Claudino Leite

09/03/2021 00h07
 
PARE E REFLITA...
“Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos” (Salmo 116:15)
 
PASTOR LUIZ SOARES PARTE PARA ETERNIDADE
 
É com pesar e com o coração partido informo que a Igreja Assembleia de Deus, no Rio Grande do Norte (IEADERN) está de luto. Faleceu na tarde de quarta-feira, 4 de março, no Hospital Rio Grande de Natal, o meu amigo e pastor Luiz Soares de Souza, 85 anos, vítima de insuficiência respiratória e pulmonar, causada pela Covid-19. Ele era supervisor do campo eclesiástico da IEADERN no município São José do Mipibu (RN), uma igreja centenária. Como pastor, dirigiu com zelo e carinho as Assembleias de Deus nos municípios de João Câ mara, Assu, Santa Cruz e, finalmente, São José de Mipibu. O pastor Luiz Soares, era Suboficial da Marinha da Brasileira, onde exerceu com galhardia a função durante 35 anos, sendo destacado pelo alto comando do Ministério da Marinha pelo seu trabalho profícuo exercido como adido militar na embaixada do Brasil nos Estados Unidos (EEUU), nos anos 70. Quando retornou a Natal, dirigiu Assembleia de Deus em Candelária e, também, exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Missões (DEPEM), no Templo Central da Assembleia de Deus, no Alecrim, no início da gestão do saudoso presidente pastor João Gomes da Silva. Filho de Deus e abnegado na Seara do Mestre, amante da evangelização, sincero, reto, temente a Deus e grande apascentado de ovelhas, são características que permeavam o seu caráter. Lá se foi meu amigo e pastor Luiz Soares, deixando a vida terrena para as M ansões Celestiais e gozar às bem-aventuranças eternas. Manifesto os meus votos de pesar à viúva Maria Lopes Soares de Souza, além de seus filhos Suely, Sônia, Suzineide, Solange, Marcos e Simone. A cerimônia fúnebre foi realizada no Templo da Assembleia de Deus, em São José de Mipibu, com a presença de familiares e poucas pessoas, evitando o agloramento em virtude dessa pandemia maligna. Seus restos mortais descansam no campo santo de Emaús em Parnamirim, até a Ressurreição dos Justos. O Senhor deu; o Senhor o tomou bendito seja o nome do Senhor.
 
PRESBITERIANA MEMORIAL
A Igreja Presbiteriana Memorial, sob a liderança do pastor José Romeu, situada na Av. Lima e Silva, 1505, bairro Nazaré em Natal, completou domingo, 28 de fevereiro passado, 33 anos de fundação, enfatizando o preceito bíblico: “Ide por todo e pregai o Evangelho a toda criatura”, levando a Palavra de Deus, para a salvação das almas desprovidas de fé e esperança, deste mundo  momentoso e turbulento.  Mas, por causa dessa pandemia desenfreada que assola a humanidade não foi realizada nenhuma programa&cce dil;ão especial com a presença de seus membros e congregados, obedecendo, fielmente às normas que disciplina o decreto governamental no Rio Grande do Norte concernente ao isolamento social para evitar o contágio das pessoas, visto que, a rede hospitalar do estado atingiu o pico dos infectados por essa impetuosa  peste visceral, inclusive tendo levadas ao falecimento de muitas pessoas, ente queridos e amigos ao óbito. A Presbiteriana Memorial foi fundada em junho de 1987, por diversos irmãos oriundos da Igreja Presbiteriana do Natal (Central), localizada na Av. Junqueira Ayres – Cidade Alta, os quais resolveram iniciar uma outra comunidade evangélica em nossa cidade. Destacamos os pastores Carlos Alfredo de Melo, Flávio Ataliba, al&eacu te;m do médico Jairo Leite, professor  do curso de Medicina da Universidade Federal (UFRN). Inicialmente, os irmãos presbiterianos se reuniam em uma das dependências da Fundação José Augusto, na Av. Jundiaí, no Tirol. Em seguida, foi instalada no endereço supracitado, permanecendo até os dias de hoje. Atualmente, à Presbiteriana Memorial conta com 1000 pessoas, aproximadamente, entre membros e congregados. Na galeria de pastores que lideram à Memorial foram os reverendos: Isaías Cavalcante (1988), Lindberg Clemente de Morais (1989), Gérson Gouveia (o primeiro eleito), (1990/1992), Enoque Araújo (1993), Jorge Aquino (1994/95) e, atualmente, o reverendo José Romeu. Homens de Deus que engrandeceram Reino do Céus. As informações foram prestadas pelo jornalista e irmão na fé, José Carlos de Vasconcelos, que tem sido um arauto na vid a cristã, notadamente, na Igreja Presbiteriana na capital potiguar.  Parabéns, presbiterianos pela memorável!
 
