Claudino Leite

05/01/2021 00h03
 
PARE E REFLITA...
“Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos violentos” (Isaías 13:11).
 
 RAIOU 2021
Que este Ano Novo chegue com abundância para todos, especialmente, de amor, paz, saúde, dias alegres e prósperos, bem como a concessão de bênçãos materiais e espirituais, notadamente, as espirituais, que são mais importantes por que são eternas. Que essa pandemia maligna do coronavírus vá embora, pois ceifou muitas vidas de parentes e amigos. Que em 2021 tenhamos a renovação e esperança. Que ele nos traga a vacina e com ela, um alívio das dores pelos lutos das inúmeras perdas que tivemos no ano que se foi. Que Ano Novo que inicia permita pensar coletivamente, com empatia, solidariedade e compaixão. Fortaleça a luta pela justiça social e v alorização do ser humano. Não desistamos de ter esperança, visto que é a esperança que sustenta a vida e anuncia o nosso porvir. Que Deus encha o coração de cada criatura com fraternidade, amizade, solidariedade, vontade de fazer o bem, de forma que cada pessoa se transforme e melhor sua relação com o mundo globalizado e hodierno, com aqueles que o cercam. Que Deus abençoe a cada criatura e a guarde, iluminando pelos bons horizontes da vida para sair da escuridão que muitas vezes sufoca, aflige, perturba, permitindo que apaguemos a  própria luz. Olhemos para frente de cabeça erguida com fé em Deus e na sua graça. Afinal, que o Altíssimo, com sua misericórdia e generosidade, conceda mais um ano de vida. Que o seu coração encha de, paz ,saúde e gratidão, de modo que o Ano Novo, que inicia, certamente receberemos ainda mais a proteção do Pai Eterno. Que a Palavra do Senhor Jesus acompanhe você, prezado leitor, nos 365 dias de felicidade, 52 semanas de saúde e prosperidade, 12 meses de amor, carinho e afeto, 8.760 horas de paz e harmonia, bem como 525.600 minutos de bênçãos divinas. Que na alegria, na tristeza e na adversidade, vocês, meus caríssimos leitores, saibam demonstrarem que merece a confiança que Deus depositada em vocês, e sua fé sejam diariamente inabalável.”Até aqui nos guardou o Senhor!” Boas Festas e Feliz Ano Novo!
 
DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
Nesta primeira coluna de 2021, afirmo: Neste país uma parcela das pessoas se expressa, no mundo virtual e nas ruas, em movimentos na defesa de direitos e em manifestações em favor da democracia. Outras nem tanto. Pelo mundo real afora, e nos Estados Unidos (EUA), multidões saíram às ruas em protestos contra a violência aos negros e em favor da vida. Nesse contexto, frisamos que Deus trata as pessoas segundo a sua justiça perfeita. Conforme passagens da Palavra de Deus, Jesus acolheu e tratou, no seu tempo, pessoas que viviam à margem da sociedade de sua época, como cegos, leprosos, paralíticos e prostitutas, além daqueles que eram odiados, com o cobradores de impostos, por exemplo. Ao receber do Criador a determinação para ministrar o evangelho ao centurião Cornélio, Pedro viu o poder divino se manifestar de maneira poderosa, e ficou maravilhado, conforme o livro de Atos 10:34: “Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas”.
 
EIS A LIÇÃO
 O Mestre não tem nação ou raça preferida, nem favorece qualquer indivíduo por sua linhagem ou posição social, porém, aceita aqueles que deixam o pecado, creem em Jesus e vivem retamente. Ao invés de agredir às outras pessoas, Deus ensinou a amá-las,  segundo o mandamento bíblico, em Mateus 22:39: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. O próximo é o irmão em Cristo, mas é também a pessoa com quem você diverge, que pensa diferente, inclusive do ponto de vista da fé. Amar o teu próximo é amar o concorrente na profissão ou na atividade econ& ocirc;mica, o que tem preferência política diferente da sua, e até o inimigo pessoal. Se fosse levar em conta as divergências existentes entre judeus e samaritanos, Jesus não teria dialogado com mulher samaritana. Ela se surpreendeu quando Jesus lhe pediu água, no Poço de Jacó (conforme o livro de João 4:9): “Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana”? Jesus viu naquela mulher alguém que precisava ouvir a palavra, para transformação da vida espiritual, não uma adversária. Na passagem bíblica concernente a uma mulher encontrada em adultério, os fariseus a levaram a Jesus, e queriam ouvir dele que fosse aplicado o rigor da Lei de Moisés, para que a pudessem apedrejar. Porém, receberam de Jesus uma lição, segundo João 8:7: “Aquele de vocês que está sem pecado seja o primeiro que ati re pedra contra ela”.
 
