Claudino Leite

23/02/2021 00h09
 
PARE E REFLITA...
“Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes” (Romanos 12:12).
 
AVALIAÇÃO E CONCLUSÃO
Sempre procurando obedecer as autoridades sanitárias e o isolamento social,  notadamente até no período momesco, por causa do coronavírus que não tem partido, nem ideologia, além de não negociar com ninguém. Mas, ressalto que a minha ideologia, por exemplo, é a vida eterna, é o porvir que o Mestre da Galileia prometeu aos seus discípulos. Porém, tenho todo respeito ao livre arbítrio das pessoas que pensam diferente. Uma coisa é certa tudo é permitido permitido pelo Arquiteto do Universo. Rabisco estas mal traçadas linhas dizendo: Não se avalia uma estrada pelo tempo gasto em percorrê-la. O que se mede, e que nos marca, serão os obstáculos vencidos antes de atingirmos o propósito maior. A vida é como uma estrada onde os obstáculos a serem vencidos, por vezes, são quase instransponíveis ou insuperáveis, por muitas pedras ocultas e dos interesses pessoais nem sempre confessáveis. Mas, felizmente, existe uma luz que penetra na escuridão iluminando a jornada ensejando-nos  encontrar alternativas de contornar ou transpor pedras ali colocadas pela Providência Divina, objetivando nos lapidar o espírito. A luz melhor, é aquela de quem conhece o caminho de quem já trafegou pela estrada;  é a luz da amizade, amena, sincera,desinteressada e sem preconceitos  como a dos verdadeiros amigos, possuindo  Cristo como o amigo inseparável de todas às horas. Entretanto, é necessário ter fé na sua palavra fiel e verdadeira.  Pensamos assim. Os outros...
 
PORQUE HÁ SOFRIMENTO?
Sim. E Deus não é misericordioso? Por que Ele permite que o ser humano sofra? Qual a origem da injustiça? Por que encontramos dificuldades em nossa vida? Com certeza o patriarca Jó fez essas muitas e outras perguntas quando passava pelo momento crucial  em sua vida. Estas são também perguntas, dúvidas e questionamentos que todos nós encaramos no labuta diária. Mas, você, prezado leitor e eu sabemos que nunca teremos uma  resposta. São questões que mostram o quanto estamos vazios.  É um vazio que busca preencher com riquezas, prazeres, saúde ou fama, e quem não consegue tais bens, passa a debater-se com esses questionamentos. O patriarca Jó, sempre será visto como um homem de Deus, servo do Senhor (Jó 1:1). Era rico, tinha muitos bens e uma família saudável. Será que assim é fácil servir ao Senhor Jesus? Esse argumento de Satanás que (Jó 1:10). Mais tarde, quando Jó perdeu quase tudo o que tinha, ele enfrentou, em meio ao sofrimento e à dor, toda aquela carga de dúvidas. Estaria Jó, duvidando da existência de Deus? Estaria Satanás certo em afirmar que Jó apenas servia ao Senhor por tudo que havia recebido dEle? Jó estava vazio, pois havia perdido os seus bens, à família e à saúde. Porém, a verdade é que as suas perguntas o levaram a buscar a Deus de todo coração. O seu sofrimento o colocou mais próximo do Todo-Poderoso. Jó preencheu seu vazio por meio da comunhão com o Senhor Jesus. Somente, quando o Mestre habitou no lugar que lhe era devido em sua vida, ele teve o vazio preenchido. Quantas pessoas não vivem como Jó e conhecem a Deus apenas de ouvir falar?  Enfim, é necessário conhecê-LO. É ter uma experiência Ele  para ser um a criatura feliz para sempre.
 
