Claudino Leite

01/12/2020 00h08
PARE E REFLITA...
 
“Se houver nobreza no coração, haverá beleza no caráter. Se houver beleza no caráter, haverá harmonia no lar. Se houver harmonia no lar, haverá ordem no país. Quando houver ordem na nação, haverá paz no mundo” (Provérbio Chinês).
 
O LIVRO QUE ESCREVI
 
Sob o titulo: “Crônicas, Memórias, Fatos e Reflexões”. Ei-la a explicação: Quando terminei o curso Científico em 1971, no Colégio Estadual do Atheneu, escolhi a profissão de jornalista, visto que achei fascinante o faro da notícia. Sim, porque noticiar é preciso, o jornalista forma e informa a opinião dos cidadãos. Vários amigos exigiram que escrevesse um livro. Se a história conta o dia do fico, então eu digo: se é para o bem e felicidade dos meus amigos, diga a eles que escrevo.  Explico: O Dia do Fico deu-se, em 9 de janeiro de 1822, quando o então príncipe regente D. Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas, que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil. O livro é uma seleção de crônicas, memórias, fatos e reflexões, dividido em sete capítulos, alguns já publicados na imprensa potiguar que escrevi com dedicação, mediante pesquisa,  espontaneidade e emoção, que ficarão para a posteridade. Tem a orelha escrita pelo professor Nivaldo Ferreira da Silva e o escritor Valério Mesquita. Almejamos que o prólogo sirva de referência para os nossos descendentes e amigos. Queridos leitores: meditem neste preceito que traz a Santa Bíblia: “Mas a sabedoria que vem do alto é primeiramente pura, depois pacífica, moderada, de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia” (Tiago 3:17).  Tenho aprendido que se aprende errando, pois o segredo daqueles que erram é começar tudo de novo; que, o crescer, não significa fazer aniversário; que às vezes, o silêncio, é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem, e, ainda, a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira, segundo ensinamentos  do sábio Salomão; que o trabalhar, não significa ganhar dinheiro; que os sonhos, estão aí para serem alcançados; que os amigos, a gente conquista mostrando o que somos, pois os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim; que a maldade, esconde-se atrás de uma bela face; que a felicidade, não se espera chegar, porém procura-se por ela; que quando penso saber tudo, ainda não aprendi nada; que, a natureza é a coisa mais bela da vida; que o amar significa se dar por inteiro; que um só dia, pode ser mais importante do que muitos anos; que o viajar, pode ser além do infinito; que  ouvir uma palavra de carinho, faz bem à saúde; que dar um carinho, também é benéfico; que sonhar, é preciso; que ser criança, deve ser a vida toda; que mesmo gozando do livre arbítrio, é necessário obedecer os preceitos de Deus; que o julgamento alheio, não é importante;  mas, o que realmente, é a paz interior. Não podemos viver apenas para nós mesmos. Seríamos egoístas. Mil fibras nos conectam com outras pessoas e por elas nossas ações vão como causa e voltam como efeito, ou seja, resultados benéficos e maléficos. Então, aproveite ao máximo cada instante da sua vida, pois ele é único.  Obedeça ao Sermão do Monte cheio de perdão, amor e de misericórdia, inserido em Mateus 5, da Bíblia Sagrada. Seja feliz, hoje e sempre.
 
CAMILLA & THIAGO
 
“As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam” (Cantares de Salomão 8:7). Com a presença de poucos convidados, mas obedecendo o isolamento social sexta-feira, 27 de novembro último, ocorreu às 11 horas, na Comunidade Missionária Consolação Misericordiosa, em Cabo Branco – João Pessoa (PB), o enlace matrimonial da milha querida filha primogênita Camilla Sálvia de Moura Leite com Thiago de Souza Nascimento, ambos advogados com todas as pompas que manda o figurino. Tive a emoção de deixá-la no altar. A recepção dos convidados foi no Restaurante Porto, também em Cabo Branco.Que Deus abençoe, grandiosamente o venturoso par.
 
JESUS, A SOLUÇÃO!
 
Sofrimento? Desemprego? Medo do futuro? Sentimentos de culpa? Problemas no casamento? Pensamentos de suicídio? Depressão? Doenças? Paixão? Se você, meu caro leitor, realmente está precisando de ajuda, por favor, não esqueça que há alguém que tem todo o poder para enfrentar qualquer situação: Jesus Cristo, o filho de Deus. Somente Ele pode iluminar a sua situação e romper todas as correntes que lhe amarram e prendem. Toda criatura pode experimentar pessoalmente essa salvação por meio dele. Talvez, você esteja passando por uma situação semelhante quando os discípulos passaram quando estavam sobre o Mar: “E sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de afundar”.  O que fizeram? Gritaram para Jesus: “Mestre estamos perecendo”!  E sua pergunta é: “O que devo fazer na minha situação?” Seja qual for a sua necessidade, clame a Jesus e experimentará salvação, por em Romanos 10:13 – diz: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo”.
 