O COLUNISTA
É um homem comum em dúvidas existenciais pela chegada da terceira idade, tempo suficiente para uma alma cansada. Avessa a badalações e isolada das confrarias por decreto de si mesmo. As oscilações de comportamento indicam o sentimento natural do medo, não do destino, pela fé em Deus. Não jugo subterfúgios e eufeminismo no lixo em nome da confiança dos meus poucos leitores, que acompanham meu teclar semanal desta coluna. As tristezas da vida me fez crêr em Deus, o verdadeiro Senhor de todas as sentenças, abrigo dos humildes. A mão poderosa que salva o afogado, iguala classes sociais, além de não discriminar as pessoas. É o Criador, que permite a perpetuação civilizat&oac ute;ria, no berro do bebê que nasce até o corpo se tornar inerte e a ciência declarar o fim. Com Deus, dialogo sem intermediários. Sou gratificado pelo raiar da aurora, pela beleza das flores com o seu perfume que exala, pelo dom da vida e o segredo do viver. Mesmo que a borrasca e as intempéries da vida queiram me sufocar estou ancorado no porto seguro pelo Supremo-Pastor, quando Ele me diz: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23:4).
 
NEGOCIONISMO
De acordo com a experiente jornalista Tarcyla Costa, minha ex-editora de o vespertino “Correio da Tarde”, “o negacionismo e a falta de empatia continuam causando mais de mil óbitos diários no Brasil. É claro que nem todas as pessoas tem a oportunidade de trabalhar em home office e sair somente para atividades essenciais. Porém, o distanciamento social cumpre um único objetivo: salvar vidas. Se puder fique em casa, use máscara e álcool gel, evite aglomerações e lave as mãos com frequência. Faça sua parte! Valorize a sua vida, a dos profissionais de saúde e a de todos que te cercam”. Concordo em gênero, número e grau.
 
