Liliana Borges

19/09/2020 00h06
 
ALCÂNTARA, Lx Factory…
 
Alcântara é uma freguesia do Concelho de Lisboa com aproximadamente 14.000 habitantes. Nas margens da Ribeira foram encontrados vestígios da ocupação humana referente ao paleolítico, período que nossos antepassados começaram a fazer artefactos em pedra lascada, há cerca de 2,5 milhões de anos, ao longo de sua história vários povos habitaram a localidade. 
 
Houve muitos acontecimentos que marcaram a região, entre eles, o terremoto de 1755 que destruiu o Palácio Real de Alcântara. O Marquês de Pombal foi o maior idealizador da reconstrução de Lisboa que lhe conferiu o papel histórico de renovador arquitetônico da cidade, instalou várias fábricas em Alcântara desenvolvendo sua indústria, destacavam-se as estamparias e tinturarias. 
 
No século XIX este setor continuou a crescer formando um dos mais importantes complexos industriais de Lisboa, fixando-se na região renomadas empresas: Companhia de Fiação e Tecidos Lisboense, Companhia Industrial de Portugal e Colônias, Tipografia Anuário Comercial de Portugal, Gráfica Mirandela.
 
Tempo passou, muitas mudanças, fábricas encerram suas atividades, e mais adiante, um grupo de empresários tentaram investir em um empreendimento habitacional para aquela área, mas não estava correlato ao plano diretor da cidade, pois aquele espaço era zona comercial. Como o processo para adequar nova atividade foi bastante demorado, aos poucos, começaram a alugar as edificações para escritórios e assim, ergueu-se o magnífico centro cultural e empresarial, o LX FACTORY.
 
Na atualidade, Alcântara é um dos principais centros de divertimento noturno da Capital Lusitana. Aquelas antigas fábricas foram transformadas em uma ilha criativa por diversas empresas e profissionais de vários segmentos gerando uma dinâmica e atraindo um público diversificado em busca de produtos, serviços, cultura, arte, música, culinária, moda, entre outros…
 
Lx Factory possui cerca de 80 estabelecimentos entre restaurantes, bares, danceterias, cafeterias, docerias, gelaterias, livrarias, papelarias, decorações, antiguidades, móveis, galerias de arte, vestuários, acessórios, souvenir, antiguidades, escritórios, e muito mais.
 
Tudo isto, juntos e separados, com suas ruas ao céu aberto, conservando o aspecto originário do setor industrial, unindo o antigo e o novo ao mesmo tempo, o moderno e o contemporâneo. Inclusive cada espaço graciosamente decorado com esta mistura de características harmonicamente e, ademais com várias obras de arte nos ambientes internos e externos, destacando-se belos grafites ao longo de suas vias. Aliás, o Grupo OPNI que significou “Objetos Pixadores Não Identificados”, originário da periferia de São Paulo se faz presente com sua belíssima arte.
 
Tive a oportunidade de conhecer um pouco do “1300 Taberna”, este restaurante iniciou suas atividades em 2011, decorado lindamente com projeto de Rosarinho Gabriel, Coisas da Terra; sendo seus respectivos proprietários Helena e seu esposo, Nuno Barros, Chef que transformou a cozinha moderna tradicional portuguesa em pratos contemporâneos.
 
Na primeira vez que fui a Taberna com amigas, lá encontramos um ambiente descontraído e agradabilíssimo, tivemos o prazer de degustar “Croquetes de pernil de porco, mostarda de mirtilo, aioli” e “Massa Tenra de lula, maionese de coentros” acompanhados de uma preciosa sangria de espumante. Deliciosoosss!
 
Ficou o gostinho de quero mais, retornei outro dia para almoçar, como entrada: “salada de pera assada, requeijão de ovelha, amêndoas” e; prato principal: “Brás de Bacalhau, lascas de bacalhau grelhado” acompanhados de um delicioso vinho branco. Minha filha preferiu o menu infantil: bolonhesa e de sobremesa, bolo de chocolate com bola de gelado de creme, além de tudo, um excelente atendimento. Sabores indescritíveis! 
 
Cabe observar que o complexo possui momentos diferentes para conhecer e frequentar dependendo de nossa disponibilidade: durante o dia para almoçar ou uma comidinha rápida, passear pelas lojas, visitar as galerias, admirar sua beleza ou apenas tomar um bom café. Durante à noite o ambiente nos convida para jantar, tomar uma bebida acompanhada de amigos, escutar boa música, dançar, paquerar, namorar…
 
E ainda, poderemos chegar a luz do dia e ficar até à noite, com certeza descobriremos muitas coisas interessantes para fazer por lá, o que nossa imaginação permitir. Não poderia deixar de mencionar que no meio de todas estas maravilhas, encontrei os espetinhos brasileiros no “Boqueirão, sabor a Brasil”, voltarei para matar a saudade de nossas delícias.
 
Este é um lugar para visitar várias vezes e conhecer cada canto e recantos com seus preciosos sabores, produtos e serviços; iluminados de sua beleza, arte, emoções, sentimentos, aconchegos, agitos, burburinhos…
 
Lx Factory, onde acontece…
 
Simplesmente maravilhosooooo…
 
Vale muito conferir!
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).