Claudino Leite

16/02/2021 07h11
 
PARE E REFLITA...
 “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrísia” (Tiago 3:17).
 
CHECKUP CARDIOVASCULAR É PRECISO
 
Estou decidido a mandar examinar meu coração. Desconfio que depois de tantos anos, sem ligar para suas batidas semelhantes ao pêndulo de um relógio em nome de uma juventude interminável, ele já não é o mesmo, não tem a mesma tranquilidade de antes, a mesma força capaz de superar as grandes emoções.É verdade que a cabeça, muitas vezes, altera o coração, interferindo na homeostase interna. E como não sou médico cardiologista e não conheço os mistérios do coração, prefiro evitar preocupações maiores. Sei que o peito é lugar de angústia, mas nem por isso vou ficar longe de um prato delicioso, mesmo con trariando as orientações médicas. Tem sido difícil emagrecer, mesmo reconhecendo os valiosos conselhos do mano doutor Jairo Leite, especialista em Gastroenteorologia e da esposa Karina, alertando-me sobre alimentação balanceada, saudável e evitando o sedentarismo. Como é do conhecimento de todos, são medidas preventivas. “Faça do seu alimento o seu medicamento”, frase por demais conhecida no campo nutricional. Assim sendo, procuro atravessar os grandes desertos, vencer as tormentas, dominar os temporais. A mim pouco importa que o mar tenha tempestades imensas. Pior é a terra, onde o nevoeiro não termina nunca e ninguém sabe o dia do amanhã. Quanto ao meu órgão propulsor, após a bioquímica do sangue, é preciso diagnosticar a sua energia contrátil, a sua frequência e o seu ritmo, sabendo, a priori, que a prova de esforço e o Ecocardiograma são de suma importância. Dizia um velho amigo e poeta da Universidade Federal (UFRN), repetindo versos de Noel Rosa, que hoje são de domínio público: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Por via de dúvida e como não sei o que vai acontecer vou mandar examiná-lo. Preciso de um médico competente, dedicado e exigente. Quero saber por quais caminhos anda meu amigo doutor Zélio Manoel de Souza, senhor dos mistérios do coração, meu contemporâneo do velho Atheneu, que professa os mesmos laços de fé, sei que o coração continua sendo seu campo de trabalho, território de meditações oriundas da mente. Então, vou telefonar para ele, marcar uma consulta porque assim posso reencontrá-lo, para examinar-me.
DISSE-LHE JESUS:
“Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” A Bíblia Sagrada relata que Jesus disse essas palavras quando ocorreu a morte física de Lázaro, irmão de Marta e Maria, suas amigas. Ao proferir tais palavras, com tanta autoridade, o Filho de Deus deixou claro que, para Ele, não há impossível, mesmo se tratando da morte de uma pessoa. Para o homem, a morte é o fim de uma trajetória. A morte é sinônimo de dor e da perda de um amigo ou ente querido. Significa a separação, a partida para uma longa viagem sem volta, sem um reencontro futuro. Entretanto, do ponto de vista das Escrituras Sagradas, e da visão pela fé, há a morte espiritual, que, em resumo, é a separação do homem, de Deus, como consequência do pecado. Quando Jesus afirmou ser a ressurreição, Lázaro estava morto há  quatro dias e, segundo a palavra, o corpo já cheirava mal. O clima era de tristeza naquela família, na aldeia de Betânia, pertinho de Jerusalém, mas a presença de Jesus mudaria o cenário de desolação e de tristeza. Talvez, seja essa a sua situação. Provavelmente, você pensa que não há solução para o seu problema e que está próximo o fim de sua existência. Quiça, você, tenha perdido a esperança. Porém, assim como Jesus ressuscitou Lázaro, Ele quer fazer com que você reviva, que sej am renovadas as suas esperanças. Jesus quer devolver a alegria ao seu lar, à sua família e aos seus amigos. Basta que você creia e a sua vida será transformada, por meio do amor e da paz que vem somente por intermédio do Senhor Jesus Cristo. Para que tudo isso ocorra, é necessário que você creia. É preciso que você aceite o sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário. Ele padeceu pelos nossos pecados, mas venceu a morte e ressuscitou ao terceiro dia. Arrependa-se dos seus erros e confesse Jesus como Senhor e Salvador e será uma criatura feliz para sempre.
