Claudino Leite

04/08/2020 08h18
                                     O PODER DA MÍDIA
 
 
PARE E REFLITA...
“Regozijai-vos na esperança. Sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes” (Romanos 12:12).
 
                                     O PODER DA MÍDIA
O Brasil é uma república federativa constituída por três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário; a imprensa representa o quarto poder, destarte, influencia, o modus vivendi dos cidadãos.  A Mídia e as redes sociais sem sombra de variação, tem a sua parcela de responsabilidade pelo quadro nebuloso que atravessa a nação brasileira. Usufruindo, por vezes, das vantagens do progresso, por meio da informática, que tornou o mundo globalizado, nesta pátria amada e idolatrada, age, salvo exceções, de conformidade com os interesses de uma minoria elitizada, uma vez que, as versões e qualquer notícia são divu lgadas d e forma efetiva e distorcidas à população. Os jornais policiais atraem de maneira sensacional, a todo vapor, a grande massa, pela curiosidade elevada de pessoas das classes sociais menos favorecidas, que se deleitam com notícias catastróficas. Esta forma de agir e ações demagógicas governamentais incentivam os eleitores a elegerem políticos inoperantes. Comentaristas políticos comprometidos com o governo (não são todos), haja vista as concessões (rádios e TVs), atuam sempre em prol do governo, com o seu beneplácito. Assim sendo, os meios de comunicação deixam de cumprir, fielmente, a sua função precípua de informar, e ducar e promover o entretenimento. Enfim, precisamos lutar dentro de um contexto democrático, procurando, a todo custo, sobretudo através do Congresso Nacional, mudar esse cenário anacrônico e viciado que abala a estrutura econômica, social, educacional e política brasileira.  É urgente uma Reforma Política. Obviamente, o importante é não radicalizarmos essa luta, visto que o radicalismo é danoso, tende a desmoronar, isola as pessoas, intercepta o diálogo entre os grupos sociais, as comunidades profissionais, políticas, religiosas e familiares. Esse panorama levou o saudoso ex-presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy a proclamar: “Se a sociedade livre não conseguir salvar os muitos que são pobres, não poderá igualmente salvar os poucos q ue s&ati lde;o ricos”. Em se tratando de uma Mídia autêntica, comprometida com a veracidade da informação e da formação, este jornalista não poderia jamais omitir o nome de um grande gênio da comunicação - Marshall Mac Luhan, do século passado. Afinal, quem foi este notável personagem de tão elevada cultura?  Herbert Marshall McLuhan (Edmonton, 21 de julho de 1911 - Toronto, 31 de dezembro de 1980) foi um destacado educador, intelectual, filósofo e teórico da comunicação canadense. Conhecido por vislumbrar a Internet quase 30 anos antes de ser inventada, é famoso também por sua máxima “O meio é a mensagem ” e por ter cunhado o termo “Aldeia Global”. McLuhan foi um pioneiro dos estudos culturais e filosóficos das transformações sociais provocadas pela revolução tecnológica, através do computador e das telecomunicações.
 
FILADÉLFIA, A IGREJA AMOROSA
“Eis que venho sem demora. Guarda o que tens para que ninguém tome coroa” (Apocalipse 3:7-13).  Estas palavras foram dirigidas à Igreja de Filadélfia, quando o apostolo João estava solitário na Ilha de Patmos, na Ásia Menor (atualmente Turquia), o qual teve a exuberante visão e escreveu o livro do Apocalipse. Filadélfia significa amor fraternal. Essa igreja caracterizava-se pelo amor entre os irmãos. Era pobre materialmente, mas rica espiritualmente. Podemos considerar dois tipos de testemunho cristão: o testemunho pessoal e o testemunho coletivo. A igreja é a comunidade de salvos. Cada salvo dá testemunho pessoal e a comunidade dá testemunho coletivo. Jesus definiu o testemunho coletivo do seguinte modo: "Nisto conhecerão todos que s ois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros"(João 13:35). Nas cartas às sete igrejas da Ásia, há promessas pessoais para os vencedores. A igreja em Filadélfia recebeu também uma promessa coletiva: "Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra." (Apocalipse 3:10). Filadélfia, a igreja amorosa, será guardada da grande tribulação. Que o Espírito Santo nos ajude a amar a todos, principalmente aos irmãos, pois esse é um passaporte para ser arrebatado e não passar pela grande tribulação que está para vir. É uma questão de fé.
 
INDEPENDENTE
A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil é uma igreja que tem suas raízes na Reforma Protestante do século XVI, que teve como o seu precursor o monge Martinho Lurero,  com orientação calvinista. Foi fundada em 31 de julho de 1903, por um grupo de sete  pastores liderados pelo  reverendo Eduardo Carlos Pereira
Na última sexta-fe ira, dia 31 passado, a Igreja Presbiteriana Independente completou 117 anos de fundação. Os outros seis pastores que deixaram o sínodo da então Igreja Presbiteriana do Brasil para organizar o Presbitério Independente. Em Natal, a Indpendente é sediada num prédio na Rua João Pessoa, 259 – Cidade Alta, conservando a fac hada ant iga  da beleza arquitetônica, sob a liderança do pastor Cléber Nobre de Queiroz. Parabéns, presbiterianos independentes!
 
