Claudino Leite

14/01/2020 15h47
PARE E REFLITA...
 
“Os que se encontram com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza do seu do seu destino”  (Leonardo da Vinci, pintor italiano).
 
BOLSONARO X JORNALISTAS
 
“Não há jornalismo sem liberdade de expressão”. Foi tema é da aula da saudade ministrada pelo meu ex-professor da Faculdade de Jornalismo Elói de Souza, Woden Madruga, ministrada aos concluintes de Jornalismo de 1975, no Salão dos Grandes Atos da Fundação José Augusto, que arrancou uma estrepitosa salva de palmas dos presentes. Mas, segundo as Santas Escrituras, as autoridades são constituídas por Deus. E o povo tem o governo que merece. Escolheu Bolsonaro! Merece Bolsonaro. Porém, o presidente da República, Jair Bolsonaro, capitão da reserva do Exercito, que quer dá uma de evangélico muito correto tem uma ira usucapiônica dos jornalistas, pois no exercício da profissão divulgam a veracidade dos fatos do seu comportamento estapafúrdio.  O seu “desideratum”  ardente é extinguir a profissão de Jornalista enquanto o Ministério Público do Rio de Janeiro quer ver o filho dele na cadeia. O chefe do Governo afirmou durante encontro com profissionais da imprensa que quem lê jornais fica “desinformado” e que jornalistas são “uma espécie em extinção”, justificando porque o Planalto cancelou assinaturas de jornais. “Vocês são uma espécie em extinção. Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama. Vocês são uma raça em extin&cce dil;&ati lde;o”, declarou o chefe do País aos jornalistas. Dependendo de como andar o processo contra o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente poderá também ir para o Ibama. É esse é rapaz não está preparado para exercer o cargo de presidente. É um falastrão, em vez de estadista. Pena, que o chefe da Nação, não estivesse presente para ouvir o meu amigo e colega talentoso, Woden Madruga, que engradeceu à cátedra magnífica ao proferir, brilhantemente aquela aula da saudade, sob o tema: “Não há jornalismo sem liberdade de expressão”.  
 
NARRATIVAS BÍBLICAS
 
O pastor e teólogo, Altair Germano,  um dos líderes da Assembleia de Deus, em Abreu e Lima (PE), explica o que é uma narrativa. O quanto deste gênero literário está presente na Bíblia? Quais as características estruturais de uma narrativa? As narrativas bíblicas possuem valor doutrinário e teológico? Qual o lugar das lições morais nas narrativas bíblicas? A crítica textual é importante na interpretação das narrativas bíblicas? De que maneira o método histórico-gramatical e a análise narrativa (servindo-se de pressupostos ortodoxos) cooperam juntamente na busca pela intenção autoral, o significado do texto bíblico e a sua aplicação nos dias de hoje? Estas e outras q uest&oti lde;es são respondidas em "Interpretando as Narrativas Bíblicas", nosso próximo projeto literário a ser publicado pela Editora Santorini.
 
PROIBIÇÃO DE CELULARES
 
Em vídeo publicado no YouTube, o pastor Silas Malafaia anunciou que o uso de celular está proibido durante os cultos da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), da qual ele é o presidente, no Rio de Janeiro. O mesmo vale para pais que usam o aparelho para entreter os filhos durante os cultos. – A partir de hoje está proibido o uso de celular em cultos e joguinhos de brinquedo para distrair seu filho. Vai distrair ele na tua casa, aqui n&ati lde;o! A regra é: entrou aqui dentro, desligue o seu celular! – declarou Malafaia. O pastor disse que as únicas exceções serão para a equipe que trabalha com a mídia da igreja e quando ele pedir para que todos filmem algo para divulgar nas redes sociais. Ele solicitou que os membros orientem as pessoas com educação, sem destratar ou constranger alguém. O pastor pentecostal desabafou: “O inferno está lotado de desobedientes”.
 
