Claudino Leite

02/03/2021 00h14
 
 
PARE E REFLITA...
“Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas, como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40:31).
 
 
EMPATIA DE JESUS PELAS PESSOAS
 
As páginas do Novo Testamento estão marcadas por exemplos da empatia de Jesus pelas pessoas. Isto é, Jesus percebia o sofrimento das pessoas e se compadecia da dor que afetava a vida delas. O próprio Mestre faz referência a um dos mais belos e tocantes exemplos de empatia, no livro de Mateus, capítulo 25, versículos 34 a 40: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Entã o os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Jesus sentiu a dor da mulher que sofria com uma hemorragia, havia anos. Ele percebeu a dor daqueles perderam ente queridos, dos paralíticos, dos cegos, das prostitutas, dos cativos por espíritos maus, daqueles que eram escravizados pelo pecado e clamavam por libertação”. E nos dias atuais? Como cristãos, será que temos nos colocado no lugar das pessoas que sofrem com o frio, que vivem sem teto, ao relento, que padecem com a falta de pão, ou que estão tragados pelo mundo da marginalização ou das drogas, es cravizados pelo pecado?
 
São perguntas que devemos fazer a nós mesmos, para tentar compreender qual a vontade de Deus e de Jesus para nós, em relação às outras pessoas. Parece que, nos dias atuais, temos visto exatamente o contrário. Basta dar uma olhada nas redes sociais para perceber que vivemos um momento no qual o que umas pessoas demonstram, em relação às outras, não é exatamente o que poderia se chamar de empatia. A Bíblia Sagrada revela um dos maiores exemplos de empatia, no livro de João, capítulo 3, versículos 16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê n ão pereça, mas tenha a vida eterna. Jesus deu a vida pelos pecados da humanidade. Ele padeceu na cruz do calvário, sofreu as mais terríveis dores, no meu e no seu lugar. Na cruz de madeira, Jesus venceu a morte e ressuscitou ao terceiro dia. O santo sacrifício permite que você também tenha a vida eterna. Mas, é preciso fazer a sua parte. Arrependa-se dos seus pecados e aceite Jesus como Senhor e Salvador e serás uma criatura feliz para sempre.
 
CUIDADOS ESSENCIAIS
Quando março vier, completa um ano que estamos vivenciando  dias momentosos por conta dessa peste infernal do coronavírus que assola em todo planeta. Segundo dados compilados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), até o final da semana já são 11 milhões de pessoas infectadas no mundo, sendo 10 milhões e 100 mil no Brasil. O número de mortes já alcançou 2 milhões e 450 mil, sendo 244 em nosso país. Mas, graças a Deus e à ciência temos mais de 62 milhões de pessoas recuperadas no mundo, sendo que, no Brasil são 9 milhões. Diante desse quadro estarrecedor e que ainda está longe de s er revertido, é inadmissível que milhares de pessoas não estejam tendo os cuidados básicos necessários como a higienização constante das mãos, o uso de máscaras, além de o distanciamento social entre si. Isto salva vidas. Será que esse cuidado precisa ser entregue às autoridades e à força policial? Será que não teria que ser feito a partir de cada um de nós? Diversas famílias próximas da gente e outros amigos já foram atingidos e vidas foram perdidas.Ora, mesmo tendo o cuidado estamos sujeitos a sermos infectados, quanto mais se relaxarmos! Portanto, sejamos cuidadosos com as orientações das autoridades sanitárias e, havendo disponibilidade da vacina, seja ela qual for, não perca tempo se vacine. Afinal, ninguém irá virar jacaré ou começar a falar chinês, russo ou indiano. A ciê ncia, meus caros leitores, é uma dádiva de Deus e está sendo disponibilizada a nós.Não esperemos perder alguém da família ou mesmo sermos infectados para vermos o quão grave é essa enfermidade que tira o sossego, prejudicando, bilionário, milionário, muito rico, rico, classe média, pobre, miserável, desvalido e indigente. As divisas impostas pelos decantados nobres de maior saldo em conta bancária. Foram abertas porque nenhum pedágio seu simboliza a doença invisível, voraz e assassina. Mas, Deus, que ainda não perdeu o controle desse mundo turbulento e ardente em chamas, porém permite que o homem passe por isso para aprender a lição da Sua Soberania Divina. Por fim, precisamos nos cuidar.
 
