Liliana Borges

27/06/2020 00h02

 

Alcácer do Sal

 
Linda Cidade pitoresca portuguesa com pequenas casas e casarões brancos com detalhes em azul, amarelo e vermelho a beira do Rio Sado, onde tem uma agradável ribeirinha com cafés e restaurantes aconchegantes, localizada no Distrito de Setúbal na Região do Alentejo. Sua população é cerca de 13.046 habitantes e o Concelho está divido em 4 freguesias: Alcácer do sal, sede do Município, Comporta, São Martinho e Torrão.
 
Os estudos arqueológicos atestam a presença humana na região há mais de 40 mil anos. É uma das mais antigas cidades da Europa que foi fundada anterior a 1000 a.C. pelos Fenícios, posteriormente foi invadida pelos visigodos e árabes. O Imperio Romano dominou a região do Sec. II e I a.C, após a conquita Árabe do Reino Visigodo, permaneceram até 1.217. Entre avanços e recuos, os portugueses conquistaram pela primeira vez em 1.160 por D. Afonso I, primeiro Rei de Portugal, mas somente foi definitivamente conquistada no reinado de D. Afonso II em 1.218.
 
Possui um rico patrimônio histórico, muito bem conservado, como também, cultural: o Castelo de Alcácer do Sal, Estação Arqueológica do Senhor dos Mártires, Museu do Arroz, Casa da Cultura. O Castelo de Alcácer do Sal foi contruído no Século XII pelo Califado de Almóada e atualmente é considerado Monumento Nacional. 
 
As atividades econômicas estavam ligadas a pesca e a exploração do sal que trouxeram muitas riquezas para a região, em meados do século XIX foi superada pela cultura de arroz. A agricultura é a atividade predominante, merecendo destaque alguns produtos como o arroz, azeite, mel e pinhão que é líder mundial na sua produção. 
 
Atualmente o turismo também é uma atividade muito relevante estimulando a economia na localidade, a qual faz parte da Região do Turismo da Costa Azul Portuguesa. Comporta é uma das praias mais concorridas no verão europeu, e muito referendada em Portugal, frequentada por celebridades portuguesas e internacionais. Alguns renomados jornais e revistas consideraram como um dos melhores destinos de praias ao nível mundial.
 
Em época de pandemia, a Eupopean Best Destinations selecionou as 10 praias mais seguras da Europa, três são portuguesas: Comporta (Alcácer do Sal), Porto Santo (Ilha da Madeira) e Meia Praia (Algave), pois são situadas em localidades que reúnem critérios de segurança face ao vírus, como baixa de contágio, dimensão do areal, oferta turística diversificada e qualificada, e proximidade de infraestruturas médicas. Cabe ressaltar que o Alentejo foi uma das regiões menos afetadas pelo Coronavírus na Europa.
 
O Conselho além das belezas naturais, como suas praias e o Rio Sado, destacam-se seus belos campos de arrozais e pinhais ao longo das estradas. E ainda, vale mencionar a Carrasqueira, povoação pesqueira que possui o maior Cais Palafítico da Península Ibérica, uma verdadeira obra prima que está inserido na Reserva Natural do Estuário do Sado. Esta é uma área 23.160 hectares, integrados os Conselhos de Setúbal, Alcácer do Sal, Glândola e Palmela. Existem registros aproximadamente de 221 espécies de aves, como também, é muito importante para a desova, desenvolvimento e crescimento de várias espécies de peixes.
 
A culinária em todo o Conselho é bastante diversificada pela proximidade do mar e rio, presenteia-nos com deliciosos peixes, marisco e moluscos, porém onde o arroz impera. Em Carrasqueira poderemos encontrar restaurantes com excelentes opções, pois como é uma região pesqueira, oferecem frutos do mar de ótima qualidade com melhores preços que a badalada Praia da Comporta. 
 
Lugar de sonhos, sonhar pode ser realidade….
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).