“REMINISCÊNCIAS DE FAMÍLIA”
Aconteceu com todas às pompas que manda o figurino quarta-feira, dia 13 de novembro de 2013.O lançamento do livro “Reminiscências de Família”, de autoria do mano médico especialista em Gastroenteorologia, Jairo dos Santos Leite, professor aposentado da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento ocorreu às 19 horas, no Éden Recepções, na Av. An toine de Saint Exupéry, 1035 – San Vale. O exemplar enfoca a história da família “Santos Leite”, trazendo à memória uma recordação salutar. A orelha é escrita pelo advogado David Duarte de Macedo e o prefácio pelo escritor e professor da UFRN, Cláudio Augusto Pinto Galvão. Segundo Jairo Leite, a palavra reminiscência abarca sentidos atribuídos por outras como: recordar, rememorar, relembrar. Quando tratamos da Teoria Reminiscência, indubitave lmente somos conduzidos até Platão, em seu tratado sobre a Teoria do Conhecimento. Esse pressupõe a existência de um saber inato que pode ser recordado, ou seja, conhecer é simplesmente recordar. Embora discordemos de Platão quando embasa sua tese no pressuposto da existência de ideias na alma humana, ali impressas antes do nascimento, como também na dualidade do homem entre corpo e alma, entendemos que o exercício de rememorar, de “reminiscer”, faz bem a alma e ao espírito. Ressalte-se que, a edição do belo exemplar  já foi esgotada.
SOFRIMENTO DO CRISTÃO
 A imensa maioria do povo cristão passa fome. Não possui o que vestir nem calçar. Milhões estão desempregados, especialmente, depois dessa pandemia do coronavírus e parte envereda pela prostituição, violência e morrem à míngua sem o remédio e hospital. Lamentável! A ordem estabelecida pelos sinais do tempo é a pregação do Evangelho de Cristo, para a salvação das almas desprovidas de fé e esperança, além da solidariedade, o sacrifício e a caridade já que as igrejas de todos os credos transformam os repetidos cultos, missas, e atos religiosos em campanhas efet ivas em favor das favelas, dos abrigos, dos cárceres, dos orfanatos e dos marginalizados de toda sorte. E os políticos que ser arvoram cristãos, por via de regra, só querem tirar proveito dessas pessoas menos favorecidas pela sorte em detrimento próprio. Isso não se edifica a fé e a salvação do cristão erigindo-se catedrais ou complexos turísticos, mas investindo-se na sua humanidade. Então, eu diria, não dá lucro ao construtor. Quando se alargam as portas para as coisas materiais, fecham-se as espirituais. Pura vergonha!
POSSE
Será sábado, dia 6 de março vindouro, a posse do pastor Reginaldo Luna, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na cidade de São José de Mipibu, região Metropolitana do Estado, a 30 quilômetros de Natal. A cerimônia será presidida pelo presidente da Igreja, neste Estado, pastor Martim Alves da Silva. Luna substitui o pastor Luiz Soares que será jubilado, depois de cumprir,  fielmente a missão a ele confiada.
IGREJA BATISTA BRASILEIRA
A Junta de Missões Nacionais, da Igreja Batista Brasileira, contou em seu site a impressionante história dos missionários que evangelizaram uma cidade e construíram uma igreja em 20 dias. O fato aconteceu na Comunidade de Bom Jesus, na cidade de Almino Afonso (RN), quando em 15 de janeiro 48 voluntários saíram às ruas para atender as necessidades dos moradores.
Pastores, dentistas, enfermeiros e muitos irmãos contribuíram para essa missão levando serviços, alimentos e outras ações para os moradores do bairro. Também estiveram na viagem engenheiros, mestres de obras e pedreiros, objetivando construir um templo nessa comunidade. Durante os 15 dias de viagem, as atividades foram muitas. A equipe realizou discipulados de casa em casa, cultos evangelísticos, evangelização de crianças, atendimentos odontológicos, entrega de kits para proteção contra o Covid-19 e distribuição de cestas básicas, por exemplo. Meu aplauso!
