Liliana Borges

26/12/2020 00h01
 
 
NATAL, Luzes, Presépios, Amor…
 
Natal é época de confraternizações, celebrar com família e amigos, momento de muitas reflexões, agradecer a Deus pelo ano que termina…
 
Apesar das limitações neste período, visitei algumas localidades a cerca de onde estou residindo para apreciar as luzes do Natal, vislumbrei belíssimas decorações que enchem nossos olhos, nossa alma com o espírito natalino e transmitem paz, amor e esperança.
 
Esta época é também tempo de eventos como feiras, apresentações musicais, espetáculos, entre outros. Todavia com as restrições atuais em decorrência da pandemia muitos foram cancelados. Alguns acontecem com todas as medidas de seguranças como a Exposição “Arte dos Presépios” na sua XII Edição no Museu Municipal Casa Mora em Montijo que iniciou em 5 de dezembro e permanecerá até 9 de janeiro/2021.
 
Tive o prazer de visitar esta bela exposição em companhia da professora Zélia Duarte que lecionou a disciplina Turismo e Lazer na Universidade Sénior no último ano letivo. Este ano foi dedicada a Caldas da Rainha, pitoresca cidade situada no centro de Portugal no Distrito de Leiria, a qual possui tradição e reconhecimento na área da cerâmica e além disso, o município pertence à rede das Cidades Criativas da Unesco na categoria de Arte Popular. Ademais ela é conhecida pelas suas fontes termais, onde a Rainha Dona Leonor de Avis fundou o hospital termal, cuja construção e funcionamento custeou.
 
As obras expostas foram elaboradas por seus renomados artesãos que fazem parte da Associação dos Artesãos das Caldas da Rainha, como também, os Ateliers de Carlos Enxuto, Ana Maria Sobral e S. Miguel. Cabe ressaltar que a indústria de cerâmica por lá vem desde o final do séc. XV, porém no séc. XIX um dos artistas mais conhecidos caldenses de adoção foi Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), afamado pelas suas ilustrações, caricaturas, esculturas e cerâmicas.
 
Quanto ao casario que estão instalados o Posto de Turismo e o Museu Municipal Casa Mora nos reporta ao séc. XIX, a Sra. Julieta Almeida com seus vastos conhecimentos me relatou parte da história desta edificação, a qual foi residência de uma família muito importante na região. O Sr. Domingos Tavares construiu para sua moradia e de sua esposa, foi um grande proprietário rural e, também, Presidente da Câmara da Aldeia Galega do Ribatejo, atual Montijo, durante 23 anos. 
 
A casa foi contruída em 1875 que está edificada a imagem do segundo império da França. Bem mais adiante adquirida pela Autarquia na década de 80, posteriormente, em 1993 passou ser a sede do Museu Municipal. É popularmente conhecida como “Casa de Mora”, pois Maria Antônia Tavares, filha do antigo proprietário, casou com o Médico Justiniano Mora adquirindo seu sobrenome. Lugar que vale muito conhecer a qualquer tempo!
 
Este ano ficará marcado nas nossas vidas e para sempre na história, muitas perdas e tristezas, mas inúmeros aprendizados. Pelo menos tentaremos aplicar estes conhecimentos adquiridos ao longo de 2020 nos vindouros, mais um legado para as futuras gerações. Podemos acreditar que viveremos melhor em comunidade e, assim, teremos mais respeito pelo outro e solidariedade.
 
 Tivemos o privilégio e a oportunidade de conviver mais como nosso núcleo familiar;  perceber que a saúde é o bem mais precioso seguidamente do conhecimento e da ciência, como também, o dinheiro não resolve todas as coisas e; ainda, fomos lembrados mais uma vez que nosso Planeta Terra é a única morada de toda a humanidade e sempre teremos que cuidar muito bem dele; somente poderemos sobreviver juntos e misturados, acima de tudo é o amor de todas as formas que rege o ser humano.
 
Precisamos ser resilientes, ou seja, ter capacidade de gerir nossos problemas, sobreviver e superar os momentos difíceis diante de situações adversas. Venha 2021 com mais saúde, paz e que tenhamos muita coragem e iniciativa para nos reinventarmos …
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).