FURA-FILAS
Um projeto de lei protocolado na Câmara Municipal de Natal (CMN) prevê a sanção de multa no valor de um salário mínimo (R$ 1.100,00), para quem burlar a sequência de vacinação nos grupos prioritários previstos no plano municipal de vacinação contra a Covid-19 na capital.  O projeto é de autoria da vereadora evangélica Camila Araújo (PSD), mas, ainda precisa ser analisado pelas comissões antes de ser votado no plenário. A ideia é inibir a prá tica dos “fura-filas” e garantir a aplicação das vacinas a quem tem prioridade em virtude de seu grupo de risco para a doença, como é o caso dos profissionais de saúde, idosos e das pessoas com comorbidades.
 
DESABAFO
O desabafo do médico Auderley Torres, que se diz angustiado por estar sentindo agora o momento mais difícil da pandemia, com pessoas pedindo socorro, mas não encontrando, já que vagas nas UTIs não existem, leva a uma reflexão. Por que negar medidas restritivas? Por que achar que a redução nos horários de funcionamento de bares e restaurantes, abertos o dia inteiro e ainda até 10 da noite, não cabe como medida cuidadosa? Porque todo mundo sabe, que sair para almoçar ou jantar, permite às pessoas adotarem protocolos sanitários. Mas se à noite se alonga, se bebe mais, se junta mais, se abraça mais, se beija mais, se aglomera… É pouco inteligente negar essa possibilidade e declarar, cegamente, que o vírus da Covid-19 só aparece depois das 22 horas. É negacionismo pensar assim.
A BÍBLIA
Este Livro Sagrado foi o primeiro livro impresso do mundo, é o mais traduzido e o mais vendido. Em 1460, o alemão Johannes Gutenberg finalizou um trabalho que demorou cinco anos. A invenção da prensa com tipos móveis revolucionou o mundo. O primeiro livro impresso dessa maneira foi a Bíblia e isso foi fundamental para a Reforma Protestante. Continua sendo o livro mais vendido do mundo desde então. Segundo as estatísticas mais recentes, ela já foi traduzida em cerca de 2.900 línguas e dialetos. Em 2014, somente as Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) distribuíram 34 milhões de exemplares em todo o mundo. Considerando somente o Brasil, foram 7,6 milhões de volumes impressos pela Sociedade B&i acute;blica do Brasil (SBB), que publica as versões evangélicas. São mais cerca de 3,4 das católicas, totalizando 11 milhões.
VIGÁRIO AFASTADO
O pastor evangélico Francisco Leite, que foi convidado para participar da celebração da missa de Cinzas, na quarta-feira, 17 de fevereiro passado, em Jundiaí (SP), descreveu como "desproporcional" a repercussão do caso. "Eu de i a saudação, falei sobre a campanha da fraternidade ecumênica e fui muito bem acolhido. Depois disso, surgiu algo que a gente entende ser desproporcional, porém não quero me aprofundar sobre o assunto", diz. O padre José Carlos Pedrini era responsável pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Colônia, onde ocorreu a missa. Foi ele quem fez o convite ao pastor. O  sarcedote foi afastado da Igreja Católica no sábado, dia 20, deste mês. Francisco Leite informou que participou da organização da 5ª Campanha da Fraternidade. "A campanha é realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelas igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil e eu fui designado como representante da minha igreja", explica.
 