 
EVANGÉLICOS EM ALTA
O ministro “terrivelmente evangélico” que será indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF) tende a ser o magistrado federal William Douglas. Ele é o mais novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Foi promovido na quinta-feira, 4 de janeiro passado. Os pastores pentecostais bolsonaristas de carteiranha, Silas Malafaia e R.R. Soares, entre outros líderes evangélicos, defendem William Douglas para o Supremo Tribunal Federal (STF). Douglas seria o substituto do ministro Marco Aur&eacu te;lio Mello, que se aposenta em julho deste ano, compulsoriamente. Aprovado para o cargo de juiz federal em 1993, William Douglas é experimentado e tido como competente. Ele é autor de livros sobre Direito, que são campeões de venda. Sobretudo, é “terrivelmente evangélico”, segundo seus defensores. Será?
VACINA JÁ!
O número de mortes no Brasil pela Covid-19 nos últimos dias está sempre superior a 1.300. A tentação é grande, porém mais do que nunca devemos evitar festas, comemorações e matinês carnavalescas, mesmo em grupos "pequenos" de amigos e familiares. Por outro lado, os governos deveriam deixar de trocar “farpas” e se unir para trocar propagandas por muito mais vacinas. Sem dúvida, a saúde está em primeiro lugar. Bom dia do
Bloco Vacina! Vaccina Já para todos e todos!
AUXÍLIO EMERGENCIAL
Sem o auxílio emergencial e nenhuma ajuda mais efetiva à classe trabalhadora e aos empresários, todos teremos um ano muito difícil. O poder público precisará ter paciência com os devedores. Só para se ter uma ideia, está vindo por aí a obrigatoriedade de pagamento do FGTS, IRRF, DAE, ISS, EFD (Escrituração Fiscal Digital), DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), INSS, DCTF, PIS/Cofins/CSLL, Folha de Pagamento, DIRF, Material Escolar, Mensalidades Educacionais, Plano de Saúde, Despesas familiares e o que mais o leitor lem brar. Se a lista de impostos não for suficiente para se ver que precisa-se urgentemente de uma reforma tributária, seguem outros argumentos "matadores".
DISFUNÇÕES CONGNITIVAS
Um estudo divulgado pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) divulgado na semana passada, aponta que pacientes infectados pelo coronavírus de forma leve apresentam dificuldades de concentração, raciocínio ou perda de memória. Dentre 185 contaminados foram acompanhados pelos médicos pesquisadores, 80% relatou algumas dessas sequelas. O estudo ainda é preliminar, e a primeira fase ocorreu entre os meses de março e setembro de 2020. Outros danos à saúde associados com a Covid-19, também foram expostos, como fadiga e perda da coordenação motora.
REFORMA NO SERVIÇO PÚBLICO
Com avanço da reforma do serviço público, servidores buscam emplacar emendas à PEC. Sugestões alteram pontos estruturais do texto, como a questão da estabilidade e da criação do vínculo de experiência entre outros itens. Governo Federal e Parlamento mostraram alinhamento para avançar com a agenda de reformas. Com a possibilidade de a PEC 32, da reforma administrativa, avançar no Congresso Nacional, o conjunto do funcionalismo busca emplacar algumas mudanças em pontos estruturais do texto. A proposta acaba com a estabilidade de futuros servidores da União, estados e municípios, extingue benefícios e altera diversas regras do setor público. As emendas estão sendo elaboradas pelo Fórum das Carreiras de Estado e serão apresentadas pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil). "Há consenso entre entidades de classe e especialistas quanto às alterações, via substitutivo glob al à PEC 32/2020". A principal é a estabilidade como regra para todo o funcionalismo. E, ao invés de cinco vínculos no serviço público, como vem sendo proposto, manter apenas três vínculos: por prazo determinado, cargo efetivo e cargo de liderança e assessoramento.
