar não paga imposto, pergunta-se: “Seriam eles esquerdistas de alta periculosidade?;
...O presidente da Frente Parlamentar Mista  da Câmara dos Deputados em Defesa da  Enfermagem, deputado Célio Studart (PV-CE), está em campanha para incluir os cuidadores de idosos na prioridade de vacinação contra Covid-19; e
...Por fim, chega ao Rio Grande do Norte voo da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo cilindros de oxigênio enviados pelo Ministério da Saúde.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).