William Medeiros

22/02/2020 11h50

Turismo do RN em destaque no cenário nacional

Em ação de maketing protagonizada pelo governo do Estado junto e CVC Viagens, o Rio Grande do Norte tomou as páginas de um dos maiores jornais do país essa semana. O Estado de São Paulo registrou várias opções de lazer, gastronomia e cultura na quinta-feira (20). Destacando os novos voos e conexões novas entre as maiores capitais do Brasil, a matéria faz com que o leitor viage sem sair do seu conforto, mostrando o que conhecer dentre os atratívos turísticos do RN em oito dias. 

Além do registro das nossas praias e belezas naturais, chamou atenção a promoção da interiorização do turismo com o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cuz, o Geoparque Seridó e a culinária caicoense.

Nota do editor: Será que não é possível promover ainda mais o turismo no interior? Nossas cidades tem muita história para contar. O turista precisa conhecer o RN além das praias.

A matéria pode ser visualizada aqui:

Carnaval movimenta cidades do interior

A taxa de ocupação hoteleira das principais cidades do Rio Grande do Norte, durante o Carnaval, está com  média de 90%, se considerarmos a ocupação de 92% da capital potiguar. Pelo levantamento feito pela Secretaria de Turismo do RN, (Setur/RN), junto com as prefeituras municipais notou-se que até a sexta-feira (21), as cidades de Serra de São Bento, Martins, Portalegre, Tibau, Areia Branca e Maxaranguape já possuem 100% de taxa de ocupação. E os destinos de Galinhos, São Miguel do Gostoso, Apodi, Tibau do Sul/Pipa e Baía Formosa ficam entre 80% a 90%, somente na rede hoteleira. Surpreendentemente; as duas cidades com maior tradição no Carnaval: Caicó e Macau; obtiveram 70% de ocupação, ambas com perspectiva de aumento, segundo os gestores.

O que consente com os dados da Socicam – empresa responsável pela administração do terminal rodoviário de Natal – apontam que durante o período de 20 a 27 de fevereiro, foram disponibilizados 200 horários extras de ônibus saindo da capital potiguar. O que gerou no total um fluxo de 75 mil passeiros, entre embarques e desembarques. A maior demanda de saída era para as cidades de Caicó, Mossoró e Touros e a chegada de passageiros vindos principalmente da capital cearense, Fortaleza.

Nota do editor: Aproveitando o encejo do meu primeiro comentário, com tanto turista conhecendo nosso interior, não seria a hora de trabalhar melhor a promoção dessas cidades? Cartas para a redação.

Governadora quer turistas chineses

A governadora Fátima e equipe receberam o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Tang, e o diretor executivo da Câmara, Halisson Medeiros, nesta semana. Na oportunidade, a chefe do executivo sugeriu que o presidente organize uma visita de empresários e investidores chineses ao RN para conhecerem de perto as oportunidades também nas áreas mineral, petróleo e gás, petroquímica e no turismo.

Foto: Elisa Elsie.

"Temos trabalhado muito por uma aproximação coma China, um grande país que tem recursos financeiros e tecnologia, além de um forte mercado consumidor", afirmou Fátima.

Maior Cajueiro do Mundo agora aceita compra de ingresso com cartão de crédito
 
Agora o Cajueiro de Pirangi, conhecido como o maior do mundo, passou a receber o pagamento dos bilhetes com cartões de débito e crédito de todas as bandeiras  é aberto todos os dias da semana, das 7h30 às 17h30. A entrada custa R$8,00.
 
 
Não sei se tem frevo no carnaval do RN, mas levem guarda-chuvas
 
 
A previsão do tempo para o carnaval é de predominância de céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas em todas as regiões, apontam as análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).
 
A temperatura na capital deve variar entre 24ºC e 32ºC e no interior, nas regiões serranas, devem ficar entre 22ºC e ultrapassar os 35ºC. “A umidade relativa do ar acima do normal (85% a 90%), a sensação térmica (de mais calor) aumenta”, alerta o chefe da Unidade, o meteorologista Gilmar Bristot.
 
Segue a previsão dos próximos dias: 
 
Sábado (22/02) –Céu parcialmente nublado a claro em todo o Estado com pancadas de chuvas.
 
Domingo (23/02) - Céu parcialmente nublado a claro em todo o Estado com pancadas de chuvas fracas.
 
Segunda-Feira (24/02) Céu parcialmente nublado a claro em todo o Estado com pancadas de chuvas fracas.
 
Terça-Feira (25/02) - Céu parcialmente nublado a claro em todo o Estado com pancadas de chuvas em todas as regiões.
 
E por falar em chuva, uma marca de cerveja conseguiu dominá-la
 
Uma ação de marketing da AMBEV, promete induzir a chuva dos blocos da capital paulista. Confira no vídeo:
 
>https://www.youtube.com/watch?v=tKBRrmfc01g&feature=emb_title
 
Segundo o portal Exame, um avião vai jogar gotículas de água potável com diâmetro controlado no interior de nuvens “cumulus”. Quando lançadas em forma de correntes ascendentes, a empresa diz que “promove colisões e aglutinações” e forma gotas de chuva de forma 100% natural e sem impacto ao meio-ambiente.
 
Mas isso só é possível em nuvens com contornos nítidos e base aplainada, que sejam bem definidas e formadas em baixas altitudes e que contenham de 1 a 6 km de diâmetro. A partir de 15 minutos em que elas tiverem sido “regadas” pelo avião, a técnica induz a chuva para o local escolhido, no caso, o Cantareira.
 
Notas para os leitores
 
Na próxima coluna falarei sobre plano diretor. Caso tenha algum questionamento ou queira mandar uma notícia para ser publicada aqui, basta encaminhar no "williamrsmedeiros@gmail.com".
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).