Claudino Leite

01/09/2020 00h03
 
 
PARE E REFLITA...
 “E conhecereis a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:32).
 
PROCURA-SE UMA IGREJA!
 
Sim, procura-se uma igreja, a qual use a Bíblia Sagrada do jeito que era usada no passado como revelação de Deus. Aliás, uma Bíblia tradicional e fiel, e não com as publicações "à la carte" (bíblia para idosos, para jovens, para empresários, etc.). Não importa que tenha capa preta e letras de tipos antigos. Não importa que uma ou outra palavra precise ser consultada no dicionário. Afinal, a Bíblia deve servir também para aprimorar os conhecimentos de seus leitores. Que use o Santo Livro acreditando nele. Confiando em seus escritos, linha por linha, letra por letra. Que creia em sua inerrância e em sua total confiabilidade . Que a use no púlpito, não por pretexto para eventos sociais, políticos ou comerciais, mas como Palavra de Deus, revelação divina para todos os povos. Procura-se uma igreja que tenha púlpito. Sim, porque o tablado das igrejas tem abrigado toda sorte de coisas, menos um púlpito. Lá encontram-se baterias, guitarras, pandeiros, atabaques, porta-microfone, câmeras, luzes, castiçais de Israel, óleos de Jerusalém, cartazes comerciais, "links" ao vivo para televisão e internet, mas dificilmente se encontra um púlpito. Para aqueles que não estão familiarizados, púlpito é aquele móvel que os pastores antigamente usavam para colocar as suas bíblias e pregar o evangelho. Usualmente, era colocado no centro da plataforma, numa disposição que alcançasse a todos os presentes, ou mesmo em um dos lados, no alto. O lugar era mais ou menos a quele onde estão os "levitas" ou os animadores do auditório "gospel". Encontram-se muitos desses móveis antigos nos "museus eclesiásticos". Procura-se uma igreja com templo. Não precisa ser um grande templo, nem um pequeno santuário. Não precisa ter torre, relógio e cruz, nem tampouco ter um órgão elétrico ou mesmo um piano de cauda. Apenas um templo, um lugar reservado para adoração a Deus, onde as pessoas se consagrem para a oração, a meditação, o respeito e a dedicação ao Pai Eterno. Geralmente encontram-se ex-templos onde hoje estão casas lotéricas, açougues, mercados ou agências bancárias, por que as igrejas que usavam acabaram por alugar grandes auditórios, fábricas, pizzarias ou ginásios esportivos. O templo tornou-se tão obsoleto quanto a adora&c cedil;&a tilde;o tradicional sagrada. O templo não comportava a "aeróbica cristã", que faz com que os participantes suem tanto quanto uma boa aula de ginástica. Afinal, procura-se uma igreja que tenha um templo, seja de tijolos, de barro ou de bambus, mas que seja "Casa de Oração", lugar de adoração, de reverência, de alegria espiritual, de encontro com Deus. 
 
POLÊMICA: MALAFAIA E PRISCILA
Sempre irônico, o pastor Silas Malafaia da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, no Rio de Janeiro, repreendeu publicamente a cantora Priscilla Alcântara, por seu posicionamento em defesa do aborto no episódio da menina capixaba de apenas 10 anos de idade, que engravidou após ter sido estuprada por um parente. A polêmica se instalou quando a cantora usou sua conta no Twitter, criticando cristãos que se posicionaram contra o procedimento de interrupção da gravidez,  “O crente (incluindo eu) precisa urgentemente rever as priorid ades do Evangelho. Fanatismo religioso mata”, desabafou Priscilla Alcântara. “E meu ímpeto não pode matar a minha sabedoria. Mas, eu juro que vou dar a minha vida pra que Cristo e o amor sejam representados devidamente. E quando eu estiver fazendo besteira, que Cristo me repreenda”, acrescentou.
 
CONVERSÃO DE ANA PAULA
A ex-Miss Bumbum do Distrito Federal e musa no Carnaval de São Paulo, Ana Paula Souza – que hoje é casada e tem como nome Ana Akiva – se converteu ao evangelho e foi consagrada pastora em 2018, em São José dos Campos (São Paulo). A conversão aconteceu em maio de 2015, mas só agora ela decidiu tornar público o seu testemunho de fé. Durante esses cinco anos, Ana viveu no anonimato com seu marido e seus dois filhos, sem contato com o meio artístico, cursando Serviço Social, meditando e estudando a Palavra de Deus. “Deus me transformou, mudo u a minh a vida e agora tenho novos propósitos. Me arrependo muito de tudo o que fiz e da exposição tão apelativa que tive. E não sinto falta de nada daquela época. Tudo ficou no passado, não quero mais ser lembrada como modelo. Sinto vergonha disso, rasguei minha faixa de Miss Bumbum logo depois da minha conversão, foi libertador, sou uma nova mulher”. Envergonhada das polêmicas que se envolveu, ela lembra que no início da conversão era difícil entender por que tinha aceitado passar por tudo aquilo e como teve coragem de se expor tanto, uma vez que a Bíblia Sagrada diz que o corpo é templo do Espírito Santo. Convidada por um casal de amigos, começou a frequentar igrejas em Goiânia/GO, onde morava, e desde então se tornou evangélica.
 