AMOR AO PRÓXIMO
Como exemplo de amor ao próximo, Jesus, em sua misericórdia, perdoou aquela mulher e disse a ela para não pecar mais. Ao passar por Jericó, Jesus decidiu passar na casa de Zaqueu, um cobrador usurpador de impostos. Zaqueu, até então um homem avarento e desonesto, prometeu a Jesus devolver em valor, quatro vezes mais, o que tivesse tirado injustamente de outras pessoas. Porquanto um que se arrependeu e conseguiu a compaixão de Jesus, conforme Lucas 19:9-10: “Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Em Mateus 9:11-12, os fariseus, vend o Jesus sentado em casa à mesa, perguntaram aos seus discípulos: “Por que come o Mestre de vocês com cobradores de impostos e pecadores? Jesus prontamente respondeu a eles: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes”. Ao invés de discriminar as pessoas devido à condição de vida, o Filho do Carpinteiro preferiu mostrar o caminho da salvação. Fundamentado em tudo o que mencionamos, queremos reiterar: Deus não faz distinção entre as pessoas. Seu filho Jesus morreu na Cruz do Calvário e ressuscitou ao terceiro dia para que os seus pecados sejam perdoados. Por isso, a palavra para que você se arrependa dos seus erros e tenha a vida eterna, por meio do amor de Deus, e de Jesus Cristo, o Salvador.
 
CONVENÇÃO
O pastor Martim Alves da Silva, presidente da Convenção Estadual de Ministros da Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte (CEMADERN) convoca a todos os ministros (evangelistas e pastores), para comparecerem no dia 21 de janeiro de próximo, das 9 às 12 horas, para participarem da 9° Assembleia Geral Ordinária (AGO), no Templo Central da Assembleia de Deus, na Av. Manoel Miranda nas proximidades da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, onde serão tratados assuntos bíblicos, administrativos e eclesiásticos, inerentes ao rebanho pentecostal do Rio Grande do Norte.
 
TECNOLOGIAS
No período da pandemia do novo coronavírus que tem assolado, impiedosamente, à Igreja Evangélica  Assembleia de Deus, além outras coirmãs investem nas transmissões de cultos ao vivo, bem como a Igreja Católica, celebrando suas missas. A necessidade de seguir às normas de distanciamento e isolamento social impulsionam às igrejas ao uso das novas tecnologias. Ressalte-se que, as redes sociais como Youtube, Facebook e Instagram possibilitam o alcance de um número crescente de pessoas com a pregação da Palavra de Deus. Sem dúvida, uma ação louvável.
 
ORDEM DOS PASTORES
   A Ordem dos Pastores de Natal (OPEN), presidida pelo reverendo Miguel Arcanjo Soares, da Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, conclama aos demais pastores das igrejas evangélicas em geral para intensificar a pregação da Palavra de Deus, enfatizando: “Ide por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura”. Tudo em defesa da fé cristã, nestes dias difíceis e momentosos em que atravessamos num mundo ardente em chamas.
 
GIDEÕES INTERNACIONAIS
É organização cristã fundada em 1899 em Boscobel, Wisconsin nos Estados Unidos &nbs p;de (EUA), por Samuel E. Hill, John H. Nicholson e William J. Knights. Em 2015, em todo o mundo, a associação distribuiu mais de dois bilhões de exemplares de Novos Testamentos em mais de 200 países. Anualmente, os Gideões Internacionais distribuem no mundo mais de 87 milhões de Novos Testamentos em 101 línguas. A entidade evangélica estar presente em 200 países e territórios, sendo um braço missionário na pregação da Palavra de Deus. Não possui fins lucrativos, sendo constituída por homens de negócio, dedicada na distribuição de Bíblias nos hotéis, motéis, escolas, hospitais, repartições públicas civis, forças armadas, presídios, escritórios de advocac ia, consultórios médicos, aeronaves e navios. Em Natal, está sob a presidência do professor José Arimatés de Oliveira, membro atuante na Assembleia de Deus em Candelária a entidade cristã vem realizando um trabalho profícuo.
 