 
A BÊNÇÂO DE DEUS
 
“Ele respondeu: Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem” (Lucas 11:28).  Vejam só: Deus prometeu que no abençoaria. Quando obedecemos à Sua palavra andamos na bênção. Por outro lado, como Jesus nos lembrou  no fim do sermão do Monte, quando sabemos qual a vontade de Deus para nós e não a obedecemos, somos tolos. Não sei o que meu respeitável leitor pensa respeitante, mas prefiro receber a bênção do Pai Eterno!
 
MULHERES PIEDOSAS
 
A Igreja Assembleia de Deus Família Unida, na Av. Xavier da Silveira, 1086, em Morro Branco (Natal), promoveu nos dias 28 e 29 de novembro, sob a liderança do pastor Emanoel Lima, o VII Congresso Feminino, sob o título: “Mulheres Piedosas”, tendo como preletoras as missionárias Izabel Falcão, Márcia Lima e Suzana Gomes, tendo como coordenadora a professora Luciana Siminéa.
 
ADMIRAÇÃO
 
Admiro gente rica! Rica de gentileza, de afeto, de sentimentos, de reciprocidade, de carinho, de determinação e humildade. Gosto de gente que sorri com os olhos, que abraça com as palavras e nos acolhe com os sentimentos. Gente rica de boas sementes se esbalda com os melhores frutos, tem sempre algo bom a ensinar e a aprender. Gente bonita de coração tem tanta beleza por dentro que chega a transbordar por fora e passa a ter luz própria.Gente rica de tudo isso vive bem, é feliz e trilha seu caminho com fé bonita.
 
A UNIÃO FAZ A FORÇA 
 
O município de Macaíba registrou um resultado eleitoral atípico no último dia 15 de novembro, na eleição municipal. O candidato Emílio Júnior (PL) e o vice Neto França (PSB), alcançaram o placar mais elástico da história política de Macaíba ao vencerem a concorrente Marília Dias (MDB) com a maioria superior a 12 mil votos. Atribui-se o resultado ao fato do desejo de mudança do eleitorado jovem do município e ao fraco desempenho político e administrativo dos atuais mandatários que governaram Macaíba há 16 anos. A união dos dois nomes vitoriosos, que antes iam disputar com candidaturas individuais a prefeito, só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual Valério Mesquita, ex-prefeita Odiléia Mércia, Luiz Gonzaga Soares, Silvan Pessoa e os vereadores Odilon Benício e Francisco Pereira dos Santos.
 
CRENÇA RELIGIOSA
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu autorizar a realização de provas de concursos públicos em datas e horários que não constam nos editais por motivos de crença religiosa. A discussão envolve a participação dos Adventistas do 7º Dia nas etapas das seleções, cuja crença estabelece que o dia de sábado deve ser guardado, ou seja, não deve ser dedicado a atividades como trabalho, entre outras. Após três sessões de julgamentos, por 7 votos a 4, a  Suprema Corte entendeu que as provas podem ser remarcadas para outra data que não consta no edital, desde que a mudança não cause prejuízos para a administração pública e à preservação da igualdade na seleção dos candidatos. De acordo com os ministros, a possibilidade pode ser garantida com base no Artigo 5º, inciso VIII, da Constituição Federal. Pelo dispositivo, “ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei”.
 
DIÁRIO DE JULIE
 
Em circulação o livro em forma de plaquete da linda garota Julie Aribaldo de Medeiros Leite, filha do meu sobrinho professor Jairo Leite Júnior e Auda Aribaldo Leite, sob o titulo: “Díário de Alguns Sentimentos”. A pequena escritora é estudante do 5º ano, turma “B” (turno Vespertino), da Escola Centro de Educação Integrada Zona Sul (CEI)  de Parnamirim. A obra ela dedica primeiramente, a Deus e, depois, aos pais que motivaram quando estava sem forças. Também dedica às psicólogas Érica Lucena e Brena Xavier, as quais têm marcado à sua formação humanística. Parabéns, Julie pelo belo trabalho!.
 
PRÉDIO HISTÓRICO
 
Em reunião realizada na manhã de quinta-feira, 26 do mês passado, a Prefeitura de Natal, o Governo do Estado e a Universidade Federal (UFRN) definiram o planejamento para a desocupação do prédio histórico, mas abandonado, no bairro da Ribeira, primeira sede da Faculdade de Direito da UFRN. O prédio está ocupado por cerca de 60 famílias que serão levadas para um espaço provisório na Zona Norte de Natal. O prefeito Álvaro Dias se comprometeu a doar o terreno e a governadora Fátima Bezerra garantiu a construção das casas através da Cehab – Companhia Estadual de Habitação. As casas serão construídas no bairro do Planalto. O terreno que irá abrigar as famílias fica ao lado do Hospital Santa Catarina é o mesmo doado pela Prefeitura à UFRN para instalar o Hospital da Mulher que seria construído pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).Por falta de dinheiro a unidade não será mais construída e a Universidade já iniciou o processo para devolver o espaço para Prefeitura. A Secretaria de Assistência Social (SEMTAS)) vai dar suporte e apoio às famílias, cadastrando-as nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para que tenham acesso aos programas sociais.
 
