Claudino Leite

19/05/2020 08h05
PARE E REFLITA...
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra”(Mateus 28:18).
 
A PANDEMIA NÃO NEGOCIA COM NINGUÉM
Nestes dias trepidantes do mês de maio quando todos nós pensávamos que o Deus do Mercado é maior do que o Soberano Criador do Universo, vem a Peste Chinesa e Diabólica do Coronaravírus, virús coroado com uma singularidade mórbida de parecer uma “gripezinha”. Cresce a passos largos no primeiro mundo, esnoba o grande mundo rico, na Europa, a Nação Americana, além de nosso país, sem fronteiras sociais e econômicas, vai matando como se fosse feito de uma diabólica e misteriosa invenção,  derramando o seu horror. Afinal, essa pandemia n&a tilde;o negocia nem com ninguém: Com nenhum país,nem com à direita ou com à esquerda. Mata de verdade! Vejam bem, a linguagem dos números e dos índices é coisa fria, porém, expressa a verdade e dá até poema. Basta que os poetas agrupem esses dados de forma adequada com a devida arte. A Organização Mundial de Saúde (OMS), em Zurique (Suíça) divulga os números. No mundo: 308 óbitos; no Brasil 15 mil até final da semana passada. Creia se quiser. Aceite se puder .A pademia não negocia com ninguém, porém, mata de verdade.
 
O COLUNISTA
É um homem comum em dúvidas existenciais pela chegada da terceira idade, tempo suficiente para uma alma cansada. Avessa a badalações e isolada das confrarias por decreto de si mesmo. As oscilações de comportamento indicam o sentimento natural do medo, não do destino, pela fé em Deus. Não jogo subterfúgios e eufeminismo no lixo em nome da confiança dos meus poucos leitores, que acompanham meu teclar semanal da coluna. As tristezas da vida me fez crer em Deus, o verdadeiro Senhor de todas as sentenças, abrigo dos humildes. A mão poderosa que salva o afogado, iguala classes sociais, além de não disc riminar as pessoas. É o Criador, que permite a perpetuação civilizatória, no berro do bebê que nasce até o corpo se tornar inerte e a ciência declarar o fim. Com Deus, dialogo sem intermediários. Sou gratificado pelo raiar da aurora, pela beleza das flores com o seu perfume que exala, pelo dom da vida e o segredo do viver. Mesmo que a borrasca e as intempéries da vida queiram me sufocar estou ancorado pelo Supremo Pastor, quando Ele me diz: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23:4).
 
FORTALECIMENTO DA FÉ
Cerca de um quarto dos adultos norte-americanos (24%) afirma que sua fé “se fortaleceu por causa da pandemia de Coronavírus”, relata uma pesquisa da Pew Research publicada recentemente. Além disso, “apenas 2% dizem que sua fé se tornou mais fraca; a maioria diz que sua fé não mudou muito (47%) e, para muitos, a questão não é aplicável porque não era religiosa (26%)”. “Os americanos que frequentemente oram e frequentam os cultos, e que classificam a religião como muito importante para eles, são muito mais propensos do que outros a dizer que sua fé se fortaleceu como resultado do surto de Coronavírus” , aponta a pesquisa.
 
FREQUÊNCIA
As igrejas são o primeiro lugar que os brasileiros gostariam de voltar a frequentar após o fim das medidas de isolamento social, devido à pandemia do novo Coronavírus. O levantamento foi feito pelo instituto de pesquisa Ideia Big Data, que ouviu 1.667 brasileiros de 18 anos ou mais, entre os dias 21 e 22 de abril, via aplicativo mobile.
 
MARGEM DE ERRO
A margem de erro é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos. Um em cada três brasileiros pretende frequentar a igreja na mesma semana em que forem retomados os cultos religiosos. Outros 14% voltariam aos templos em até 15 dias e 22% esperariam um mês. Depois das igrejas, os salões de beleza e barbearias são os locais que os brasileiros mais querem retomar. Cerca de 24% dos entrevistados querem cuidar da estética na mesma semana em os salões forem liberados e 19%, em até 15 dias. Outros 2 6% voltarão a consumir esse tipo de serviço em no máximo um mês.
 
PRESBITERIANA
Fundada em 1896, a Igreja Presbiteriana de Natal, na Av. Junqueira Ayres, 533 – Cidade Alta, tem desfraldado de maneira fecunda a pregação do evangelho,valorizando a música sacra. Nela, você encontrará pecadores redimidos pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Sem dúvida, os presbiterianos lutam por viver para a Glória de Deus, e por ser uma comunidade bíblica, reformada, missionária, socialmente engajada e acolhedora.  Na Igreja Presbiteriana  de Natal tive o Nísan Bahia, José Alves de Oliveira e Isaías Cavalcanti e Roberto Benteucourt.  Atualmente, o reverendo Marcos Tadeu Torres dirige o rebanho privilégio em conhecer excelentes pastores, tais como: Ageu Lídio Pinto, Benedito Mattos,Tiago Lins, Eudes Coêlho.
 