CONSELHOS RELIGIOSOS
Milhões de católicos e evangélicos estão usando a Internet para se aconselhar com padres e pastores, assistir a missas e cultos, tirar dúvida sobre a doutrina cristã, fazer cursos e até acender velas. Como esse novo espaço para o exercício da religiosidade está mudando a relação dos fiéis com as igrejas e sua visão de fé.
 
A VIDA É ASSIM...
“Na terra somos forasteiros” diz a letra a bela canção do hinário presbiteriano. A vida é uma passagem, mas a AMIZADE é um Fio de Ouro, que só se quebra com a morte. Você sabe? A infância passa, a juventude passa, a velhice a substitui, a morte a recolhe. A mais bela flor dos que ornamenta os jardins perde sua beleza. Porém, uma AMIZADE fiel, dura para a eternidade, viver sem amigos é morrer sem deixar lembranças.
 
DIDI, O PRÍNCIPE ETÍOPE
No livro de Juca Kfouri  “Enciclopédia do Futebol”, edição de 1963, faz o relato curioso sobre  “Didi, o craque da seleção brasileira, bicampeão do mundo 58/62, na Suécia e no Chile, respectivamente. Um dos melhores e mais elegantes meio-campistas da história do futebol. Didi era especialista em bolas paradas. Seu nome de batismo era Seba sti&atil de;o Pereira do Nascimento  - O Príncipe Etíope  - apelido dado pelo teatrólogo Nelson Rodrigues. Didi trocou a primeira companheira por Guiomar, causando  espanto a sociedade puritana e preconceituosa. Porém, inspirava até mesmo o teatrólogo no amor febril por Guiomar. Guiomar Batista era uma linda mulher, nos anos 1950, mulheres lindas se chamavam Guiomar, cantora de alguma fama. Surgia vestida de odalisca num, programa apresentado por Ary Barroso, na  Rádio Tupy do Rio de Janeiro, que, platonicamente, era apaixonado por ela. Dependia de Guiomar, a paz de Didi para enfiar lançamentos primorosos e exuberantes ou cobrar faltas em folha seca, chute de efeito em que caía devagarinho como um papel preguiçoso em curvas que enganava o goleiro vencido. “Didi sem Guiomar é um problema de segurança nacional “, apelava Nelson Rodrigues. Guiomar morreu em fevereiro de 20 01, um m ês depois do seu criolo como chamava, ciumenta, possessiva. Em uma excursão do Botafogo, rasgou os ternos de Didi, por causa de uma fotografia dele – do time – com dançarinas no México”. Didi, faleceu, em 12 de outubro de 2002, vítima de câncer no Hospital Universitário do Rio de Janeiro, sendo sepultado no Cemitério São João Batista. Portanto, o Didi, o Príncipe Etiope marcou época no futebol.
 
IMUNIDADE PARLAMENTAR
A deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD-RJ) só não foi presa, com seus cinco filhos e uma neta, porque é deputada e tem imunidade parlamentar. Olhe mesmo para que serve a tal imunidade. Apontada como mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, e até acusada de já ter tentado acabar com a vida dele oito vezes, Flordelis para ser presa será preciso que a Câmara dos Deputados casse o mandato dela. A cantora gospel só seria presa se fosse pega em flagrante, o que não ocorreu. O partido dela, o PSD, já suspendeu a filiação da deputada e vai entrar com um processo de expulsão do partido. Por enquanto ela vai ganhando tempo até para fugir. Entretanto , a lei da semeadura, segundo às Santas Escrituras é irreversível.
 
PRÓ-TEMPORE
Ex-alunos da Escola Industrial, ETFRN, Cefet e agora IFRN participaram de uma mobilização em Natal, protestando contra a nomeação, pela presidência da República, do reitor pró-tempore professor Josué Moreira,que foi empossado no cargo sem ter participado da eleição. Os estudantes alegam que o movimento é apartidário e reclamam, também do fato de não estarem tendo aulas online. Lá se vão cinco meses sem es tudar.
 
DIA NACIONAL DO LUTO
Deu na coluna Ancelmo Gois de o jornal o Globo: “O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional instituiu dia 27 de agosto, como o Dia Nacional do Luto da Advocacia Brasileira. Ocorreu em 27 de agosto de 1980, o brusco atentado à sede do Conselho Federal da OAB, sediado no Rio de Janeiro, que matou a secretária da presidência Lyda Monteiro da Silva. A carta-bomba aberta pela secretária era endereçada ao então presidente da entidade, Eduardo Seabra Fagundes, em clara tentativa de intimidar a OAB na luta contra a ditadura a favor da democracia.
 
