Liliana Borges

13/06/2020 09h22

Liliana Borges em Portugal

Eu sou funcionária pública aposentada e estou residindo em Portugal, há 1 ano e 6 meses. Valendo-me do período de isolamento social em decorrência da pandemia estou dando continuidade ao um de meus projetos após aposentadoria, o estudo da história portuguesa, aproveitando para conhecer melhor as nossas origens e aplicar na área do turismo e, assim compartilhar meus conhecimentos através das redes sociais, como também, artigos que serão publicados semanalmente no espaço do Portal do Potiguar Notícias, do amigo Pinto Júnior.

Portugal é uma República Constitucional Unitária semipresidencial com 4 Órgãos de Soberania: O Presidente da República é o Chefe de Estado eleito por todos os cidadãos adultos, nomeia o Primeiro-Ministro e Membros do Governo; Assembleia da República, O Governo, e os Tribunais. Atualmente Marcelo Rebelo de Sousa é o Presidente da República Portuguesa e Antônio Costa, Primeiro-Ministro.

É um país pequenino que cabe no nosso Pernambuco com uma população de aproximadamente 10.670.000 habitantes, porém uma grandiosa Nação. As crianças têm acesso a educação, caminhamos na rua com segurança, inclusive é considerado um dos países mais seguros do mundo. Este foi um dos principais aspectos que favoreceu para minha imigração.

A Nação é encantadora, a proporção que conhecemos suas cidades e vilarejos; história; costumes; economia e seu povo, ficamos cada vez mais deslumbrados. Esta possui defeitos como qualquer lugar do mundo, mas são superados pela qualidade de vida de seus habitantes. É um lugar de nossos sonhos…

No final de 2019, em 28 de novembro, Portugal foi eleito pela 3ª vez como melhor destino turístico do mundo pelos World Travel Awards, cerimônia que se realizou em Mascate, Omã.

A seguir faço um comparativo da divisão política administrativa de Portugal com o Brasil para esclarecimento e melhor entendimento nas próximas colunas. Portugal é constituído por 18 Distritos e 2 Regiões Autônomas (Açores e Madeira), que englobam 308 Municípios ou Concelhos e que são subdivididos em 4257 freguesias.

O Distrito equivale aos nossos Estados - Conjunto de Conselhos ou Municípios; Conselho equivale aos nossos Municípios, em Portugal utilizam as duas denominações – Câmara Municipal a nossa Prefeitura, o Presidente da Câmara seria nosso Prefeito e; a Freguesia equivale aos conjuntos de bairros ou pequenas cidades e vilarejos pertencentes ao mesmo Município – Junta da Freguesia seria a Subprefeitura dos bairros.

Meu primeiro artigo neste Portal será sobre Montijo, cidade que escolhi para viver aqui em Portugal. O Conselho é situado no Distrito de Setúbal ao Sul de Lisboa na outra margem do Rio Tejo, logo após a travessia da belíssima Ponte Vasco da Gama, inaugurada em 1998, cuja dimensão é 12.345 m, menor que nossa Ponte Rio Niterói em apenas 945 m.

Nas colunas seguintes descreverei cada lugar que terei a oportunidade de conhecer e, principalmente, recantos poucos conhecidos pelo turismo. Contarei sua história e curiosidades que serão abordados na minha percepção, meus sentidos, meu entendimento, meus olhos...

Até meu primeiro artigo!


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).