COVID-19
Polvoroso, porém democrático, o Covid-19 prejudica bilionário, milionário, muito rico, rico, classe média, pobre, miserável, desvalido e indigente. As divisas impostas pelos decantados nobres de maior saldo em conta bancária. Foram abertas porque nenhum pedágio seu simboliza a doença invisível, voraz e assassino. Mas, Deus, que ainda não perdeu o controle desse mundo turbulento permite que o homem passe por isso para aprender a lição da Sua soberania.
EXEMPLARES DA BÍBLIA
Os dois raros exemplares da Bíblia de Gutenberg (só restam cerca de 50 no mundo) têm um significado marcante para que se conte a história da Reforma Protestante hoje. Elas foram impressas na primeira prensa de tipos móveis de Gutenberg, em Mogúncia, por volta de 1455 (pouco antes do início da Reforma). O desenvolvimento da nova técnica para produzir livros acabou possibilitando que às Escrituras Sagradas se tornassem mais acessíveis à população, como propunham os reformadores do século XVI.  O primeiro exemplar (que se divide em quatro volumes) é um dos raros e prestigiosos impressos completos em pergaminhos, que contam com ilustrações – o que era comum para a produção de livros da época. Já o segundo exemplar, que se divide em dois volumes, foi impresso em papel, e tem grande importância histórica, apesar de sua aparência mais “modesta” (as primeiras páginas estão faltando). Ele apresenta uma nota manuscrita, datada de 1456, certificando o ano em que sua impressão foi concluída. Esta é uma das poucas informações cronológicas conhecidas sobre o trabalho de Gutemberg. Cada uma das páginas apresenta duas colunas de 40 linhas, no início, e de 42 ao final. As letras góticas podem ser percebidas na tipografia, que reproduziu o estilo comum aos copistas de Mainz, do século XV.
TECNOLOGIAS
No período da pandemia do novo coronavírus as igrejas evangélicas e católicas de modo geral investem nas transmissões de cultos e missas ouline. A necessidade de seguir as normas de distanciamento e isolamento social impulsiona ao uso das novas tecnologias. Principalmente, as redes sociais como Facebook e Instagram possibilitam o alcance de um número crescente de pessoas com a pregação da Palavra de Deus.
MALAFIA, O POLÊMICO
O polêmico pastor Silas Malafaia, líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo no Rio de Janeiro (ADVC), ameaçou, os deputados evangélicos que votarem a favor da prisão do deputado federal Daniel Silveira  (PSL-RJ), preso por incitar violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Talvez, se o reverendo pentecostal estivesse apascentando o seu rebanho fosse mais proveitoso e mais abençoado do que está ameaçando os parlamentares. Então, qual a missão de um pastor? Ameaçar ou cuidar das ovelhas?  Enfim, Malafaia parece esqueceu as belas palavras do rei Davi, que diz: “Oh, quão bom e agradável que os irmãos vivam em união” (Salmo 133:1).
ANGLICANA
A Igreja Anglicana é uma igreja reformada, que mantém o episcopado histórico, os sacramentos e a liturgia. Tem em comum as Igrejas Orientais e a de Roma alguns aspectos estéticos exteriores, mas não a teologia. Ela descende da Igreja Celta autônoma dos primeiros seis séculos, localizada nas Ilhas Britânicas. Esteve, posteriormente, sob a autoridade papal, da qual se desvinculou quando da Reforma Protestante do Século 16, que teve como um de seus líderes o monge Martinho Lutero. Atualmente, a Anglicana está presente em 165 países, com 80 milhões de seguidores, e tem a Sé de Cantuária como símbolo da unidade, necessariamente, do ponto de vista cristão.
REFORMA ADMINISTRATIVA
A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) protocolou, Mandado de Segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a tramitação da Reforma Administrativa (PEC 32) na Câmara dos Deputados, até que o governo abra os dados que embasaram o projeto. O Mandado de Segurança nº 37.688 foi proposto com pedido de liminar contra atos do presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL), e do ministro da Economia, Paulo Guedes, inimigo dos servidores públicos. O objetivo é que Lira suspenda o andamento da proposta, que já está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), até que sejam publicados todos os documentos que instruíram a festejada PEC.
“INTOLERÁVEL E INACEITÁVEL”
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rechaçou afirmações do ex-comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, e afirmou ser “intolerável e inaceitável” qualquer forma de pressão sobre o Poder Judiciário. “Anoto ser intolerável e inaceitável qualquer forma ou modo de pressão injurídica sobre o Poder Judiciário. A declaração de tal intuito, se confirmado, é gravíssima e atenta contra a ordem constitucional. E ao STF compete a guarda da Constituição”, frisou Fachin. A nota divulgada pelo ministro do STF se refere a uma publicação de Villas Bôas, que criticou a atuação da Suprema Corte dias antes de um julgamento de habeas corpus que buscava evitar a prisão do ex-presidente Lula.O caso foi revelado pelo jornal “Folha de S. Paulo”. A reportagem informa que ao menos três ministros do presidente Jair Bolsonaro souberam da publicação na época: Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Fernando Azevedo (Defesa) e Walter Braga Netto (Casa Civil). Em 3 de abril de 2018, Villas Bôas publicou em sua rede social que assegurava à nação brasileira que o Exército compartilhava dos anseios de todos os “cidadãos de bem” e que ‘se mantém atento às missões institucionais’.
SUSPENSÃO DE MULTA
Em decisão unânime, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a resolução que suspendeu as consequências para quem não votou nas eleições municipais 2020, e nem justificou ou pagou a respectiva multa. A resolução já havia sido aprovada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, no dia 21 de janeiro, deste ano, mas precisava ainda ser referendada pelo plenário do TSE. Com a aprovação da norma, estão suspensos os efeitos que impediam o cidadão de obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e receber remuneração em função pública.
PROFISSÕES DO FUTURO
O emprego passa por uma mudança profunda. E nos próximos oito anos, especialistas apontam que essa transformação será ainda mais radical. A tecnologia ditará o tom das alterações, agindo algumas vezes como protagoniza, e em outras, com coadjuvante, por efeito colateral nesse processo. Essas premissas estão por trás do estudo realizado pela multinacional de tecnologia Cognizant. Há dois anos, sob a liderança do especialista Ben Pring, que se autointitula futurologista em mercado de trabalho, a empresa norte-americana edita uma lista com 21 profissões que, nos próximos anos, devem movimentar as agências de recursos humanos. A publicação é revisada periodicamente e traz tendências para o mercado até 2028
BRASIL NO RANKING
O Brasil caiu cinco posições no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano em 2019, quando comparado ao ano anterior, ainda que seu desempenho tenha tido uma leve melhora. O resultado consta no Relatório de Desenvolvimento Humano, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), divulgado recentemente. Considerando os 189 países analisados, os brasileiros aparecem agora na posição 84, em vez da 79, que ocupavam em 2018. Isso apesar de o índice ter subido de 0.762 para 0.765.   O resultado, porém, ainda mantém o Brasil no grupo de países com alto desenvolvimento humano.
BASTIDORESDA POLÍTICA
Correm rumores nos bastidores políticos de Natal, que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), foi procurado por interlocutores da Governadora Fátima Bezerra (PT), com o propósito de juntar os adversários do pleito de 2018, em um só palanque nas eleições de 2022, com o filho do ex-deputado Agnelo Alves, disputando a vaga de Senador e a governadora pleiteando a sua reeleição ao Governo do Estado.
 