CURADOS DO CORONAVÍRUS
O meu leal colega de trabalho na assessoria de imprensa da Universidade Federal (UFRN), jornalista Remo Macedo, diz: “Quem costuma publicar lista de pacientes curados do coronavírus, achando que está fazendo o bem, na verdade está fazendo um mal danado. Lembre-se que, antes, o curado estava doente, com a vida em risco. E risco muito grande: a pandemia já matou mais de 110 mil brasileiros, e continua matando. Geralmente, essas publicações omitem o número de mortos, o que só faz encorajar os desavisados a r elaxarem nas medidas preventivas. São esses que mais contribuem para a propagação do vírus, pois deixam de usar máscara e não se incomodam com aglomerações. Vá nessa não, meu amigo! Divulgar o número de mortos é mais sensato, uma vez que nos deixa assustados e nos leva a respeitar mais as recomendações dos especialistas da saúde. Até pouco tempo atrás, a Polícia Rodoviária Federal expunha em seu pátio carros completamente destroçados por acidentes com vítimas fatais. Era uma forma de alerta aos apressadinhos das estradas. Pelo menos pra mim, a campanha funcionou, de modo que toda vez que via aquilo maneirava o pé no acelerador. O medo é o nosso principal instrumento de defesa. Se for para salvar vidas, explore-o”.
O ESPERANÇA RIO 2021
A Associação Americana Evangelística Billy Graham em parceria com as igrejas evangélicas do Rio de Janeiro e Região Metropolitana realizará no Brasil o evento Esperança Rio 2021, uma das maiores mobilizações de evangelismo do mundo.  Acontecerá entre os dias 11 e 12 de dezembro, em Copacabana na capital fluminense, com a presença do reverendo Franklin Graham. O Projeto não se resume apenas nas duas noites de celebração, é um movimento gratuito, visando capacitar as igrejas em áreas como intercessão, evangelismo e discipulado, com a oferta de materiais específicos e treinamentos da Associação, mas se a pandemia deixar. O Esperança, também conta com outras atividades, como programações específicas para pastores, líderes, mulheres, jove ns e crianças. Uma das atividades mais aguardadas é o “Vida e Testemunho”, um treinamento que será ministrado gratuitamente às igrejas inscritas no evento cristão, objetivando capacitar os cristãos locais ao evangelismo pessoal, consolidação e discipulado de novos convertidos.
SEMINÁRIO
A Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, sob a direção do pastor Miguel Arcanjo Soares, mantém importante Seminário Teológico “Harland Graham”, sob a direção do pastor Manoel Soares de Oliveira, situado na Rua Itaporanga, 184 – Cidade da Esperança – CEP 59.070-470, preparando, anualmente, uma gama pastores para trabalharem na Obra de Deus. Confira:Telefone: 2226-0060. Sem dúvida, aprender mais dos conhecimentos das Santas Escrituras é de extrema importância.
O PAPA FRANCISCO
Disse que espera morrer em Roma, capital da Itália. A declaração do Sumo Pontífice foi proferida durante entrevista em 16 de fevereiro de 2019, mas teve seu conteúdo divulgado pelo jornal argentino “La Nación” apenas neste sábado, 27do mês passado. Durante a conversa, o Papa falou sobre temer a morte e descartou possível retorno para a Argentina, seu país de origem. “Sendo papa, seja em exercício ou emérito. E em Roma. Não volto para a Argentina”, frisa o Papa Francisco ao ser questionado sobre como imaginava a sua própria morte. A publicação, no entanto, não traz explicações ou mais informações sobre o motivo do líder religioso recusar o possível retorno para a terra natal. A entrevista aborda temas como saúde e problemas que Francisco teve durante ao longo da vida, como um “quadro pulmonar severo” em 1957 e a ansiedade. “Controlei bastante a minha ansiedade. Quando sou confrontado com uma situação ou um problema que me deixa ansioso, lido com ele. Tenho métodos diferentes, um deles é ouvir Bach. Isso me acalma e me ajuda a analisar os problemas de uma forma melhor. Confesso que ao longo dos anos tenho conseguido colocar uma barreira à entrada da ansiedade no meu espírito. Seria perigoso e prejudicial para mim tomar decisões sob um estado de ansiedade”
SPUTNIK V, A BOLA DA VEZ