ADMIRAÇÃO
Admiro gente rica! Rica de gentileza, de afeto, de sentimentos, de reciprocidade, de carinho, de determinação e humildade. Gosto de gente que sorri com os olhos, que abraça com as palavras e nos acolhe com os sentimentos. Gente rica de boas sementes se esbalda com os melhores frutos, tem sempre algo bom a ensinar e a aprender. Gente bonita de coração tem tanta beleza por dentro que chega a transbordar por fora e passa a ter luz própria.Gente rica de tudo isso vive bem, é feliz e trilha seu caminho com fé bonita.
 
POSSE
Por decisão da sua presidência, a Câmara Municipal de Natal (CMN) realizou sessão de posse dos 29 vereadores eleitos, do prefeito reeleito e vice, na sede do legislativo municipal, ocorrida dia 1º de janeiro. Os vereadores tomaram posse às 14 horas, em cerimônia híbrido, facultando a cada um a presença física ou virtual. Caso o vereador teve o direito de levar uma pessoa como convidada. Após a posse dos vereadores eleitos foi realizada a eleição e posse da nova Mesa Diretora, também no Palácio Frei Miguelinho na CMN, empossou o prefeito Álvaro Dias e à vice Aíla Cortez. Na solenidade só foi permitida a presença na Casa somente dos servidores indispensáveis à realização da cerimônia e não houve presença de público externo nem de veículos de comunicação. A cobertura da solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, pelo Canal 10.2, sendo que a cobertura completa foi efetuada pela Assessoria de Comunicação da CMN, que disponibilizou à imprensa material jornalístico e audiovisual (texto, fotos, imagens e sonoras).
 
DEMOCRÁTICO
Polvoroso, porém democrático, o Covid-19 prejudica bilionário, milionário, muito rico, rico, classe média, pobre, miserável, desvalido e indigente. As divisas impostas pelos decantados nobres de maior saldo em conta bancária. Foram abertas porque nenhum pedágio seu simboliza a doença invisível, voraz e assassino. Mas, Deus, que ainda não perdeu o controle desse mundo turbulento e ardente em chamas permite que o homem passe por isso para aprender a lição da Sua soberania.
 
DISSE CAIO ABREU:
"Que seja doce o dia quando eu abrir as janelas e me lembrar de você. Que sejam doces os finais de tardes, inclusive os de segunda-feira - quando começa a contagem regressiva para o final de semana chegar. Que sejam satisfatórias a espera pelas mensagens, ligações e e-mails das pessoas que amamos e nos consideram. Que seja (mais do que) melíflua a voz ao falar no telefone. Que seja doce o seu cheiro. Que seja doce o seu jeito, seus olhares, seu receio. Que seja doce o seu modo de andar, de sentir, de demonstrar afeto, carinho e ternura para o seu  próximo. Que sejam alegres suas expressões faciais, até o levantar de sobrancelha. Que seja doce a leveza que eu sentirei ao seu lado. Que seja doce a ausência do meu medo. Que seja doce o seu abraço. Que seja doce o modo como você irá apertar a minha mão."
 
DINHEIRO COMPRA TUDO?
Não, meu caro leitor! O dinheiro pode comprar uma cama, mas não compra o sono; pode comprar um livro, porém não compra a inteligência; pode comprar um  uma posição, porquanto não compra o respeito; pode comprar o remédio, mas não a saúde;  pode comprar o sexo, entretanto, não compra o amor. O dinheiro não tem pátria. Não devemos ter amor ao dinheiro, pois, ele mal usado é a raiz de todos os males(republicada a pedido de alguns leitores).
 