SALÁRIO MÍNIMO
A senadora Zenaide Maia apresentou emenda à Medida Provisória 021/2020, que aumenta o valor do salário mínimo. Segundo justificou a senadora, por dois anos consecutivos o governo federal se limitou a repor as perdas da inflação na hora de reajustar o mínimo e o resultado é o salário com menor poder de compra dos últimos 15 anos. O levantamento apresentado pela senadora do Rio Grande do Norte foi feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).“Comida, gasolina, remédio, aluguel. Tudo aumentou demais, menos o salário. Apresentei emenda à MP 1021 para dar ganho real ao mínimo, com reajuste de 5,45% (INPC de 2020) + 1,41 % (variação real do PIB de 2019)”, explicou Zenaide, criticando a Descontinuidade, por parte do governo federal, da política de valorização do salário mínimo.
COMITÊ DE IMPRENSA
O novo presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL) manteve a decisão de mover o comitê de imprensa para construir o gabinete da presidência no local, mesmo após apelo de deputados federais e de jornalistas. Com a mudança, parlamentares não terão mais que passar pelo Salão Verde, onde a imprensa os entrevistava, para entrar no plenário. A medida está sendo criticada por jornalistas porque dificultará a cobertura política na Capital Federal. O novo presidente da Câmara parece que não simpatiza  muito com a imprensa.
POESIA
Está nas prateleiras da livraria da Cooperativa Cultural da Universidade Federal (UFRN), o novo livro de poemas de Marize de Castro, “Jorro”, que sai com o selo da editora Una. O primeiro foi “Marrons Crepons Marfins”, publicado em 1985, pela editora Clima em parceria com a Fundação José Augusto, orelhas assinadas por Nei Leandro de Castro, quem também ajudou na capa foi Marcelo Mariz. A poetisa andava aí pelos 19, 20 anos. Uma menina.
APURN
O presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (APURN), situada na bela Praia de Pirangi do Norte, meu amigo, professor Francisco Freitas Filho, revelou à coluna que as atividades da associação estão suspensas por prazo indeterminado em virtude da Covid-19, que assola, impetuosamente, em nossos dias. Atitude correta do professor.
TRUMP É INVESTIGADO
A imprensa americana noticiou que, o ex-presidente dos Estados Unidos (EEUU),  Donald Trump passou a ser investigado, criminalmente por sua tentativa de reverter os resultados das eleições em um condado da Geórgia, um dos estados onde ele foi derrotado por Joe Biden nas eleições de 2020. Os promotores do condado de Fulton deram início às investigações criminais. A procuradora Fani Willis, do Partido Democrata, pediu a diversas autoridades locais que não se desfaçam de documentos relacionados à pressão que Trump exerceu em sua tentativa de impedir a certif icação do resultado das eleições em que ele foi derrotado. No dia 2 de janeiro, Donald Trump ligou para o secretário de Estado da Geórgia, o republicano Brad Raffensperger, e insistiu para que ele "encontrasse" votos suficientes para reverter sua derrota. Trump repreendeu Raffensperger alternadamente, tentou bajulá-lo, implorou-lhe para agir e ameaçou-o com vagas consequências criminais se o secretário de Estado se recusasse a prosseguir com suas falsas alegações, a certa altura alertando que Raffensperger estava assumindo “um grande risco”. Durante a ligação, Raffensperger e o conselheiro geral de seu escritório rejeitaram as afirmações de Trump, explicando que o presidente está contando com teorias conspiratórias desmascaradas e que a vitória do presidente eleito Joe Biden com 11.779 votos na Geórgia foi justa e pre cisa.