LIÇÃO DE AUSTERIDADE
 
Quando os políticos falam em “austeridade”, nem de longe pensam em seguir o exemplo do marechal Henrique Teixeira Lott, ministro da Guerra de JK. Em 1955, o deputado Armando Falcão era líder do governo na Câmara e quis subir a serra para visitar familiares em Araras, mas o seu carro quebrou. Ele soube que Lott também subiria a serra e telefonou: “Ministro, o senhor pode me dar uma carona?” O marechal foi logo avisando: “Posso, pois não. Mas só até Petrópolis. De lá o senhor aluga um táxi. A gasolina é do Exército e não posso gastá-la com ninguém de fora...
 
REFORMA ADMINISTRATIVA
 
Apesar de a PEC 32, da reforma administrativa, prever o fim de benefícios somente para futuros funcionários públicos, parlamentares buscam incluir os atuais servidores no texto. E vem ganhando força no Congresso Nacional um movimento para que algumas garantias, como no serviço público. Presidente da Frente Parlamentar da Reforma aposentadoria compulsória, licença-prêmio, adicionais por tempo de serviço (como triênio e quinquênio) e férias de mais de 30 dias (para áreas do Judiciário e Ministério Público) sejam extintas também para quem já está Administrativa, o deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) tem sido porta-voz dessas propostas que ter uma igualdade dentro do próprio serviço público e com a realidade da população brasileira”, defendeu.
 
COMPRA DE VACINAS
 
O Ministério da Saúde estabeleceu os critérios para a compra de vacinas contra a Covid-19. A CNN teve acesso às exigências que serão estabelecidas. Em uma reunião fechada do grupo de trabalho que discute a aquisição e distribuição dos imunizantes, a pasta definiu que os acordos de intenções fechados com as farmacêuticas não obrigam o governo brasileiro a consolidar a compra. Isto é, o acordo prévio não significa um compromisso de aquisição. Entre as orientações que também serão passadas às desenvolvedoras, está a exigência de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), visando à aquisição da vacina pelo governo brasileiro. O Ministério da Saúde definiu, ainda, que as fabricantes devem enviar todas as informações técnicas sobre as vacinas, entre as quais a temperatura necessária para o armazenamento, a logística para transporte e o prazo de validade.
 
OBITUÁRIO 1
 
Faleceu, terça-feira, 24 de novembro, a senhora Teresa Neuma Fernandes, 65 anos, vítima de Covid-19, servidora pública aposentada, no município de Pau dos Ferros, no Oeste Potiguar.  Deixa viúvo o senhor Francisco das Chagas Torres e dois filhos.  Dona Teresa era irmã de Nereuda Silvestre e do pastor Vlademir Caldas, ambos da Assembleia de Deus em Natal. À família enlutada os nossos sinceros sentimentos e os rogos para que o Espírito Santo console a todos.
 
OBITUÁRIO 2
 
Aos 55 anos, morreu quinta-feira, 26 de novembro, o fotojornalista Marcelo Sayão, vítima de uma queda na rua, que provocou traumatismo craniano. Muito querido entre os jornalistas, Sayão trabalhava na agência de notícias Efe, no Rio de Janeiro, onde ocupava a função de coordenador do departamento de fotografia. Começou na profissão ainda no Rio Grande do Norte, no extinto Diário de Natal. Foi para o Rio de Janeiro trabalhar em A Notícia onde, além de fotógrafo era também editor. Em seguida, foi para jornal O Dia, depois para o Jornal do Brasil, seguindo para O Globo e, posteriormente, para a espanhola Efe, quando a agência abriu escritórios no Brasil Profissional consagrado, ganhou o prêmio de Jornalismo Rei da Espanha de Fotografia, em 2001. Sayão participou de exposição fotográfica sobre a Amazônia, em 2018, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que resultou também em livro de fotografias. A mostra “Água e Vida”, composta por mais de 30 imagens registradas por profissionais da Efe na floresta amazônica, homenageou as riquezas do país, ao mesmo tempo em que denunciava as consequências do desmatamento e da seca provocadas pelas mudanças climáticas e a ação do homem. À família o meu respeito. Jornalismo desfalcado.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...O prefeito reeleito de Parnamirim, Rosano Taveira testa positivo Convid-19 e fica no isolamento social;
 
...O Covid-19 continua ativo. O número de infectados em Natal e no Rio Grande do Norte é ascendente. Portanto, continue cuidando da sua saúde, evitando aglomerações. Essa peste do coronavíros não não negocia com ninguém;
 
...Justiça argentina investiga se houve negligência na morte de o seu astro de futebol Maradona falecido na semana passada, vítima de insuficiência cardiorespíratória;
 
...Gasto com a pandemia deve neutralizar economia com a reforma da Previdência até 2030, segundo aponta o Ministério da Economia; e
 
...Brasília - A exigência da prova de vida anual de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspensa até o fim do ano. A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia informou, que publicará, uma portaria  prorrogando à medida.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).