Eliade Pimentel

31/12/2020 09h32
 
 
AmenIdades – sobre ter saúde e beleza na porta de casa
 
Neste ano tão difícil, ser presenteada com a primeira frutificação de uma árvore que brotou por acaso na porta de minha casa, e há quase seis anos eu tenho acompanhado seu crescimento, realmente é um presente mais do que merecido. Não bastasse eu ser arrodeada de mangas, limões, seriguelas e pitangas, alimentos naturais ricos em vitamina C e betacaroteno, importantes aliados para preservação do sistema imunológico, agora tenho azeitonas roxas, ou jamelão, caindo aos borbotões.  
 
Meu irmão chamou a atenção para as flores, outro dia, e para um frutinho caído no chão. A prova mais do que latente de que aquela árvore, um dia desses uma mudinha nascida aleatoriamente, agora é uma jovem adulta. A florada mostrou a que veio e num belo dia desses últimos do ano, deparo-me com várias azeitoninhas caídas e me surpreendo com pontinhos pretos em larga escala por todos os galhos. 
 
Imediatamente me lembrei de minha sobrinha que se mudou para o norte do país. Ela ama jamelão e nos pediu, em sua recente visita de despedida, para não cortar as árvores anciãs que estão no fundo do quintal, a cerca de 70 metros de minha casa. Sem saber da novidade, eu falara na ocasião: aqui ninguém corta nada, pelo contrário, sempre que brota algo nós deixamos para ver qual o presente que a natureza vai nos oferecer. 
 
Sobre a fruta em si, ao ter a notícia dos primeiros cachos, lembrei-me de outro irmão que falara sobre o jamelão ser um alimento rico em taninos e que ajuda a controlar a pressão arterial. Corri para pesquisar e me deparei com essa explicação: por ser um elemento antioxidante, o tanino reforça as paredes arteriais, prevenindo o entupimento das veias, além de reduzir o colesterol ruim e retardar o envelhecimento celular.
 
Para quem já arrasa tomando água de limão quase que por religião, chupando seriguela, pitanga e se lambuzando de mangas, que ajudam bastante na conservação da pele – quem nunca viu uma propaganda de hidratante que fala que o produto é rico em vitamina C? – e na manutenção da saúde como um todo, agora tenho a árvore da longevidade. Se estou muito bem obrigada, aos 46 recém-completos, vou caminhando com muito mais saúde para os 50 e todos os outros entas que vêm por aí. 
 
Eu sou do tipo que amo compartilhar boas novas. Não é à toa que sou jornalista. Quando vi a fartura ali praticamente na soleira de minha casa, saí explanando à filha e ao casal de vizinhos que agora temos mais uma variedade de fruta. Não satisfeita, mandei mensagem para a sobrinha amada, que tão distante, ficou toda saudosa e concordou quando eu disse: eu tenho meu próprio “botox” na porta de casa. Nada mais me segura. Ela riu e concordou, porque se tem uma pessoinha nessa face da terra que me compreende bastante, até mais do que minha filha em vários aspectos, é exatamente essa bendita sobrinha. 
 
Afeita a sacolas retornáveis – como minha mãe e eu - e preparos naturais, outro dia ela me presenteou com produtos de limpeza caseiros e biodegradáveis, que vieram em frascos de vidros reutilizados. Ela também enviou um manual de instruções – em arquivo digital, ou seja, ecologicamente correto - para eu aprender a usar os produtos e também reproduzi-los em casa. O que mais gostei é que dois deles são feitos à base de limão, os quais tenho em abundância. 
 
Eu escrevi tudo isso para dizer a todas as pessoas que eu conseguir alcançar que a megasena da virada é a gente se virar com o que há de melhor ao nosso redor. Aonde vou passar o réveillon? No mesmo local onde eu veraneio há tantos anos, há séculos, na mesma comunidade que nos acolheu há mais de 30 anos. O novo normal, cujo termo tem sido tão rechaçado por alguns, nada mais é do que a realidade nua e crua que temos enfrentado. 
 
E se é para cair na real de máscara e com álcool na pele e em tudo quanto seja superfície, que seja com a leveza de uma fruta caída do pé e com a purificação de um banho de mar às primeiras horas do primeiro dia do ano. E se não tem banho de mar, tome um banho de cheiro e entre o ano feliz e renovada(o). 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).