PRODUÇÕES DE HOLLYWOOD
A maioria das produções de Hollywood foi interrompida novamente até pelo menos meados de janeiro enquanto os casos da Covid-19 atingem níveis recordes em Los Angeles (EUA), anunciou um dos sindicatos da indústria cinematográfica. O sindicato americano dos atores disse que a maioria das produções de entretenimento "permanecerá em pausa até a segunda ou terceira semana de janeiro, se não mais tarde.O anúncio foi divulgado depois que as autoridades de saúde do condado de Los Angeles, na véspera de Natal, apelaram aos cineastas que "considerassem a possibilida de de interromper seus trabalhos por algumas semanas durante esse aumento catastrófico de casos de Covid-19".
 
ASTÚCIA DE TANCREDO
Em agosto de 1983, Tancredo Neves promovia reuniões secretas para articular sua vitória no Colégio Eleitoral, e precisava driblar os jornalistas: marcou encontro com o falecido deputado Ulysses Guimarães e dois governadores na casa de um amigo no Lago Sul, em Brasília. Passou pelos repórteres apressado: “Ulysses e eu arranjamos umas namoradas e vamos encontrá-las.” Uma repórter achou graça: “É mesmo? Aonde é o encontro?”, perguntou. Ele respondeu incontinenti: “Na QL 8 do Lago Sul.” Ninguém acreditou, mas também não seguiu a dupla. Que se dirigiu tranquilamente para a reunião com os governadores n o endereço sobredito.
 
NELSON RODRIGUES
Deu na coluna de Ancelmo Gois, de o Globo: “Um dos maiores nomes da dramaturgia nacional, Nelson Rodrigues terá toda a sua obra de romances e folhetins publicada pela Harper Collins, a partir de 2021. Alguns desses trabalhos foram assinados originalmente sob os pseudônimos Suzana Flag e Myrna, com sucesso o primeiro título será “Asfalto Selvagem, considerado um dos livros mais importantes do século XX, no ramo”.
 
QUE VENHA VACINA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária realizou, quarta-feira, 30 de dezembro último, reunião com o laboratório AstraZeneca do Brasil. Durante o encontro, que reuniu a alta gestão da Agência e do laboratório, foi discutida a previsão de pedido de uso emergencial no Brasil para a vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo laboratório em parceria com a Fiocruz, também conhecida como vacina de Oxford. A AstraZeneca informou, durante a reunião, que o pedido emergencial poderá ser apresentado pela Fiocruz, que é o parceiro do laboratório no Brasil para o desenvolvimento da vacina. Segundo a empresa, não foi identificada dificuldade regulatória par a atendimento aos requisitos da Anvisa, estabelecidos pelo Guia nº 42/2020, que trata dos requisitos mínimos para submissão de solicitação de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas Covid-19.
 
FERIADOS NACIONAIS
Em meio a uma pandemia e expectativa da chegada de vacinas, o ano de 2021 terá três feriados prolongados nacionais, sem considerar os feriados estaduais e municipais e festejos como carnaval e Corpus Christi, que são pontos facultativos – e não feriados – em diversas cidades. Feriados prolongados são os que caem às segundas ou sextas-feiras, podendo ser emendados com os fins de semana. O primeiro feriado nacional prolongado ocorreu sexta-feira, 1º de janeiro, dia da Confraternização Universal e celebração do Ano Novo. Já em fevereiro haverá o carnaval, que não é feriado em todo o Brasil. Apenas algumas cidades o adotam como feriado; outras o consideram ponto facultativo. Em 2021, a tradicional celebração carnavalesca é dúvida em muitos locais do país. Em algumas cidades, como São Paulo, ele não será celebrado em fevereiro. Para evitar a formação de aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus, o prefeito Bruno Covas determinou que o carnaval terá nova data em 2021 e será celebrado em meados do ano. Além do dia 1º de janeiro, também são considerados feriados nacionais, estabelecidos na Lei Federal 10.607/2002, os dias 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal). Dois destes feriados vão cair em fins de semana em 202 1. Na Câmara dos Deputados tramitam dois projetos de lei (PL) que, caso aprovados, podem trazer mudanças ao calendário de feriados. Um deles, o Projeto de Lei 1.222/20, do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), quer transformar o carnaval em feriado nacional. O outro, o PL 5.129/20, do deputado Luiz Antonio Teixeira Jr (PP-RJ), pretende decretar ponto facultativo no dia 3 de julho (um sábado) e transformar em feriado nacional os dias 5 e 6 de julho de 2021. O objetivo, segundo o deputado, é estimular os setores ligados ao turismo, ajudando a gerar empregos.
 
