Claudino Leite

25/08/2020 07h30
 
Política e ética nas igrejas de hoje
 
PARE E REFLITA...
" Que tem a morte de feia? Branca virgem dos amores, toucada de murchas flores, um longo sono nos traz; e o triste que em dor anseia, talvez morto de cansaço, vai dormir no teu regaço como num claustro de paz!"(Casimiro de Abreu, poeta brasileiro da segunda geração do romantismo).
 
POLÍTICA E ÉTICA NAS IGREJAS DE HOJE
As novas gerações emergentes desconhecem que, outrora os políticos, na melhor das intenções, ignoravam a importância da força dos evangélicos. Frequentemente, ocorria até fato pior: as maledicências e inverdades, quando partia do clero execravam os “protestantes”, apontando-os como inimigos. Praticantes do charlatanismo e exploradores da ingenuidade dos humildes, em tempos passados. No século XXI, quando somos parcela marcante da sociedade brasileira, os políticos deixaram de no s ignorar. Pelo contrário, passaram a assediar alguns pastores, procurando corrompê-los de todas as formas. E, lamentavelmente, muitos cedem às tentações. Por exemplo, trocam favores por votos, como se essa pratica não atentasse flagrantemente contra a ética.  À luz do Direito isso constitui crime.  Por vezes, os crentes se recusam a compor “currais eleitorais”. Os candidatos evangélicos derrotados, ao se aperceberem do fracasso das urnas, reagem de maneira antiética, contrariando os ensinamentos bíblicos e doutrinários. O fato ocorre entre eleitores evangélicos e candidatos derrotados. A comunidade cristã, ignorada, ofendida, humilhada e perseguida, sem dúvida, passa a ser uma legião de votantes disput adíssima, adquiridos a peso de ouro. A maldade se propaga comprometendo a vitalidade espiritual da unidade órganofuncional das igrejas cristãs, lembrando uma enfermidade insidiosa e progressiva. Infelizmente, há evangélicos que só votam se seu apoio for comercializado. O valioso direito de influir na escolha de seus governantes do país é tolhido, perdendo a dignidade, nivelando-se aos inescrupulosos balcões de negócio. As igrejas evangélicas poderiam até promover campanha contra essas insuportáveis distorções. A maioria do segmento evangélico não pactua com os responsáveis por esse quadro, não merecem ser confundida com os maus exemplos. Louve-se que, mesmo fora da Seara Evangélica “latu senso” existem eleitor es éticos e conscientes, que pautam suas vidas dentro dos preceitos cristãos. Alguém diria, contraditório?  Portanto, esperamos que o nosso alerta sirva de reflexão aos tolerantes e apáticos com relação às infiltrações deletérias na comunidade cristã, a exemplo do que ocorreu com as sete igrejas da Ásia Menor, atualmente a Turquia. O que havia entre essas igrejas era o espírito de tolerância com as falsas doutrinas (os nicolaítas, a idolatria, etc). Contextualizando e considerando a evolução nos dias de hoje, a política partidária e mesmo a religiosa são importantes, entretanto a prioridade é Cristo – primeiro amor.
 
BOAS MANEIRAS
Não vás para onde não foste convidado; Não te metas no que não te diz respeito; Não abras a geladeira na casa alheia; Não telefones depois das 10 horas da noite; Não visites na hora das refeições; Não entre nos quartos na casa de outras pessoas; Não fale alto com as pessoas em público. Cumprimente o seu próximo, como um bom dia, com licença, por favor; respeite os idosos, eles merecem afeto, carinho e ternura; Seja cavalheiro, cordial com as pessoas; “Bem-aventurados os que têm fome e se de justiça, porque serão fartos”; e Ninguém sabe que o amanhã o espera.
 
O TEMPO
É como um rio. Você nunca poderá tocar na mesma água duas     vezes, porque a água que já passou, nunca passará novamente. Aproveite cada minuto de sua vida e lembre-se: Nunca busque boas aparências, porque elas mudam com o tempo. Não procure pessoas perfeitas, porque elas não existem. Mas busque, acima de tudo, um alguém que saiba o seu verdadeiro valor.Tenha quatro amores: Deus, a Vida, a família e os amigos. Deus, porque é o dono da vida; a vida porque é curta; a família porque é única e os amigos porque são raros!                 
 