HARLAN GRAHAM
 
A Missão Evangélica Pentecostal do Brasil mantém o importante Seminário Teológico Harland Graham, sob a direção do pastor Manoel Soares, situado na Rua Itaporanga, 184 – Cidade da Esperança – CEP 59.070-470, está com matrículas abertas para todos os cristãos que desejam estudar teologia. Telefone: 2226-0060.
 
PRESBITERIANA
 
Fundada em 1896, a Igreja Presbiteriana de Natal, na Av, Junqueira Ayres, 533 – Cidade Alta, tem desfraldado de maneira fecunda a pregação do evangelho, valorizando a música sacra. Nela, você encontrará pecadores redimidos pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Sem dúvida, os presbiterianos lutam por viver para a Glória de Deus, e por ser uma comunidade bíblica, reformada, missionária, socialmente engajada e acolhedora. Atualmente, o reverendo Marcos Tadeu Torres dirige o rebanho.
 
EVANGÉLICOS SOFREM ARRASTAM
 
Um grupo de evangélicos passou por momentos de terror na noite de quinta-feira, dia 09, quando ficou sob a mira de armas de fogo durante um arrastão na Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, na Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, cerca de 100 pessoas estavam no acampamento. Mas, ninguém ficou ferido e os assaltantes conseguiram fugir. De acordo com as vítimas, pelo menos três homens  participaram da ação. Eles ainda atiraram para cima antes de fugir . Além de prender o pessoal no quartos, roubaram tudo, atiraram pra cima e fugiram. Graças a Deus não teve ninguém ferido, só algumas perdas materiais. Levaram chaves de carros, carteiras, cartões de crédito, dinheiro, alianças, telefones. Algumas pessoas ficaram apavoradas, principalmente os que ficaram muito tempo sob mira deles nos quartos”, disse ao portal de notícias G1 RN o pastor, que preferiu não se identificar.
 
PROPAGAÇÃO SONORA
 
Igrejas e templos religiosos podem ter um limite de propagação sonora estabelecido por lei federal. Atualmente, muitos estados e municípios já limitaram o volume máximo durante cultos, missas e celebrações,mas o projeto pode unificar as regras para todo o território nacional. Se a proposta (PL 5.100/2019) for aprovada no Senado e sancionada, a propagação sonora que chega ao ambiente externo não poderá ultrapassar os limites de 85 dB (oitenta e cinco decibéis) na zona industrial, de 80 dB (oitenta decibéis) na zona comercial e de 75 dB (setenta e cinco decibéis) na zona residencial duran te o dia . À noite, entre 22 horas e 6h da manhã, serão 10 dB (dez decibéis) a menos em cada uma das respectivas áreas.
 
PAGAMENTOS ATRASADOS
 
A Governadora do Estado, Fátima Bezerra espera serem creditados os R$ 180 milhões emprestados pelo Banco Daycoval, para honrar o compromisso de quitar uma das três folhas atrasadas de 2018. Só pra pagar novembro de 2018 ela vai precisar de R$ 80 milhões. Ela ainda não juntou dinheiro para pagar Janeiro deste ano
 
O PAPA FRANCISCO
 
Após a primeira audiência geral de 2020, na Sala Paulo VI, no Vaticano, o papa Francisco tascou  um beijo no rosto de uma freira. Ele andava entre os fiéis, quando a religiosa gritou: “Viva o papa!”. O Sumo Pontífice, então, voltou até onde a mulher estava e disse, arrancando risos de quem estava por perto: “Eu lhe dou um beijo, mas fique calma. Não me morda”. No último dia de 2019, Francisco deu um tapa na mão de uma fiel que o puxou com força na Praça de São Pedro. No dia seguinte, ele acabou pedindo desculpas por ter “perdido a paciência”. Também na virada do ano ci rculou n as redes sociais um vídeo em que o papa impede que os fiéis beijem sua mão durante uma tradicional beija-mão.
 
