Claudino Leite

09/06/2020 00h02
 
PARE E REFLITA...
“Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrísia” (Tiago 3:17).
 
A IGREJA EM DECADÊNCIA
Há mais de 20 séculos, o fogo da amarga perseguição ardia como nunca. O Império Romano declarava guerra contra o Cristianismo, que era uma ameaça para o governo, e ordenava que fosse exterminado João – o amado sobrevivente dos apóstolos, pelo crime de ser discípulo de Jesus. O Imperador Domiciano o desterrou na solitária ilha de Patmos, que lembra a de Itamaracá em Pernambuco, ou, ainda, a ilha Grande no Rio de Janeiro. Porém, mesmo atravessando a situação de amargura, o gozo do céu encheu o coração e lhe deu a visão do Apocalipse, que no grego significa revelação. E João começou a escrever: Observem uma das mensagens empolgantes do Santo Livro: “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo (Apocalipse 3:20). Estas palavras partem da 7ª carta dirigida  aos irmãos da Igreja de Laodiceia. Não foi dirigida a pagãos, nem a incrédulos, mas aos crentes, que eram conhecidos pela posição dúbia que assumiam diante dos problemas espirituais. Não queriam e nem deixavam de querer a operação do Espírito de Deus, em suas vidas. Era, uma igreja morna, na qual o Espírito Santo não operava.  São as muitas igrejas com esta característica que capengam em nosso século, podendo ser comparadas a verdadeiras organizações clubísticas e até cumprem com obrigações tributárias. Mas, Jesus bate à porta  e quer entrada. Estão em decadência. Nelas, fala-se em teologia, escatologia, hermenêutica, exegese, ecumenismo sem mesmo saber do sentido da palavra, usos e costumes como doutrina, e até em política partidária. No entanto, os seus membros e congregados que frequentam os cultos retornam para casa vazios, visto que,  não receberam a poderosa mensagem do Todo-Poderoso para a edificação da fé cristã. Falta-lhes a pureza do Santo Evangelho de Cristo, extraído das promessas inconfundíveis Sermão do Monte, cheio de perdão, amor e misericórdia, consubstanciado por aquele que transmite. Atualmente, tem sido influenciada pelo pós-modernismo, porquanto precisa tomar uma decisão efetiva de propalar a boa nova transformadora do Evangelho para salvar os pecadores deste mundo desprovidos de fé e esperança.
 
O PROFETA HABACUQUE
Ao receber inspiração divina se expressou: “Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos e no decurso deles faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”.Realmente,a igreja da atualidade tem demonstrado ser pós-moderna, caracterizada pelos seus postulados e dogmas, torcendo os preceitos bíblicos e aceitando as iguarias que o mundo oferece. Entretanto, há igrejas semelhantes à Igreja de Filadélfia, que não obstante as suas limitações se mantém fieis, pregando a divina mensagem: “Eis que venho sem demora, guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa”. (Apocalipse 3:11).Jesus veio ao mundo e revelou a Sua palavra, que nos julgará no último dia (João 12:48-50).
 
SÉCULO XXI
Essa nova aliança entrou em vigor após a morte de Jesus no Calvário (Hebreus 9:15-17; 8:7-13). A igreja do século XXI, aquela semelhante à Igreja de Filadélfia precisa conservar o que tem, para que ninguém tome a sua coroa, pois Cristo vem sem demora, e sua vinda gloriosa e plena será uma cura radical para a humanidade.  É mister tomar-se uma decisão buscando uma santificação efetiva e propalar a pura mensagem transformadora do Evangelho para salvar os pecadores deste mundo turbulento e moribundo, repleto de ódio, ambição e miséria, invadindo as igrejas.
 
IDENTIFICAÇÃO
Afinal, como identificar uma igreja boa? Seria a maior? A mais ativa? A mais conhecida? A mais rica? Certamente, Jesus julga por critério diferente do nosso. Ele pode ver uma igreja pobre ou fraca como uma congregação fiel, missionária, dedicada e perseverante e santificada. Os homens tendem a medi-la pela força e qualidade em termos de tamanho, poder e riqueza. Jesus vê as igrejas de forma diferente, independente de sucesso que o mundo vê e mede. O Mestre da Galileia olha para o caráter e o coração de cada discípulo e de cada igreja. Jesus olha e o coração de cada discípulo. Ao invés de tentar impressionar os homens, devemos nos dedicar ao desenvolvimento do caráter que agrada o Criador.“Que tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas”.
 
LUTO NA IEADERN
É com pesar que recebo na manhã de domingo,dia 7 de junho último, a notícia do falecimento do meu amigo, José Anchieta Tomaz de Azevedo, um dos pastores da Igreja Evangélica de Deus no Rio Grande do Norte (IEADERN), vítima do Covid-19. Anchietinha, como era conhecido pela família evangélica assembleiana estava internado há mais de 10 dias no Hospital Giselda Trigueiro de Natal. À sua memória o meu respeito. E a viúva Adail Azevedo, a sua filha Sandrinha minhas condolências. Que Deus conforte à família enlutada.
 