TORQUATO NA ACADEMIA
O professor e escritor Gaudêncio Torquato entrou na disputa pela vaga do jornalista Nélson Patriota como opção de luta para um grupo na Academia Norte-rio-grandense de Letras. Torquato é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP), autor de vários livros, além de analista político de o jornal O Estado de São Paulo. Um sertanejo do município de Pau dos Ferros, região Oeste Potiguar.
POSSE
A Diretoria do ATENS Sindicato Nacional, que congrega técnicos de nível superior das universidades federais vai empossar a nova Diretoria e o Conselho Fiscal, eleitos para gestão 2021/2022, sexta-feira, 26 de fevereiro, às 15 horas. Os interessados poderão assistir no canal ATENS YouTube: www.youtube.com.atenssindicatonacional.
OBITUÁRIO
Morreu sexta-feira, 19 de fevereiro passado, um dos maiores empresários de Natal, Durval Dantas, 78 anos, proprietário das Lojas Maré Mansa. Ele se tratava de um câncer que já atormentava sua saúde, pegou a Covid-19, infelizmente, chegou a óbito. Empreendedor de sucesso no Estado, que começou em Currais Novos (RN), e transformou em rede a sua Maré Mansa. Durval Dantas nasceu no dia 26 de dezembro de 1942, no Sítio Água Doce, Zona Rural de Carnaúba dos Dantas, região do Seridó, a 216 quilômetros de Natal, onde tem uma das muitas unidades da Maré Mansa. Nos anos 60 foi tentar a vida no Estado de Goiás, onde foi trabalhador braçal em fazendas, quando conheceu o comerciante  João da Cobra, que lhe deu oportunidade em sua loja de tecidos e miudezas, tirando Durval da roça. Durval Dantas deixa dois filhos: Thiago e a empresária Tayse Dantas, residente nos Estados Unidos (EEUU), mas mantém em Natal as lojas Le Femme e Maré Kids. Fica viúva a caicoense Tânia Dantas. Meus pêsames à família enlutada.
 
GIRO PELO TWITTER...
...Eita! Sem providência do Governo Federal, Petrobras eleva preço da gasolina pela 4ª vez em 2021 e rejuste se aproxima de 35%. Afinal, o consumidor é quem paga o pato. Custa agora R$ 6 reais, aproximadamente. E agora, José?;
...O ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), médico e professor Daladier Pessoa Cunha Lima está com novo livro na praça: “Horas à Vida”. O escritor reúne 80 crônicas, as quais foram publicadas no matutino “Tribuna do Norte”, no período de junho de 2004 a setembro de 2020;
...A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 25/21, que altera o Código Penal para punir as pessoas que furam a fila de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). Os parlamentares também aprovaram a proposta que aumenta a pena para quem destruir, inutilizar vacinas ou insumo usados contra a ovid-19. As duas matérias seguem agora para apreciação do Senado;
...Maldades do Carnaval: Segundo o deputado federal, o mineiro Rogério Correia, o presidente Bolsonaro prepara uma PEC emergencial que na prática significa o fim do serviço público;
...Desde 2020, apenas 13% das notas de R$ 200 reais estão em circulação, segundo o Banco Central;
 
...Comitê Científico do Rio Grande do Norte recomenda suspender aulas presenciais por 14 dias, fechar bares e restaurantes após às 22 horas, além de suspender cirugias eletivas, dentre outras; e
...Com cinco mortes em quatro dias, o  município de João Câmara, região do Mato Grande do Estado, fecha bares, escolas, igrejas e aplica multa para quem não usar máscara ou descumprir o decreto.
 
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).