Andrezza Tavares

05/05/2019 10h34
Estudantes do IFRN apresentam pesquisa sobre a relação rede social e ambiente escolar   
 
     Conceitualmente rede social compreende uma estrutura composta por pessoas conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Na atualidade, as redes sociais unem entretenimento, informação e interação de um modo atrativo para os usuários em um só lugar. Elas, cada vez mais, vêm sendo utilizadas nos cotidianos escolares e acadêmicos.
 
      Com a democratização das redes sociais eletrônicas, várias mudanças vêm ocorrendo no ambiente escolar, a principal delas impacta na relação aluno-professor. As redes sociais e os outros canais de comunicação usuais no ambiente educacional são chamados de TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) que operam para ampliar os diálogos institucionais e para auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem. 
 
       O professor tem papel relevante na transposição didática da aula tradicional para a aula com inovação eletrônica. Para isso, precisa entender sobre “fontes seguras” para atuar com responsabilidade na apuração e na orientação de seus alunos sobre o bom uso da internet. E precisa perceber outros benefícios como à diminuição de gastos com impressões, a agilidade na organização e na propagação dos eventos próprios da dinâmica escolar, a efetividade nos processos de inclusão dos estudantes cegos e surdos, entre outros múltiplos benefícios.
 
        Os pesquisadores Ariel do Nascimento Silva e Daniel Sales de Oliveira, estudantes do Curso de licenciatura em Geografia no IFRN, constataram ampla utilização de redes sociais informais na dinâmica escolar da maior escola pública de educação básica de Natal. Seguem as redes principais redes apontadas na pesquisa: 
 
1) whatsapp utilizado como ferramenta de comunicação rápida e acessível à população. Essa rede, com seus recursos, facilita a interação, a disponibilização de material de aula, às discussões sobre disciplinas em ambiente para além da sala de aula, a comunicação rápida com professores, a interação entre alunos de diferentes períodos, as orientações acadêmicas, o compartilhamento de experiências, os diálogos includentes com estudantes cegos e surdos e a circulação de convites e de brincadeiras.
 
2) Rádio Corredor utilizada como dispositivo de música, de mensagem de texto, de recados, de divertimento e de descontração para os alunos, servidores e a comunidade escolar. 
 
3) Instagram, a partir do “Spotted”, que são contas criadas por alunos para utilizar de forma rápida. Destacamos as contas criadas para facilitar a devolução dos “achados e perdidos”. As postagens de itens encontrados por pessoas solidárias fazem com que os donos reencontrem seus pertences na escola. Outra funcionalidade dessa rede social é a interação entre alunos de cursos distintos com finalidades acadêmicas, esportivas e pessoais.
 
        A pesquisa aponta que apesar de não ser obrigatória a participação da comunidade escolar nas redes citadas, acontece quase adesão unânime dos integrantes escolares que possuem eletrônicos, pois, as redes têm sido utilizadas funcionalmente, com prudência ética, efetivamente facilitando e agilizando a rotina escolar. 
 
       As redes eletrônicas são caminhos sem volta nas tramas sociais... Sendo assim, as escolas precisam ser sensíveis a essas mudanças e optar por ser ambiente criativo que aproveita o potencial da realidade virtual. 
 

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