PAULINHO NA PREFEITURA
 
O presidente da Câmara de Natal, Paulinho Freire (PSDB) assumiu nesta sexta-feira, dia 10 último, o cargo de prefeito em exercício da capital. A transmissão de cargo ocorreu sem ato solene, como já aconteceu em outras oportunidades, com a assinatura no livro de atos da Prefeitura de Natal. O prefeito Álvaro Dias embarcou com o secretário de Turismo, Fernando Fernandes, para compromissos na Espanha e Holanda, durante 10 dias.
 
O PORTUGUÊS DO MINISTRO
 
Dessa vez o ministro da Educação, Abraham Weintraub, aquele que não pode errar no português mas já assassinou a língua em várias ocasiões, sentiu vergonha dele mesmo. E apagou das redes sociais mais um ato de analfabetismo praticado por ele próprio. Weintraub, que deve ter ocupado todos os seus anos escolares tentando aprender a escrever seu nome, já que os pais capricharam na grafia, ficou sem tempo para entender a gramática e fazer o uso correto da cartilha do ABC. Depois de já ter sapecado “paraliZação” em vez de paraliZação, e “suspenÇão” em vez de suspenSão, ele humil ha o por tuguês com um “impreCionante”, em vez de impreSSionante. E tá pen- (S, SS ou Ç?) -sando que parou por aí? No mesmo texto onde respondia mensagem do deputado Eduardo Bolsonaro, Weintraub ainda cometeu outros errinhos básicos, mas próprios de quem não está preparado para representar, apenas, a Educação de uma Nação.
 
CONTRATO VERDE AMARELO
 
Juristas têm feito alertas sobre as consequências da letargia do parlamento, com “férias” de quase dois meses, sobre as contratações de jovens. É que a medida provisória 905, que criou o Contrato Verde Amarelo e serviu de base para planejamento de custos de empresas, ainda não foi convertida em lei e pode “gerar insegurança jurídica no mundo dos negócios” e desestimular “novos investimentos”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
 
EMENDAS DE GIRÃO
 
O deputado federal General Girão que quer ser candidato a prefeito de Natal (RN) nas eleições deste ano. O parlamentar de Mossoró é aquele mesmo que destinou emendas parlamentares para o Estado de São Paulo (SP) e o Distrito Federal (DF) e esqueceu dos hospitais da Capital que necessitam de recursos para melhorias na área de saúde do Rio Grande do Norte. Enfi m, parec e que general de quatro estrelas não gosta do nosso Estado.
 
PREÇO DA GASOLINA
 
A tensão política entre os Estados Unidos e o Irã já causa impactos nas cotações internacionais de petróleo. Com alta de 5% na última semana, segundo preço do Petróleo Brent, a expectativa já existe em relação aos repasses para os preços da gasolina no Brasil. O possível aumento, ao chegar às bombas de combustível, acompanhará uma alta acumulada de quase 4,31% nos últimos quatro meses de 2019, informa o estudo. O comparativo foi feito com base em levantamento de preços que contempla mais de 20 mil estabelecimentos pela ValeCar d, empresa especializada em soluções de gestão de frotas. Em setembro do ano passado, o litro da gasolina comum custava, em média, R$ 4,524 nos postos brasileiros; em dezembro, o valor médio foi para R$ 4,719.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Assembleia Legislativa – O ex-pastor da 2ª Igreja Batista de Natal, localizada na Rua Mossoró, em Petrópolis, advogado Josoniel Fonseca exerce com eficiência a função de ouvidor daquela Casa Legislativa;
 
...BG - Haddad diz que Brasil é o único país, além de Irã e EUA, a sofrer danos com conflito no Oriente Médio e crítica Bolsonaro;
 
...IBGE – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abrirá  3.400 vagas temporárias de emprego no Rio Grande do Norte para censo 2020; e
 
...ToBuzz - O novo  comandante da Marinha, ILques Barbosa Júnior, previu a  participação  do Brasil na 3ª Guerra Mundial ao lado dos Estados Unidos.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).