ORDEM DOS PASTORES
O presidente da Ordem dos Pastores de Natal (OPEM), reverendo Miguel Arcanjo Soares, da Igreja Missão Pentecostal do Brasil, conclama os demais pastores da igrejas evangélicas coirmãs para efetuar uma campanha de oração em prol do Brasil, pelas vítimas da Covid-19, que têm ceifados muitas vidas.
 
ANO COMPROMETIDO
O secretário de Educação do Estado, professor Getúlio Marques, anunciou: apesar da Educação estar cuidando dos protocolos para as áreas pedagógica, normativa e de biossegurança, se preparando para a volta às aulas, o retorno dos estudantes às escolas ainda está longe. “As aulas não foram suspensas, estão acontecendo por meios eletrônicos e via material impresso enviado para as comunidades rurais. O ano está comprometido, mas não perdido. Estamos fazendo todos os esforços para que não se perca o ano letivo de 2020”, afirmou o secretário. Segundo Getúlio, a Secretar ia est&a acute; trabalhando com ciclos, e no retorno às atividades presenciais fará avaliações de nível de cada aluno, um trabalho de nivelamento e demais análises para assegurar a regularidade dos conteúdos.
 
MOVIMENTAÇÃO DE SERVIDORES
O Ministério da Economia alterou as regras de movimentação de servidores e empregados públicos entre os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta, fundações e autarquias, incluídas as empresas públicas e sociedades de economia mista. A Portaria Nº 282, publicada na última sexta-feira, 31 de julho findo define as regras. De acordo com elas, haverá duas modalidades de movimentação: indicação consensual  e processo seletivo. Na indicação consensual, os órgãos e entidades interessados s&ati lde;o pa rceiros na movimentação do servidor. Eles acertam os termos e prazos e, após a concordância do servidor, o pedido é feito pelo dirigente da área de gestão de pessoas. Depois de analisar se os requisitos básicos forem preenchidos, cabe ao Ministério da Economia autorizar a movimentação.
 
ATENDIMENTO À POPULAÇÃO
Durante a pandemia, a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), ampliou uma série de ações voltadas para a população em situação de rua. Foram instalados nesse período, quatro novos abrigos provisórios, para que esse público se mantivesse em distanciamento e isolamento social. Os abrigos provisórios nas escolas municipais Celestino Pimentel e Santos Reis funcionam 24h. E a SEMTAS já trabalha para implementar um abrigo 24h definitivo, quando as aulas presenciais na rede municipal de Educação forem retomadas.
 
PAGAMENTO DO IPVA
O Governo do Estado publicou decreto autorizando a Secretaria Estadual de Tributação a modificar o calendário de pagamento do IPVA 2020, objetivando dar mais prazo para o pagamento sem multa.O decreto se baseia nas “dificuldades enfrentadas pelos norte-rio-grandenses em decorrência do estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)”, e aponta que “a prorrogação de que trata o caput aplicar-se-á ao saldo remanescente do IPVA em curso, não conferindo qualquer direito a restituição ou compensação das importâncias já pagas”. A expectativa é que o novo calend& aacute;r io inclua datas ainda de 2020 (ou seja, o pagamento não será adiado para o ano que vem). As novas datas serão divulgadas pela SET.
 
JURINHA, O VICE-PRESIDENTE
O professor aposentado do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal (UFRN), ex-chefe de gabinete da Reitoria, Jurandyr Navarro da Costa, na intimidade Jurinha, por vontade de todos, será o novo vice-presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, no lugar do jornalista Paulo Macedo, falecido recentemente. Um nome de melhor tradição intelectual, deste Estado. Escolha acertada dos imortais acadêmicos.
 
MISSÃO ESPACIAL
A Agência Espacial Norte-americana (NASA), lançou mais uma missão espacial, visando explorar o planeta Marte. O foguete que cruza a atmosfera rumo ao planeta vermelho leva o robô Perseverasse para buscar vestígios de vida fora da Terra. O moderno equipamento chegará em solo marciano em 18 de fevereiro de 2021. Então, começará o trabalho de buscar na superfície e também no subsolo de um antigo lago algum material biológico. O Perseverasse conta instrumentos de ponta que podem detectar matéria orgânica, analisar a composição das rochas e do solo, além de permitir o mapeamento da composição quími ca em um nível de precisão jamais realizado.Durante a missão, o robô irá coletar amostras de solo que devem ser coletadas e trazidas para a Terra em futuras missões espaciais. Até hoje, nenhum material marciano foi enviado de volta para que estudos sejam realizados. A Nasa enviou também uma espécie de drone espacial que poderá voar em Marte. Essa será a primeira vez que um equipamento realizará voos sendo controlado pelo cientistas aqui na Terra.
 