FIÉIS DO LUCRO
Se você é um empresário em dificuldades, tome nota. Há, no Brasil, um grupo de homens de negócios que tem uma receita bastante heterodoxa a fim de encontrar o caminho da prosperidade: aceitar a Palavra de Deus. Os menos religiosos vão achar estranha essa mescla pragmática de fé e capitalismo. O grupo é grande, unido e rico. Ele se reúne sob a bandeira da Associação dos Homens de Negócio do Evangelho Pleno (ADHONEP). É mais uma forma encontrada da pregação do Evangelho. Segundo o presidente da entidade. Osmany Soares de Oliveira, em Natal, a ADHONEP se reúne às quintas-feiras, em auditórios confortáveis de hotéis luxuosos da cidade, por&eac ute;m em virtude da Covid-19 do coronavírus as reuniões presenciais estão suspensas momentaneamente. 
 
CAFÉ DA ORAÇÃO
Uma tradição de décadas nos Estados Unidos - o Dia Nacional de Oração recebe, anualmente, o presidente americano, independentemente do partido político – para uma manhã de oração e confraternização junto a líderes religiosos. Agora, o evento está sendo esboçado por lideranças evangélicas e empresariais para ser realizado no Brasil. Afinal, nunca orar mais mal, especialmente, nesse mundo turbulento e ardente em chamas.
 
NORDESTE EVANGÉLICA
A Rádio Nordeste Evangélica, prefixo FM 92.5, sob a jurisdição da Fundação Eurico Bergsten da Assembleia de Deus, neste Estado, promoveu um culto virtual sábado, 22 de agosto,  festejando 25 anos, isto é, Bodas de Prata, que tornou-se evangélica, pregando a Palavra de Deus. Parabéns, os que fazem a emissora das “Boas Novas”.
 
BETEL
O Instituto Betel de Ensino Superior, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa  (PB) deu início as suas atividades em 1963, através da missão Americana Springfield, tendo à frente a  missionária brasileira Lídia Almeida. É reconhecido no Brasil e exterior pela qualidade e seriedade de seu trabalho. O Betel em seus 56 anos tem a finalidade principal a ordenança divina "Fazer Discípulos".
 
DENOMINAÇÕES CRISTÃS
 O Instituto é aceito pelas denominações cristãs: a Convenção Nacional das Assembleias de Deus, Igreja Batista Renovada, Associação dos Seminários Teológicos Evangélicos, órgão que fiscaliza e auxilia os seminários no Brasil. Em toda a sua história Deus tem confirmado a unção sobre a Família Betel, com a formação de 70.000 alunos. Estudantes que hoje atuam como Pastore(a)s, Missionário(a)s , Professores de Crianças, e professores de outras áreas como Médico(a)s, Engenheiro(a)s, entre outros, que sabiam de seu chamado e prepararam-se para ministérios específicos. O segredo desse sucesso está baseado na contratação do seu corpo docente, empenho da coordenação pastor Ronald Silva Lima, da direção da professora. Lílian Souza e reitor pastor Cherloques Souza e, principalmente, a confiança em Deus.
 
BÍBLIA PELO MUNDO
 Segundo a Sociedade Bíblica no Brasil (SBB), no ano de 2019,  cerca de 50 línguas ganharam tradução completa da Bíblia Sagrada. Atualmente, cinco bilhões de pessoas falam idiomas que têm versão integral das Sagradas Escrituras. Sem dúvida, a palavra de Deus é um manancial de conforto e conselho. Ninguém sai de suas páginas    sem receber o bálsamo e o conforto que alivia as dores da alma.
 
PRÉ-CANDIDATO
Filiado ao Republicanos, dono da revista Aliança, diácono Antônio Júnior, membro atuante da Igreja de Cristo de Natal, anuncia pré-candidatura a vereador nas eleições de novembro, podendo fazer a diferença para representar o povo da capital potiguar, notadamente o segmento evangélico.
 
MISS BRASIL 2020
A gaúcha de 27 anos de idade, Julia Gama, 1,76m foi aclamada quinta-feira, 20 de agosto último, Miss Brasil 2020. A cerimônia de “pose” ocorreu, sob o comando de Roberto Macêdo, Diretor do Concurso do Miss Brasil, sendo transmitida pela Soul TV, YouTube, além de outras redes sociais da organização Winston Ling novo franqueador de Miss Universo. Julia Gama irá para representar o Brasil no concurso de Miss Universo 2020, que será sediado no primeiro trimestre de 2021, nos Estados Unidos. Além da beleza de Julia, atua como atriz e modelo e fala fluentemente quatro idiomas, reunindo todos os requisitos para participar do concurso.  Por conta da pandemia, o concurso da beleza fo i substituído por vídeo gravado e divulgado na Internet. A coroação aconteceu sem plateia e apenas com presença da Miss Brasil 2019, Elis Mieli.
 