 
RUA
José Claudino Leite, saudoso presbítero do Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Natal, no populoso bairro do Alecrim e antigo servidor do Ministério da Saúde, meu inesquecível pai é nome de rua no bairro de Lagoa Nova na capital potiguar. O autor da propositura foi o vereador Epitácio Nunes e o decreto foi assinado pelo prefeito Marcos César Formiga Ramos, ambos falecidos.
 
DEUS É AMOR
A Igreja Pentecostal Deus É Amor é uma denominação Pentecostal brasileira com uma ideologia de fundamentalismo cristão. Com sua sede mundial na cidade de São Paulo, foi fundada em 1962 pelo missionário David Martins Miranda e hoje presidida por sua esposa, Ereni de Oliveira Miranda. Possui dois milhões de membros no Brasil e no mundo, além de marcar presença em 150 países.
 
GROSSERIA DISCRIMINÁTóRIA
Não é fácil no século XXI, ouvir a grosseria discriminatória do ministro da Economia, Paulo Guedes. De um governo eleito democraticamente, dizer um regozijo de pobre crueldade: “Já colocamos a bomba no bolso do inimigo”. São inimigos, pois, os servidores públicos a que, perpetra explodir a vida. Guedes que se revelou filho de pai funcionário público e de mãe professora, que fez fortuna por capacidade, sim, ao gerenciar os fundos de pensão, com dinheiro público. Mas tem ojeriza a classe.
 
O NEOLIBERALISMO
Caboclo que o Brasil hoje põe em prática é uma mistura de perversidade e perversão. Os sacrifícios precisam ser aceitos, se para todos. Desconhecer as castas formadas ao longo dos anos posteriores à promulgação da Constituição Federal é punir os mais fracos. Quem lançar os olhos na pirâmide vai constatar que não estão na base as distorções, entretanto elas existem lá no cume, porém bem encasteladas e os seus elevados polpudos berloques.
 
PERDAS SALARIAIS
O servidor público, nas três esferas: federal, estadual e municipal tem seus salários congelados por dois anos, sofrerá redução do valor com desconto maior da Previdência Social. Enquanto os grandes salários das carreiras jurídicas serão congelados pelos índices de inflação, pelo índice de 16% nos últimos quatro anos.
 
MORO, O COLUNISTA
O ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, mesmo fora do governo, vai receber salário de ministro nos próximos seis meses. Coisas da legislação brasileira que garante essa quarentena. É que nesse período ele está impedido de advogar. Vai poder dar aulas e escrever artigos. Vem aí, o Sérgio Moro colunista, já que tem convite de revista para escrever. A decisão anunciada  pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
 
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
A desinfeccao do Palácio José Augusto onde é sediada Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na prevenc¸a~o e combate ao novo coronavi´rus efetuou em parceria com te´cnicos das Forc¸as Armadas que atuam no Estado e na Parai´ba: Comando do 3º Distrito Naval, Exe´rcito Brasileiro (7ª Brigada de Infantaria Motorizada) e Forc¸a Ae´rea Brasileira (ALA 10) – com ampla experie^ncia na atividade de sanitizac¸a~o. O processo de sanitizac¸a~o contempla ac¸o~es de higienizac¸a~o e eliminac¸a~o do vi´rus, responsa´vel pela pandemia da Covid-19. A sanitizac¸a~o e´ feita na descontaminac¸a~o de ambientes, material e pessoal, principalmente nas superfi´cies, paredes, teto, pisos e mobilia´rio de uso comum, como preconiza as autoridades em vigila^ncia sanita´ria e sau´de.
 
FAKE NEWS
Relatório produzido a pedido da CPMI das Fake News identificou 2.065 milhões de anúncios pagos com verba da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) em sites, aplicativos de telefone celular e canais de YouTube que veiculam conteúdo considerado inadequado. Entre eles estão sites que divulgam notícias falsas, oferecem investimentos ilegais e até aplicativos com conteúdo pornográfico.
 
ELABORAÇÃO
O relatório, elaborado por consultores legislativos, foi divulgado pela CPMI. Seus dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso a Informação (LAI). O relatório diz que, apesar de ter solicitado informações do período entre janeiro e novembro de 2019, a Secom só forneceu dados referentes a 38 dias, entre 6 de junho e 13 de julho do ano passado.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...G-1 - O assassinato do americano negro George Floyd causou explosão e fúria nos EUA, e além fronteiras;
 
...Leitora da coluna, Eliana Bandeira: Se puder, fique em casa. Nada de bater pernas por aí. Cuida-se nessa pandemia é também um ato de solidariedade;
 
...Aniversário: Com atraso, parabenizamos a amiga, professora Kátia Cilene de Brito Cunha, leitora da coluna que amanheceu de idade nova, sábado, 6 de junho último, almejando saúde, paz e longuras de anos;
 
...CA: Os meios de comunicação vem realizando um trabalho de esclarecimento excepcional em matéria de educação sanitária e convencimento para o cidadão permanecer em casa;
 
...CREMEM: O Conselho Regional de Medicina (CREMEM) está fazendo um alerta à população para evitar a automedicação nesse período de pandemia. O Cremern orienta que as pessoas, antes de tomar qualquer medicamento, deve consultar um médico; e
 
...TG: O presidente americano Donald Trump quer derrubar projeto do deputado João Maia que garante ao Brasil arrecadar sobre empresas digitais que operam no país
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).