UNIVERSIDADE À DISTÂNCIA
Após quatro meses sem aulas por causa do isolamento sócial, as universidades federais começam a planejar o retorno das atividades online. Conforme o Ministério da Educação (MEC), 69 das instituições, 53 com atividades suspensas cerca de 846 mil alunos sem aulas. A retomada exclusiva no ensino à distância esbarra em dificuldades de acesso de muitos estudantes às plataformas e até na falta de experiência dos professores para conduzir aulas remotas. A nossa UFRN marcou pra 24 de agosto para voltar aulas remotas.
 
SELEÇAO DE BOLSISTA
O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou edital para a seleção de bolsista de iniciação científica para o Projeto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Aplicado a Esclerose Lateral Amiotrófica. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto, por meio da Plataforma de Processos Seletivos do LAIS, disponível no endereço https://selecoes.lais.huol.ufrn.br/. Veja o edital.
O processo visa a seleção de alunos de graduação que estejam regularmente matriculados em curso da UFRN, nas áreas de Comunicação Social/Jornalismo e Letras – Língua Portuguesa, todos a partir do 5º período do curso.
 
CADASTRO
Os candidatos aprovados no certame comporão uma lista de cadastro de reserva, sendo então convocados conforme a ordem do resultado final da seleção, a disponibilidade de eventuais vagas e a validade do processo seletivo. Os convocados deverão, no âmbito do Projeto revELA, desenvolver atividades e pesquisas relacionadas com a acessibilidade de materiais didáticos impressos e audiovisuais ou qualquer outro produto desenvolvido pelo Projeto. Para participa r da sel eção é preciso ter disponibilidade para cumprimento de até 20 horas semanais, conforme plano de trabalho a ser definido no início das atividades. O valor da bolsa é de R$ 600,00, mensais.
 
ELEIÇÕES 2020
Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adia eleições municipais para 15 (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), fica estabelecida a prorrogação de diversas datas do calendário eleitoral. Confira as principais: 31 de agosto a 16 de setembro: realização das convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. As convenções podem ocorrer por meio virtual; 31 de agosto a 26 de setembro: período para o registro de candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de r&aacut e;dio e TV para elaboração do plano de mídia; 27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet; 15 de novembro: 1º turno das eleições; 29 de novembro: 2º turno das eleições; 15 de dezembro: último dia para entrega das prestações de contas; e 18 de dezembro: prazo final para diplomação dos eleitos.
 
OBITUÁRIO 1
Morreu, segunda-feira, 20 de julho passado, a irmã ILítia Torres de Sousa, 92 anos, vítima de insuficiência respiratória e pulmonar. Natural da cidade de João Câmara, região do Mato Grande do Estado, dona ILítia era membro da congregação da Assembleia de Deus no conjunto residencial Pirangi, Zona Sul de Natal. Minhas condolências ao seu genro Carlos Frederico de Sá, a esposa Elitânia Torres de Sá, além dos demais familiares. Que Deus conforte à família enlutada.
 
OBITUÁRIO 2
Assembleia de Deus, neste Estado (IEADERN) está de luto.Foi transferido à Glória Celestial na madrugada de quinta-feira, 29 de julho, o pastor Josué Macário de Moraes, 74 anos, líder da Igreja Assembleia de Deus, no município de Poço Branco, região de Mato Grande a 63 quilômetros de Natal.  O pastor pentecostal, ainda pastoreou as Assembleias de Deus de Martins, Pedro Avelino e Jandaíra,  Poço Branco,entre outras. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em um hospital na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, vítima da Covid-19. Descansou em Cristo. Que Deus conforte os seus familiares .
 
OBITUÁRIO 3
Faleceu, na noite de quinta-feira, 30 de julho, meu amigo, Nildeme Antunes de França, 74 anos. Ele estava internado no hospital Rio Grande desde maio após sofrer uma queda em sua residência e bater com a cabeça no chão. No hospital teve seu quadro de saúde agravado, sofrendo dois infartos, levando a óbito. Nildeme Antunes teve uma longa história com o esporte potiguar. Foi um grande jogador de futsal no ABC Futebol Clube, onde ganhou o apelido de “Piolho” devido a sua habilidade com a bola pesada,  além de um árbitro competente e respeitado, da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), tanto pelos colegas como pelos próprios jogadores. Manifesto minhas condolências à família enlutada.
 
GIRO PELO TWITTER...
...O novo ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, demite assessores de Weintraub, atendendo à orientação do presidente Bolsonaro, que pediu um Ministério da Educação mais aberto ao diálogo e com perfil conciliador;
...A soberba não deixa a Anvisa perceber que sua decisão burocratiza a emissão de receitas por meio eletrônico, um avanço da tecnologia;
...Procedente de Santa Cruz de la Sierra na Bolívia , encontra-se de férias em Natal, a concluinte do curso de Medicina, Miriã Kelly das Chagas do Nascimento, que ninguém é de ferro, visitando à família. É bem-vinda a capital potiguar;
...Na maior crise sanitária de todos os tempos  é admissível que todos tentem contribuir com soluções. A ciência procura cura, a prevenção e o tratamento. A fé recorre ao divino;
...A Reforma da Previdência é aprovada em primeira discussão na Câmara Municipal de Natal (CMN); e
...André Brandão aceita convite para ser o novo presidente do Banco Central, substituindo Rubem Navaes, que pediu o boné.
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).