TANCREDO E FAFÁ
Na campanha das diretas, em 1984, o governador mineiro Tancredo Neves comparecia aos comícios sempre acompanhado do chefe do gabinete militar, o coronel PM Paulo Duarte. Certa vez, em Fortaleza, à saída do palanque, o cuidadoso coronel meteu Tancredo dentro do carro e, ao perceber que, perto, a cantora Fafá de Belém tentava se livrar do assédio dos fãs, empurrou-a também para o interior do automóvel e mandou o motorista partir em disparada. Encontraria o carro adiante, estacionado. Tancredo e Fafá conversavam, às gargalhadas. Tancredo abriu o vidro: “Coronel, se o senhor não fosse da PM, eu lhe promovia a general!”
 
BRIGA INDIGESTA
Apesar do encontro recente, segue estranho o clima indigesto entre o ministro da Economia, Paulo Guedes e do Desenvolvimento Econômico,o potiguar Rogério Marinho. Na Economia, acham o chefe do Desenvolvimento Regional “alinhado demais” à Câmara dos Deputados, onde atuou.
 
MELHORES INSTITUIÇÕES
A Universidade Federal  (UFRN) foi listada como uma das melhores instituições de ensino superior do mundo pelo World University Rankings, para o período  2020/2021. A UFRN foi apontada ainda como a 4ª melhor do Nordeste e alcançou a 25ª colocação no Brasil, de um total de 57 instituições brasileiras avaliadas. Entre as duas mil instituições do mundo que entraram no ranking, a UFRN foi a única instituição do estado listada, ficando na 1.022ª colocação mundial e pontuando 70.2, em uma escala que vai até 100 pontos. No contexto regional, ficou em 4° lugar, atrás apenas das Universidades Federais de Pernambuco, Ceará e Bahia.
 
OBITUÁRIO 1
Morreu, terça-feira, 18 de agosto, o servidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Raimundo Quirino da Costa Júnior. Ele foi o quarto servidor do legislativo estadual a perder a vida para a Covid-19. O funcionário do setor financeiro da Casa Legislativa  se sentiu mal, desde uma semana atrás do falecimento. Há três meses, como relatou familiares, coincidentemente há três meses Quirino havia perdido a esposa Mônica. Na sessão remota da Assembleia Legislativa, o presidente Ezequiel Ferreira, em nome dos 24 deputados, prestou solidariedade à família enlutada.
 
OBITUÁRIO 2
“Preciosa é a vista do Senhor a morte dos santos”.Partiu para a eternidade o presbítero da Assembleia de Deus, no bairro das Quintas, José  Edivan Monteiro de Oliveira, 61 anos, na terça-feira, 18 de agosto, vítima da Convi-19. O sepultamento   ocorreu no Cemitério Público do Bom Pastor em Natal. Meus pêsames à família enlutada.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
... Palmas!  Para o meu ex-diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-RN), advogado Cyrus Benavides, que rasgou a folhinha, terça-feira, 18 de agosto, sendo muito cumprimentado pelos amigos e familiares. Auguro que seus dias sejam alegres, longos e prósperos. Parabéns!;
 
...Durante a visita do presidente Bolsonaro em Mossoró, região Oeste do Estado, sexta-feira, dia 21 passado, os bolsonaristas vaiaram a prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini. Mas, o presidente abraçou a prefeita. Apoiadores e apoiado não estão falando a mesma língua na terra de Santa Luzia;
 
...Publicado na edição de sábado, 15 de agosto do Diário Oficial do Estado, o decreto do governo que prorroga por mais 30 dias a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual no Rio Grande do Norte;
 
...Ótima Notícia: Vacina contra Covid-19 da Johnson & Johnson será testada  no Estado do Rio Grande do Norte; e
 
...A Câmara dos Deputados reverte votação do Senado e mantém veto do presidente Jair Bolsonaro a reajuste salarial dos servidores públicos. O destino do governo quem paga o pato é o funcionalismo público;

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).