OBITUÁRIO 1
É com tristeza que informo aos parentes, amigos e à comunidade evangélica em geral, especialmente da Assembleia de Deus, deste Estado, o falecimento do pastor Oséas Macedo de Paula, 57 anos, vítima da Convid-19, ocorrido na manhã de domingo, 27 de dezembro findo. O pastor Oséas trabalhou com dedicação e zelo, exercendo o trabalho missionário da Assembleia de Deus em Portugal e Venezuela, na década de 90. Em seguida, veio para Natal, onde ocupou a diretoria do Departamento de Evangelização e Missões da Assembleia de Deus (DEPEM), dirigindo algumas congregações em Natal, foi secretário adjunto da Convenção de Ministros Evang&eac ute;licos da Assembleia de Deus do RN (CEMADERN), e exercia a função de diretor da Escola Teológica da Assembleia (ESTEADB). O feretro saiu do Hospital Dioclécio Marques de Parnamirim, onde ele estava internado, sendo sepultado na tarde do mesmo dia do óbito no Cemitério São Sebastião no município de Parnamirim. Sem dúvida, foi uma perda irreparável. A sua memória o meu respeito, e a família enlutada as minhas condolências.
 
OBITUÁRIO 2
Morreu sexta-feira, 25 de dezembro de 2020, o decano médico e professor da disciplina de Cirurgia Geral, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Abrão Marcos, 89 anos, vítima de linfoma agudo no aparelho digestivo. Manifesto os votos de pesar aos seus familiares.
 
OBITUÁRIO 3
Faleceu na manhã de sexta-feira, primeiro de janeiro, no Hospital da Unimed, em Natal, o médico Jares Queiroz, vítima complicações da Covid-19, que estava internado já 30 dias naquele unidade de saúde. O profissional possuia relevantes serviços prestados ao Seridó, em especial, aos municípios de Caicó e Jucurutu, respectivamente. Como médico doutor Jares seguiu trabalhando no ambiente onde os infectados nas campanhas foram passando o vírus pra frente. Internado há mais de 30 dias em estado grave no Hospital da Unimed, Doutor Jares morreu neste primeiro dia de 2021. Os profissionais de saúde continuam sofrendo as consequências da campanha eleitoral.  Deixa uma legião de amigos e um legado de um trabalho brilhante em prol dos que mais precisam. Meus sentimentos  aos familiares, rogando a Deus o conforte que carecem. A urna foi lacrada conforme os protocolos determinantes e o sepultamento aconteceu no Cemitério Morada da Paz em Emaús.
 
GIRO PELO TWITTER...
...O vereador Paulinho Freire (PDT) é reeleito presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), para o biênio 2001 a 2003;
 
...Com estoque de sangue em estado crítico Hemonorte convoca doadores;
 
...O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou quarta-feira 30 de dezembro do ano passado, que vai editar medida provisória para aumentar o valor do salário mínimo para R$ 1.100 a partir do dia 1º de janeiro de 2021.Trata-se de um aumento de 5,26% em comparação com os atuais R$ 1.045;
 
...A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pediu até15 de janeiro a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso da vacina de Oxford contra a Covid-19 de forma emergencial no Brasil;
 
...O silêncio do Papa Francisco sobre a legalização do aborto na Argentina é assombroso. Muitos católicos estão indignados com o Sumo Pontífice Argentino. Até sobre a morte de Maradona ele se pronunciou. Agora silenciou. O mundo aguarda que ele se pronuncie. Ele não deu um “piu”. Até agora não!;
 
...A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ganhou um mascote. A proposta foi da Superintendência de Comunicação (AGECOM) e aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI). Criada pelo designer Ivan Cabral, o mascote já veio batizada: “Potiguaiana” a junção do réptil que habita no Campus Central e Potiguar, gentílico de quem nasce no Rio Grande do Norte; e
 
...O mês de dezembro ultrapassou o mês de junho de 2020, em casos confirmados de Covid-19 no Rio Grande do < span rel="font-family:"Arial","sans-serif"">Norte. O aumento teve início justamente no período da aglomeração da campanha eleitoral. Mais de mil casos nas ultimas horas.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).