REPERCUSSÃO
O caso ganhou repercussão depois que o vídeo foi parar nas redes sociais. As imagens mostram o pastor participando da celebração e, inclusive, comungando, ação religiosa dos fiéis seguidores do catolicismo. A Diocese de Jundiaí abriu uma investigação e informou que, "conforme a vigente legislação da igreja em situações como esta, enviamos o ocorrido à Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, a fim de que nos seja indicado qual o caminho a seguir". "Lamento por tudo isso. A Igreja Presbiteriana Unida de Jundiaí, na qual sou pastor, é uma igreja ecumênica por natureza. Nós pregamos a mensagem do ecumenismo, o respeito e a tolerância", afirma o pastor Francisco Leite.
ASSEMBLEIALEGISLATIVA
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte suspenderá as atividades entre os dias 1º e 5 de março. A medida foi tomada para permitir a desinfecção das instalações da sede do Poder Legislativo, como medida de enfrentamento ao coronavírus. Além disso, a partir de 8 de março, as atividades voltarão de acordo com a primeira fase do Plano de Retomada, já aprovado, que prevê a permanência de apenas 20% dos servidores na Casa – os demais atuarão em trabalho remoto. As sessões voltar&ati lde;o a ocorrer já no dia 9, em formato virtual.  A decisão foi anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), durante sessão plenária. O parlamentar enfatizou o “agravamento da situação de pandemia” e a “limitação do sistema de saúde” do Estado e municípios em relação a quantidade de leitos de UTI para tratamento da Covid-19.
INTERVENÇÃO NA PETROBRAS
Feita pelo presidente Jair Bolsonaro, que anunciou pelo Facebook a troca do comando da estatal, terá o efeito imediato de afastar investidores, empurrar o dólar para cima e ampliar as incertezas da economia. No longo prazo, deixará mais cara a saída da crise, o ajuste das contas públicas e as reformas, segundo especialistas. A avaliação é que a retomada do crescimento sai prejudicada com o episódio, mas não há um consenso se haverá uma guinada ainda mais populista por parte do alto mandatário do País. Se isso acontecer, dizem eles, o preço da retomada sairá muito mais alto.Para alguns economi stas, a decisão de Bolsonaro marcou um ponto de inflexão. Desde o início do mandato, afirmam, o presidente deu mostras de que sua visão liberal da economia era apenas um “verniz” aplicado pelo ministro Paulo Guedes para ser mais bem aceito pelos eleitores que buscavam uma alternativa ao país. E agora, José?
BANCO DO BRASIL
Entre muitos episódios nessa linha, o mais recente aconteceu em janeiro, com a decisão de Bolsonaro afastar o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, após a instituição anunciar cortes de funcionários e fechamento de agências. O ministro da Economia, Paulo Guedes conseguiu, naquele momento, segurar a intervenção no banco, de capital aberto, porquanto não reverteu a decisão agora na Petrobrás. “O Guedes fica de goleiro no pênalti, com o Bolsonaro chutando a gol”, diz Ana Carla Abrão, economista e sócia da consultoria Oliver Wyman no Brasil.
GOVERNO OU SENADO?
Atingido pela “mosca azul”, o general Eduardo Pazuello parece ter adorado a ideia de auxiliares bajuladores para ingressar na política. Para um ministro da Saúde tão criticado, a meta é ambiciosa: disputar vaga no Senado em 2022 ou o governo do Estado, e logo do Amazonas, onde mortes por falta de oxigênio foram atribuídas à sua suposta omissão e motivaram investigações na Polícia Federal e na PGR. A informação foi confirmada por dois assessores, mas o ministro se ma nteve calado.
ALPENDRES DE TIBAU
Nos 400 quilômetros de alpendres a beira mar, de Tibau (RN), a chapa mais falada para a eleição de 2022, aparentemente contraria as tendências: Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo (PDT), que tem um pé na administração do prefeito Álvaro Dias (PSDB). Como o número de pessoas que trataram do assunto, foi o menor da história, isso pode ter influído no resultado final. Porém, os poucos que trataram do assunto só falavam na chapa Fátima para o Governo e Carlos Eduardo, Senado. Na política tudo é possivel, já dizia o ex-governador mineiro Magalhães Pinto, bem experiente no ramo;
DOCUMENTÁRIO DE PELÉ
Seu nome de batismo é Edson Arantes do Nascimento (Pelé).Todo mundo erra. Pelé, quando jogador de futebol, era uma usina de jogadas geniais, mas também errava. Só que o documentário Pelé, da Netflix, lançado na semana passada, exagera nos lances errados do Rei. O filme nos passa a impressão de que Pelé era um atleta mediano, visto que são raros os momentos que deram a ele à glória de maior futebolista de todos os tempos. Esqueceram dos gols mais bonitos e capricharam na abordagem política. Que Pelé era queridinho do presidente da República, na época, General Emílio Garrastazu Médici, todo mundo sabe. Porém, Pelé não era político, era jogador de futebol. E quem gosta de futebol quer ver belas jogadas e gols, muitos gols, coisas que o documentário mostra pouco. Pelé Eterno, feito há mais de 10 anos, é muito mais fiel à carreira do Rei, apesar das baboseiras ufanistas. Não recomendo aos amigos que gostam de futebol. Para quem só enxerga o lado político das celebridades, entretanto, é um bom filme.
POSSE NA ACADEMIA
A Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL) efetuou ato formal de posse, de recentes acadêmicos eleitos. A cerimônia, realizada sem público com transmissão on-line na  sede da ANRL, empossou Dácio Galvão, escritor e gestor cultural, Marcelo Alves Dias de Souza, professor e procurador da República, o historiador Luiz Eduardo Brandão Suassuna, além do advogado Armando Holanda Leite. Na ocasião, também foi empossado o jornalista Woden Madruga, um dos grandes destaques da crônica jornalística potiguar, que ainda não tinha ocupado a cadeira a qual foi eleito em 2016. A informação é da professora Leide Câmara, secretária admini strativa da academia.
OBITUÁRIO 1
Morreu terça-feira, 23 de fevereiro último, um dos pioneiros da arquitetura potiguar, Marconi Grevi, 76 anos, professor do curso de Arquitetura do Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal (UFRN) e do Instituto Federal de Educação do Estado( IFRN), onde lecionava a disciplina de Edificações. É mais uma vítima de Covid-19. O profissional da arquitetura, dentre suas obras, o sagrado e o profano: o belo prédio da Catedral Metropolitana de Natal, situada na Av. Deodoro – Cidade Alta e Apple Discotèque (boite dos anos 80, em Ponta Negra), além de inúmeras outras ao longo de 50 anos de trabalho.  Grevi, também se destacou como  escultor, pintor e ta paceiro. Neste momento de dor, o colunista se solidariza com à família e amigos.
 