HARLAN GRAHAM
A Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, sob a direção do pastor Miguel Soares, mantém importante Seminário Teológico Harland Graham, sob a direção do pastor Manoel Soares, situado na Rua Itaporanga, 184 – Cidade da Esperança – CEP 59.070-470, preparando anualmente, pastores para trabalharem na Obra de Deus.  Confira:Telefone: 2226-0060.
 
PARA ESTAGIÁRIOS?
Duas vezes candidato à Presidência da República, Governador do Ceará e mais ,ministros dos Governos de Itamar Franco e Luís Inácio, Ciro Gomes, criticou na grande imprensa a facilidade que alguns nomes conseguem ser candidatos à Presidência da República sem currículo. “Por fim, a candidatura para ser presidente de um país não é para estagiários”.
 
MINHAS FELICITAÇÕES
Aos profissionais de saúde, segurança, limpeza pública, transportes e tantos que arriscam a saúde, a fim que tudo funcione. Felicitamos, também os professores. É louvável assistir ao esforço dos nobres mestres em se adaptar a nova realidade das videoaulas diante de um público infantil que está inquieto pela quarentena. É um belo trabalho pensando no futuro dos nossos filhos, pois o Brasil precisam deles educados e instruídos.
 
BOA EDUCAÇÃO
Não vás para onde não foste convidado; Não te metas no que não te diz respeito; Não abras a geladeira na casa alheia; Não telefones depois das 10 horas da noite; Não visites na hora das refeições; Não entre nos quartos na casa de outras pessoas; Não fale alto com as pessoas em público. Cumprimente o seu próximo, como um bom dia, com licença, por favor; respeite os idosos, eles merecem afeto, carinho e ternura; Seja cavalheiro, cordial com as pessoas; “Bem-aventurados os que têm fome e se de justiça, porque serão fartos”; e Ninguém sabe que o amanh& atilde; o espera.
 
SENAI E UFRN
O Serviço Nacional da Indústria (SENAI) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão desenvolvendo respiradores para pacientes com COVID-19. O equipamento está em fase de testes e será avaliado pela Anvisa. Todas as pessoas que estão envolvidas estão trabalhando voluntariamente para ajudar na confecção do equipamento que poderá salvar muitas vidas.
 
POBREZA ASCENDENTE
Na América Latina e no Caribe, estimativas mostram que a pobreza pode chegar a atingir 215 milhões de pessoas em 2020, um aumento de quase 30 milhões de pessoas em relação a 2019, segundo dados da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). Como alternativas para o enfrentamento aos efeitos sociais da doença, a Cepal propõe a criação de uma renda básica de emergência por seis meses para as populações mais vulneráveis, além de outras medidas de mitigação destes impactos. 
 
PLACAR MÓRBIDO
Chega de acompanhar o placar mórbido de mortes pelo Coronavíruis nesta Nação Brasileira. Até a semana passada, ultrapassa atinge a cifra de quase 13 mil vidas, espera-se pânico. O medo torna-se secundário, quando teremos uma gama de corpos para chorar, embora os idiotas fanáticos sigam figuras repugnantes nos desespero ao que apavora quando alcança alguém próximo. “Mas os que esperam o Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminhão e não se fatigam” (Isaías 40:30).
 
GARRICHA E A BOLA
Garrincha com a bola. O diálogo aconteceu no Estádio de Rasunda, em Estocolmo na Suécia, em 1958, quando o Brasil sagrou-se pela primeira vez, Campeão Mundial de Futebol, vencendo à Suécia por 5 X 2. “Que me perdoe Elza Soares, mas a mulher da vida dele fui eu. Manoel me cortejava, dizia que durante o baile do jogo, não me deixaria dançar com ninguém. Me driblava, me fazia sorrir, corríamos juntos naquele voo terrestre de passarinho feliz que ele era. No amor, Manuel me cativava e me levava a espasmos deliciosos”. Saudades...
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...IEADERN: A Igreja Evangélica Assembleia de Deus, neste Estado (IEADERN) tem novo capelão carcerário. O evangelista Júnior Aleluia substitui o pastor Hélio Teodósio;
...Saulo Alves de Oliveira: Será que passear de jet ski também é essencial?;
...Mandetta: O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta,desabafa laconicamente: “Oremos, Força, SUS, Paicência. Fé; e
...MS: Após saída de Teich governo diz que mudará orientação sobre a cloroquina;

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).