Imunizante com taxa de eficácia de 91,6%, funcionando bem em pessoas acima dos 60 anos e já aprovado em mais de 15 países, a Sputnik V aparece como a queridinha. Com a possibilidade de estados e municípios estarem autorizados a adquirir imunizantes sem esperar pela lentidão do Ministério da Saúde, a governadora Fátima Bezerra já declarou seu interesse em comprar o imunizante russo. Em entrevista à imprensa potiguar, o prefeito Álvaro Dias afirmou que tão logo o município possa comprar, há o interesse de comprar a Sputnik. Aguardar a possibilidade. Com esperança.
PELÉ  É VACINADO
Ídolo do Santos e da Seleção Brasileira, Pelé publicou em suas redes sociais o momento em que foi vacinado contra a Covid-19. Aos 80 anos, o ex-craque faz parte do grupo que começou a ser vacinado no mês de março. "Hoje foi um dia inesquecível. Eu recebi a vacina! A pandemia ainda não acabou. Nós precisamos manter a disciplina para preservar vidas enquanto muitas pessoas ainda não foram imunizadas", revelou o Rei do Futebol. Pelé disse que embora a vacinação tenha começado, a pandemia não terminou, pedindo para que a população siga tomando medidas preventivas contra o coronavírus. "Por favor, lavem bem as mãos e continuem em casa, se possível. Quando você sair, não esqueça de usar máscara e de manter o distanciamento social. Isso vai passar se conseguirmos pensar no próximo e ajudar uns aos outros", desaba o tricampeão do mundo.
TOQUE DE RECOLHER
O Comitê Científico do Estado recomenda toque de recolher total aos domingos e antecipar horários nos outros dias para às 20 horas, até às 6 da manhã. Em reunião por web conferência, o comitê de especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SSESAP) decidiu emitir uma série de recomendações para o enfrentamento à pandemia no Rio Grande do Norte. As medidas apresentadas pelo grupo são frutos de uma avaliação criteriosa de reavaliação dos riscos epidemiológicos e da alta taxa de ocupaç ão dos leitos críticos em nosso Estado, levando em consideração ao aumento do número de internações e circulação de novas variantes do SARS-CoV2 no estado. A análise do comitê leva em conta a tendência da epidemia da Covid-19 no RN medida pelo indicador composto e a análise dos dados assistenciais do Regula RN, que mede a taxa de ocupação de leitos críticos e clínicos em tempo real. A Região Metropolitana atingiu um platô no número de casos que se mantém alto por um período prolongado e há um indicativo de aumento de número de casos para os próximos dias. Considerando que a Taxa de Ocupação de Leitos Críticos encontra-se acima de 90%, já com 17 unidades hospitalares de referência com 100% de ocupação, indicando a saturação do sistema de saúde par a os leitos críticos no estado e considerando a introdução de novas variantes do SARS-CoV-2 no solo potiguar.
HOSPITAL DIA
A Prefeitura de Natal vai implementar mais uma ação para ampliar a rede de enfrentamento à Covid-19. Trata-se do “Hospital Dia”, que vai funcionar no Palácio dos Esportes. O local vai funcionar com até 50 boxes com poltronas e suporte de soro para oferecer atendimento médico rápido e ágil, oferecendo aos pacientes todo o protocolo medicamentoso instituído pelo Comitê Científico Municipal. Além disso, será disponibilizada uma sala de urgência e emergência para dar suporte aos casos mais graves. Os serviços prestados pela equipe do Centro de Atendimento contra à Covid que funciona também no Palácio dos Esportes vão continuar normalmente.
EMENDA CONSTITUCIONAL
A aprovação da proposta de Emenda Constitucional nº 186/19 (PEC Emergencial) pelo Senado abriu caminho para o Governo Federal pagar uma nova rodada de auxílio emergencial, desta vez, no valor de R$ 250,00. O texto ainda irá ao plenário da Câmara dos Deputados, mas a expectativa é de que também passe na Casa Legislativa. Além de garantir a reedição do benefício à população, a PEC prevê uma série de medidas para o ajuste fiscal na União, estados e municípios, como o congelamento salarial do funcionalismo público. Enfim, são os servi dores públicos que vão pagar o pato.
FUZILEIROS NAVAIS
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, informa que estão abertas as inscrições para as 33 vagas do Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais em 2022. Dentre os requisitos para inscrição, destacam-se: ser brasileiro, ambos os sexos, com 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no primeiro dia de janeiro de 2022 e o ensino médio ou curso equivalente completo. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.marinha.mil.br/cgcfn, no menu “Concursos para o CFN”, ou presencialmente, nos endereços listados no edital.
 