OBITUÁRIO 2
Partiu para a eternidade na manhã de terça-feira, 23 de fevereiro fluente, a professora e missionária  Elda Gomes da Fonseca França,  da Assembleia de Deus, campo eclesiástico de Parnamirim, vítima de Covid-19. Elda era docente que pertencia à Prefeitura do município de Elói de Souza, região Intermédiaria da Grande Natal, a qual já teria sido convidada pelo prefeito Grimaldi Ferreira Lins (PTB), para ser secretária de Educação do referido município. Porém, a morte cortou o fio da sua preciosa existência. Manifesto os meus votos de pesar ao seu marido e amigo, pastor João França e demais familiares. Que Deus dê o conforto que eles carecem nesse momento de separação.
OBITUÁRIO 3
Silencia aos 95 anos a voz da cantora natalense Glorinha Oliveira, conhecida como o “Rouxinol Potiguar”. Ela morreu na noite desta terça-feira, 23 fevereiro em Natal, vitimada de insuficiência respiratória e pulmonar  no Hospital Rio Grande. Maria da Glória Mendes (Glorinha) nasceu no bairro das Rocas, em Natal. Entre os trabalhos que mais lhe marcaram, está o LP 50 Anos de Glória, lançado em 1993 e, que rendeu oito mil cópias. No rádio, Glorinha fez de tudo, radionovela, programa de humor, também foi locutora e escreveu minis novelas. Seu maior destaque foi no Programa das quintas- feiras” A Estrela Canta”, na antiga Rádio Poty de Natal. Por causa do seu talento com as radionovelas na  Poty e com a música, nos anos 50 Glorinha viajou por quase todo o Brasil, representando o Estado em inaugurações das emissoras dos Diários e Rádios Associados, ocasiões que lhe permit iram dividir palco com grandes artistas como: Agnaldo Rayol, Ademilde Fonseca, Moacyr Franco, Leni Andrade, Miltinho e tantos outros. A cantora ainda participou das festas de 1º Aniversário das TVS TUPI do Rio e São Paulo. Residindo, na Zona Leste de Natal, com complicações pulmonares provocadas pela doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, e já havia passado por duas cirurgias, infelizmente até chegar a óbit, deixando uma lacuna no rádio potiguar.
GIRO PELO TWITTER...
....Aviso aos navegantes: Este colunista não tem partido, porém vota pela amizade nas pessoas. Não é de direita e nem de esquerda. Sou social-democrata. Quero o melhor para este país amado e idolatrado, que por sinal vai de mal a pior. A infectação do coronavírus corre como uma ferrari e a vicina anda como carroça. Só Jesus na causa;
...Jornal inglês “The Guardian” destaca: “Estamos assistindo um massacre total de Covid-19 no Brasil, uma situação desesperadora, um filme de terror, sem nenhuma reação do Governo Federal;
...A Governadora do Estado, Fátima Bezerra decreta toque de recolher, suspensão de eventos reli giosos, festas e aulas presenciais para alunos do fundamental 2 e ensino médio;
...COVID-19:  Ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Grande Natal atinge 90,5%;
...O presidente Bolsonaro saiu ganhando com a prisão do deputado Daniel Silveira, seu aliado mais fiel na Câmara Federal. Os principais jornais do pa&i acute;s dão mais destaque ao caso do que a falta de vacina para os brasileiros. Já já chegaremos a 300 mil mortos pela pandemia, o correspondente à população da cidade de Mossoró, região Oeste do Estado; e
...Dimas Covas, Diretor do Butantan prevê piora na pandemia no Brasil e diz que novas variantes têm transmissão 30% a 50% mais rápida

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).