Francisco do PT cobra que causadores do derrame de óleo sejam responsabilizados

11/11/2019


 
A Assembleia Legislativa do RN foi palco, na tarde de hoje (11), de um debate sobre o derramamento de óleo que atingiu o litoral nordestino. Audiência pública foi uma realização conjunta dos mandatos dos deputados estaduais Francisco do PT e Isolda Dantas, e do senador Jean Paul Prates.
 
Presidente da Frente Parlamentar das Águas, o deputado estadual Francisco do PT ressaltou a importância de trazer para o parlamento estadual o debate sobre o derramamento de óleo no litoral nordestino. Reforçou que a gravidade do assunto exige a união de esforços, no sentido de encontrar alternativas de minimização de danos, bem como identificar e responsabilizar quem causou esse “gravíssimo” crime ambiental. 
 
“A finalidade da audiência de hoje foi justamente buscar as causas desse crime ambiental, apontar as conseqüências para a biodiversidade marinha e para a economia do estado, e o que está sendo feito no sentido de mitigar os danos e identificar a autoria”, acrescentou Francisco do PT.
 
Representante do Ministério Público Federal, o Procurador Geral República, Victor Manoel, apresentou um relatório do trabalho realizado conjuntamente entre o MPF, a Marinha e a PF, que está em andamento sobre o assunto em pauta. O Capitão de Fragata Rogério Ramos Medeiros Filho, por sua vez, frisou o trabalho de monitoramento e limpeza realizados pela Marinha no RN. Já o gerente de Meio Ambiente da Petrobras, Marcos Vinicius, explanou a contribuição da empresa que disponibilizou de helicópteros equipados a barreiras de contenção para ajudar com a força tarefa.
 
Participaram também da audiência representações do governo do estado, da Defesa Civil do RN, secretarias estaduais, municipais, órgãos e entidades ligados a causa ambientalista.