OBITUÁRIO 1
Faleceu na madrugada de sexta-feira, 12 de fevereiro, a amiga e irmã em Cristo, Francisca das Chagas Oliveira, 86 anos, no Hospital de Campanha de Natal, vítima de Covid-19, deixando saudades. A irmã Francisca, como era conhecida era membro da congregação da Assembleia de Deus Monte Sinai, setor III, Zona Norte de Natal. Mulher de fé, deu testemunho de vida como autêntica mulher cristã. “Combateu o bom combate terminou a carreira e guardou a fé”. Seus restos mortais repousam no Campo Santo na cidade de Extremoz, região Metropolitana de Natal, até a vinda de Cristo. Que o Mestre da Galileia dê o conforto e o consolo a seus familiares.< /span>
OBITUÁRIO 2
A comunidade evangélica brasileira está de luto. Morreu o renomado pastor e conferencista Jaime Rosa da Silva, de 52 anos, vítima de Covid-19, sexta-feira, 5  de fevereiro findo. O reverendo presidia  Assembleia de Deus  de Campo de Fora, em São Paulo. O ministro evangélico era conferencista de congressos pelo Brasil afora, e além  fronteiras. O reverendo ficou muito conhecido por suas participações no Gideões Missionários da Última Hora, na cidade de Camburiú  (SC). A morte do pastor deixa uma lacuna no quadro de pregadores pentecostais brasileiros. Jaime Rosa deixa sua esposa Ângela Silva e dois filhos: Wesley e Theo. Minha solidariedade à família enlutada.
OBITUÁRIO 3
A assessoria do senador José Maranhão (MDB-PB) divulgou uma nota informando que o parlamentar faleceu aos 87 anos. Maranhão lutava contra “complicações decorrentes da Covid-19. “Conforme a assessoria, o senador foi internado em 29 de novembro do ano passado, em João Pessoa (PB) e, em 3 de dezembro, foi transferido para a UTI de um hospital em São Paulo. “Com o mai s profundo pesar, comunicamos o falecimento do senador José Maranhão (MDB/PB), na noite segunda-feira, 8 de fevereiro, em São Paulo. O senador, presidente do MDB da Paraíba, lutava contra as complicações decorrentes da Covid-19, desde o dia 29 de novembro, segundo turno das eleições municipais, quando foi internado em João Pessoa (PB). No dia 3 de dezembro foi transferido para a UTI do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo”, informou a assessoria. O parlamentar  estava licenciado do mandato do Senado Federal desde 12 de janeiro. Maranhão é o segundo senador a morrer vítima da Covid-19. Em outubro do ano passado, Arolde de Oliveira (PSD-RJ) faleceu no Rio de Janeiro, aos 83 anos.
 
GIRO PELO TWITTER...
...Do jornalista Carlos Brickman, no seu portal Chumbo Gross: “A melhor maneira de desmentir uma notícia falsa é publicar a verdade. A destruição das fake news não se faz por censura ou por arbítrio, mas trocando o falso pelo verdadeiro. Já ninguém diz, hoje, que quem toma vacina vai virar jacaré: a imbecilidade se desfez sozinha e sozinha mostrou quem é o jacaré”.
...A psicóloga Ângela Lobo Costa, servidora do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), da Universidade Federal (UFRN) foi eleita Diretora-Presidente da Associação dos Técnicos de Nível Superior (ATENS), Sindicato Nacional, para a gestão 2021/2024. Faço votos que sua administração seja profícua;
...Pois bem, um ano depois, não deu mais para segurar: só a vacina faz o Brasil bolsonárico buscar a retomada do crescimento. Claro. Um país acuado, leucêmico, moribundo com o medo de crescer;
...Do professor Luís Felipe Miguel, doutor da Universidade de Brasil (UnB), uma definição sobre a ideologia do Centrão: “São parlamentares que não se vendem, apenas se alugam;
...Com ou sem ponto facultativo, com proibição ou não de festa, vai rola feriadão e folia no Rio Grande do Norte e no resto do Brasil;
...O Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Saúde Pública, inicia cadastro de idosos acamados para a vacina contra Covid-19; e
...O retorno da empresária Miriam de Sousa ao comando da TV Ponta Negra, traz de volta também o programa Versátil com edições diárias. Apresentado pelo jornalista Toinho Silveira, o Versátil sempre foi diário antes da troca no comando da afiliada do SBT, que passou o programa para a grade semanal da emissora. Toinho volta ao dia-a-dia mostrando a cara na telinha de segunda a sexta, logo depois do Jornal do Dia.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).