NEOLIBERALISMO
Para os professores de economia da USP, basta ter um mínimo de isenção para constatar a falência da blindagem tão arquitetada pelo neoliberalismo da área econômica, sob o comando do ministro Paulo Guedes. É impossível uma nação de profundas desigualdade social não suprir o papel com o estado, sob pena de desencadear a inquietação social, algo mais forte, às vezes, do que o capital que está nas mãos de poucos.
 
LUDIMILLA, A NOVA REITORA
O presidente Jair Bolsonaro anunciou durante a solenidade de entrega de um conjunto habitacional em Mossoró, região Oeste do Estado, o nome da nova reitora da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA). Será a professora Ludimilla Oliveira, que ficou na terceira colocação na disputa pelo comando da instituição. No pleito, que ocorreu no dia 15 de junho, Ludimilla Oliveira somou 18,33% dos votos. Ela foi superada pelos professores Rodrigo Codes, que teve 37,55%, e Jean Berg, com 24,84%.
 
FUNDEB PERMANENTE
Com 79 votos favoráveis no primeiro e no segundo turno de votações, o Senado Federal aprovou a proposta de emenda à Constituição que torna permanente o FUNDEB e aumenta seu alcance.  Não houve votos contrários ao texto que entrará na Constituição como a Emenda 108. Ao iniciar a sessão remota, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que a reunião era histórica para o país. A PEC 26/2020, será promulgada pelo Congresso Nacional. O FUNDEB é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profiss ionais da Educação. Criado em 2007, de forma temporária, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEP), o FUNDEB é uma das principais fontes de financiamento da educação no país. A PEC aumenta em 13 pontos percentuais a participação da União nos recursos destinados ao Fundo. O texto ainda altera a forma de distribuição dos recursos da União entre os estados.
 
DEMITIDOS NA PADEMIA
Empresa pública do Ministério de Ciência e Tecnologia, a Finep decidiu demitir funcionários idosos em plena crise da pandemia de Covid-19. A alegação é que atingiram a “idade-limite”. Os primeiros cinco demitidos, quatro deles analistas muito experientes, têm de 75 a 82 anos de idade. A Folha de São Paulo procurou na Finep em Brasília, objetivando  entender o porquê das demissões, mas mandaram, à sua sede, no Rio de Janeiro. Ali, não havia vivalma. “Todos em home office”, disseram na portaria. E incomunicáveis.< /b>
 
EX-GOVERNADOR DO RN
Por decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Jorge Mussi, o processo judicial que envolve o ex-governador, Fernando Freire, que chegou a ficar preso de forma antecipada por quase quatro anos  no quartel da Polícia Militar de Natal foi anulado, por utilização de provas nulas de interceptação telefônica. O processo voltará para o 1º grau para novo julgamento e beneficiou o ex-chefe do governo norte-rio-grandense.
 
OBITUÁRIO
Luto na Assembleia de Deus Potiguar.Faleceu, na manhã de quarta-feira, 26 de agosto último, na Guiana Francesa, o ex-pastor da Igreja Assembleia de Deus nas cidades de Acari e São Gonçalo do Amarante, deste Estado, Gilmar Xavier dos Santos, 65 anos, vítima de insuficiência respiratória e pulmonar. O missionário pentecostal estava pastoreando uma igreja pentecostal em terras francesas desde a década de 90. Minhas condolências à família enlutada nesta hora de pesar e separação. Que Deus o receba de braços aberto no Reino Celestial.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Palmas! Vão para a linda garota Giovanna Dias de Albuquerque (Gigi), filha da minha cunhada Ana Priscila e Raniere Nunes de Albuquerque, que sexta-feira, 28 de agosto, festejou idade nova. Desejo-lhe que seus dias sejam longos, alegres, prósperos e abençoados por Deus;
 
...O prefeito de Natal, Álvaro Dias foi o 3º prefeito de capital mais popular nas redes sociais durante a pandemia< /span>;
 
...O pré-candidato a prefeito da cidade de Montanhas (RN), Ramalho fecha a chapa com o dentista Jandson Costa, correto e venturoso profissional de saúde no município, filiado ao Avantes, nas eleições de novembro vindouro;
 
...Fora de forma, o craque Ronaldinho Gaúcho levou seis meses para aplicar um drible nos paraguaios e retornar ao Brasil;
 
...A população do Brasil passa de 211,7 milhões de habitantes, estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
 
...Nem tudo são conquistas para a direção dos Correios e Telégrafos nessa greve. Nesta paralisação, mais de 100 empregados ocuparam (alguns acampam) o pátio do maior centro de distribuição da estatal, em Indaiatuba, perto de Campinas (SP), e prometem sair só após demanda atendida; e
 
...O Brasil tem 120.025 mortes por conronavírus confirmadas até às 13 horas, de sábado 29 de agosto, aponta levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados fornecidos das secretarias estaduais de saúde. Lamentável!

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).