Pinto Júnior

05/03/2020 13h36
No próximo dia 13 deste mês estarei presente na Escola Estadual Dom Nivaldo Monte dentro do projeto "Potiguar Notícias no Chão da Escola em 2020", o tema será 'Jornalismo e Literatura' 
 
Volto à escola dia 10 de julho para falar sobre "Fake news e pós-verdade no Jornalismo". Tema que abordo desde o ano passado nas escolas de Parnamirim.
 
Na última edição do projeto, Alexandre Magno do Tribunal do Justiça, levou uma mensagem sobre participação feminina no processo eleitoral.
 
O planejamento para o ano de 2020 ficou assim:
 
No mês de fevereiro,  o servidor do TRE Solon falou sobre o tema "Democracia e cidadania". Em março, no dia 4, a advogada e colunista do Portal PN Andrea Nogueira debateu sobre "Empoderamento feminino". "Sugerimos que esse tema seja tratado de forma interativa com os alunos", sugeriu Irana.
 
No dia 13 de março o jornalista Pinto Júnior falará sobre "Jornalismo e literatura".
 
O professor do Salesiano Dom Bosco Mário Sérgio fará palestra sobre "Disciplina nos quatro cantos da sala de aula". Ainda agendará uma palestra específica para os pais dos alunos. Este encontro acontecerá no dia 28 de abril.
 
Ainda em abril, o diretor da UniNassau de Parnamirim, Leandro Barbieri falará sobre "A atuação do fisioterapeuta na Síndrome de Burnout". Esta palestra fala sobre adoecimento por fadiga e cansaço e será ministrada para os professores com foco na prevenção.
 
A sobrinha-neta do patrono da escola, advogada e colunista do Portal PN Ana Carolina Monte Procópio, irá à escola no dia 7 de maio para falar sobre orçamento participativo.
 
A palestra sobre este tema no ano de 2019 inspirou a redação do estudante Hutay de Lima Tiziane, que venceu o concurso de redação da 2 Dired. "A professora Irana Maia planejou para que a palestra acontecesse antes da redação, então obtive bastante coisa da palestra de Ana Carolina, inclusive o conceito histórico do orçamento participativo", disse.
 
No dia 4 de junho, a professora do IFRN e colunista do Portal PN Andrezza Tavares falará sobre "A Educação e a Comunicação como instrumento da Cidadania". Andrezza também contribuiu com a escola em 2019.
 
O jornalista Pinto Júnior volta à escola dia 10 de julho para falar sobre "Fake news e pós-verdade no Jornalismo". 
 
A escola prepara para o mês de agosto várias apresentações na área de cultura popular, com ênfase no Cordel. O poeta Marciano medeiros já se colocou á disposição. Em agosto também haverá palestra com o procurador federal e escritor Livio Oliveira com o tema "A Literatura e as academias de letras do RN".
 
No mês de setembro a escola se voltará para o Setembro Cidadão, com palestra da advogada Ligia Limeira e do juiz Jarbas Bezerra sobre "A importância da Cidadania no ambiente escolar e na sociedade". A sugestão é que a palestra aconteça no dia 15.
 
O tema "Direitos Humanos" será debatido no dia 6 de outubro, com a segunda presença da advogada Ana Carolina Monte Procópio. Em novembro ocorrerá a interação da escola com a Escola da Assembleia Legislativa do RN.
 
A novidade deste ano de 2020, é que a escola promoverá no final do ano um concurso de redação sobre os temas discutidos a cada mês.  As palestras feitas por todos e todas o são de forma voluntária por compreenderem a importância da contribuição para com a Educação e Cidadania.
 
Em data a ser marcada, haverá palestra com o presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira, com o tema "Autocuidado: para viver melhor".
 
Para o diretor da escola, Joel Ferreira, "a ideia é estimular os estudantes em seus projetos de vida". Já a professora Irana registra que "esta parceria com o Potiguar Notícias faz a conexão do fazer pedagógico do chão da escola com a sociedade".

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).