Liliana Borges

12/09/2020 00h02
 
LISBOA, cosmopolita…
 
Lisboa é um misto de história, cultura, arte, poesia, modernidade, preciosos lugares: cantos, recantos e encantos…
 
É a nova cidade cosmopolita da Europa, onde quase todos os países do mundo são representados por aqui. Caminhar nas suas ruas nos deparamos com prédios históricos, bondinhos, o antigo e novo ao mesmo tempo, mistura de raças e diferentes culturas todas unidas. É emocionante passear pela Praça do Comércio, Centro Histórico, Parque das Nações e encontrar gente de várias nacionalidades cantando, tocando, dançando, expressando sua arte. É uma sensação como estivéssemos no meio do mundo, no centro do mundo, todos juntos…
 
Ao longo de sua história, muitos povos deixaram seus registros e vestígios: período neolítico, romano, muçulmanos do norte da África que dominaram em 714 a região e, somente reconquistada pelos cristãos definitivamente em 1147 por D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal. Vários outros acontecimentos merecem destaque como: a Era dos Descobrimentos, séculos XV a XVII; Terremoto de 1755 foi quase toda destruída e reconstruída pelos habilidosos planos traçados do Marquês de Pombal; séc. XIX a Invasão das Tropas de Napoleão e, Partida da Família Real e sua corte para o Brasil. 
 
Mais adiante, em 1879 a Avenida da Liberdade; séc. XIX o centro comercial e cultural passou para o Chiado; no séc. XX proclamada a Primeira República; Revolução dos Cravos em 25 de abril de 1974, passando o país ao regime democrático; em 1985 foi assinado o Tratado de Adesão à Comunidade Econômica Europeia; em 1994, considerada a Capital Europeia da Cultura; em 1998,  inaugurada a segunda ponte que liga a região sul, Vasco da Gama e, a Expo 98 no Parque das Nações com o tema “Oceano” que impulsionaram o desenvolvimento de toda região.
 
Adentrando na atualidade, sua população nos seus limites é aproximadamente 506.892 habitantes, mas sua área metropolitana possui cerca de 2.821.697 (2011), é um dos principais centros econômicos da Europa. Centro político de Portugal, sede do governo e residência do Chefe de Estado. No Aeroporto Humberto Delgado passam por lá mais de 20 milhões de passageiros anualmente.
 
Hoje é um polo turístico a nível global. A World Travel Awards classificou como “Melhor Cidade Destino do Mundo”, como também, “Melhor Destino para City Break”, quer dizer melhor lugar para ficar hospedado em poucos dias. Além disso a Associação Turismo de Lisboa foi considerada “Melhor City Tourist Board”. São os “Óscares do Turismo”, mais de 200 mil profissionais de turismo e o público em geral votaram, critério de escolha entre os concorrentes.
 
O TUK TUK é um meio de transporte bastante interessante para conhecer a bela capital lusitana, apreciar seus encantos, subir e descer suas ladeiras, o centro histórico possui muitas ruas estreitas e rampas ingrimes, pois é conhecida como a cidade das 7 colinas. Estes veículos nos possibilitam chegar aos lugares que outro tipo de locomoção não teria acesso e, ademais, é uma visita guiada por conhecedores de sua história. Tive a primeira oportunidade de fazer o tour com Gabriel Brandão pelos bairros históricos e, posteriormente, ele indicou João Correia, otukdojoao, da empresa Tugatours, ambos excelentes profissionais. É imperdível!
 
Este veículo urbano, talvez o nome mais conhecido seja o “requixó" que originalmente era um carrinho puxado por uma pessoa, muito usado nos países asiáticos. No século XX voltou com motor ou pedais e, na Segunda Guerra Mundial com a escassez do petróleo favoreceu seu retorno como serviço de táxi. Hoje, na Europa, a maioria é elétrico e ecológico, adaptados para o setor do turismo com estilo moderno e confortável, com bancos almofadados e capotas que podem ser removidas de acordo com o clima, pode-se dizer que seria uma motocicleta mais potente com extensão para passageiros e, assim possibilitar transportar várias pessoas.
 
Enfim sua vasta história não cabe dentro de um pequenino artigo, mas irei escrever sobre seus bairros centenários fazendo uma viagem no tempo e retornando aos nossos dias; seu povo, seus costumes, sua culinária, sua arte, burburinhos e agitos….
 
Lisboa é entrar em um livro de história e passear dentro dele, ao vivo e a cores!
 
LISBOA sua lindaaa!
 
Muitos Encantos…
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).