PREMIÈRE
É a revista editada por Toinho Silveira. jornalista, colunista, apresentador, produtor, promotor e até candidato a vereador… Toinho Silveira continua aproveitando as mudanças impostas pela pandemia para se reinventar. A mais nova (re)invenção é a revista “Première”, lançada , recentemente em Natal, trazendo notícias da sociedade e destaques de personalidades. Um belo trabalho!
ELEIÇÃO NA FECAM
Os ânimos se acirraram na eleição da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM), na semana passada. Uma medida cautelar assinada pelo juiz Geraldo Motta derrubou o ato da Federação que tentou impedir a candidatura do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PDT). A vereadora Nina Souza ( PDT), representante daquela Casa Legislativa, mas presente na Federação como advogada, não baixou à cabeça ao que considerou intimidação do ex-vereador de São Paulo do Potengi (RN), Diogo Alves, que sequer tem direito a voto no pleito, mas fez barulho. Ex-presidente da Fecam, Iron Júnior, que era vereador em Jardim do Seri dó (RN), mas ficou sem mandato depois de disputar sem sucesso a Prefeitura do município, também bateu boca com a vereadora.
OBITUÁRIO 1
Profundamente, consternado informo o falecimento ocorrido domingo, 27 de fevereiro fluente, de Maria José Barbosa, 70 anos, vítima de câncer, minha amiga e irmã na fé, residente no Rio de Janeiro (RJ). Era tia por parte de pai, dos meus queridos sobrinhos: Claudino Barbosa Neto e Maria Leite Barbosa. Que o Espírito Santo leve o consolo necessário aos coraç&otil de;es, fica em nós a certeza de um reencontro no Céu com Jesus, como Ele nos prometeu.
OBITUÁRIO 2
A policial civil aposentada Geysa Barbosa da Costa morreu em decorrência da Covid-19, segunda-feira, primeiro de março, em Natal. Geysa tinha 66 anos e foi miss Rio Grande do Norte em 1971. Ela foi pioneira na Polícia Civil,  ingressando na primeira turma em 1982. Geysa atuou na Delegacia Geral de Polícia, Corregedoria de Polícia e Academia de Polícia e se aposentou em 2011. Segundo familiares, Geysa sentiu os primeiros sintomas da Covid-19, dia 8 de fevereiro. Fez o teste e com o resultado positivo ficou se tratando em casa. No dia 16, a ex-representante da beleza potiguar teve uma piora e foi para o hospital onde foi internada, precisou ser entubada, mas não resistiu às complicações da doenç a e morreu.Miss Rio Grande do Norte em 1971, Geysa ganhou o apelido de “Eterna”, conforme dia a filha Isadora Alves, Geysa ainda vivenciava  esse meio e atuava com jurada em concursos. Ela ainda participava de concursos como jurada e tinha contato com as amigas da época  que ela foi miss”, relembra Isadora. Evangélica da Missão Evangélica da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil em Natal, deixa 4 filhos, 8 netos e 1 bisneto. Que Deus a receba no seu Reino Celestial.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Com atraso, parabenizo o professor Geraldo Queiroz, ex-reitor da Universidade Federal (UFRN), além de meu ex-professor da Faculdade de Jornalismo Elói de Souza, que quarta-feira, 3 de março, amanheceu de idade nova. Que seus dias sejam longos, alegres e prósperos. Forte abraço;
...Sem empatia pelo ser humano e com quase 2 mil mortes por dia o excelentíssimo presidente capitão Jair Bolsonaro pergunta: “Vão ficar chorando até quando?;
...A Igreja Católica suspende missas no Rio Grande do Norte e define orientações às paróquias, após decreto do governo do Estado. A Igreja Evang&e acute;lica segue o mesmo exemplo;
...A melhor forma de acabar com o tráfego de drogas no Brasil é nomear o general Eduardo Pazuello na logística do tráfego. A  droga não vai chegar a lugar nenhum. Infelizmente, no Ministério da Saúde, o excelentíssimo ministro demonstra não conhecer nada do “mèetier”;
...O desembargador Virgílio Macedo, no plantão judiciário, acatou Mandado de Segurança da Procuradoria Geral do Estado (PGE), negando liminar impetrada pelo promotor de Justiça, Wendell Beethoven, contra o toque de recolher decretado pela governadora Fátima Bezerra. O promotor acionou a justiça para derrubar o ato do governo, considerando “abusiva” a atuação das forças de segurança “no sentido de tolher a liberdade de locomoção dos cidadãos”;
...Os lockdowns bem que poderiam ser estendidos às contas de água, luz, telefone, internet, gasolina e óleo diesel . Você, não acha?; e
...O Brasil vai afetar outros países se não levar  Covid-19 a sério, alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS).

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).