Sebrae aposta em transformação digital para modernizar empresas

11/11/2019


 
Agência SebraeRealidade virtual e aumentada são atrações no estande do Sebrae na FicroRealidade virtual e aumentada são atrações no estande do Sebrae na FicroMossoró - Muito mais que uma tendência de mercado, a transformação digital, presente em pelo menos 30% dos negócios, passou a ser também item de sobrevivência empresarial, independentemente do setor ou do tamanho dos empreendimentos. Nesse sentido, a oferta de ferramentas digitais capazes de transformar negócios é a aposta do Sebrae no Rio Grande do Norte para estimular a inserção de micro e pequenos empreendedores na era digital e elevar o percentual de empresas inseridas no atual cenário.
 
Em Mossoró, empreendedores que visitam a 31ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), aberta oficialmente na noite desta quinta-feira, 24, na Praça de Eventos, podem conferir, de perto, mecanismos capazes de promoverem melhorias nos resultados e transformações de curto, médio e longo prazos nos negócios. A ideia, de acordo com o diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, é apresentar novas possibilidades e aproximar os empreendedores de ferramentas que, em muitos casos, podem significar a sobrevivência do negócio.
 
"Vivemos a era digital, e os negócios não podem ficar de fora dessa transformação. Não estar inserido nesse cenário atual pode significar o fim do negócio. Daí, nossa preocupação de apresentar, aqui na Ficro, ferramentas que ajudem a melhorar resultados e que transformem negócios", alerta. As ferramentas, citadas por Toscano, vão desde métodos mais tecnológicos, como uso de realidade aumentada ou realidade virtual, até medidas mais simples, como um diagnóstico que avalia o índice de transformação digital de uma empresa.
 
Agência SebraeMarcelo Toscano (à direita) participou da abertura da Ficro, em MoasoróMarcelo Toscano (à direita) participou da abertura da Ficro, em MoasoróE foi através dessa análise, com perguntas e respostas sobre transformação digital, que o empreendedor Manoel Tito percebeu que sua empresa do setor de tornearia não ia bem em vários aspectos. De posse do diagnóstico realizado no próprio estande do Sebrae na Ficro, ele já traça mudanças com vistas à melhoria empresarial. “Esse foi o primeiro atendimento que recebi do Sebrae e achei a ferramenta excelente. O diagnóstico mostrou coisas que preciso melhorar e vou aproveitar para implementar mudanças no negócio, como qualificar os colaboradores em relação a atendimento ao cliente na parte digital”, detalha.
 
Além dos empreendedores, as novas ferramentas atraem visitantes da Ficro. O recurso da realidade virtual, que projeta imagens diversas através de câmera, sensores de movimento e outros recursos, surpreendeu a estudante Rayssa Kalin, 19 anos, que experimentou a experiência pela primeira vez.
 
“Fiquei surpresa com todas as possibilidades que vi através dos óculos de realidade virtual. Não sabia que existia algo assim. Os óculos permitiram que eu viajasse em vários locais sem nunca ter ido lá. Parecia que eu estava lá. É uma experiência muito diferente”, conta.
 
Mapa digital
 
Agência SebraeEstande do Sebrae na Ficro oferece inovação e tecnologia para visitantesEstande do Sebrae na Ficro oferece inovação e tecnologia para visitantesOutra plataforma que pode fazer diferença para aqueles que vão abrir um negócio é o Radar de Oportunidades Sebrae. Ao traçar um verdadeiro mapa de negócios, o mecanismo identifica as melhores oportunidades e torna mais seguro o processo de abertura de um empreendimento. “Com o Radar, o empresário vai saber se é viável investir em determinado negócio naquela área que deseja, e esse é um dos pontos determinantes para o sucesso do negócio”, destaca Marcelo Toscano.
 
Presente à abertura da Ficro, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Queiroz, lembrou a participação decisiva da entidade desde o início do evento, realizado há 31 anos e enalteceu o crescimento da feira.“É com muita alegria que vemos a Ficro, hoje, consolidada e impulsionando negócios dos mais diversos setores. Destaco aqui o papel decisivo do Sebrae-RN, primeiro realizador do evento e que segue firme, até hoje, como parceiro na realização e na qualificação dos negócios. Para se ter uma ideia, somente este ano, foram mais de 900 horas de consultorias em mais de 40 cursos realizados. Uma marca que faz toda a diferença”. 
 
Uma das mais tradicionais feiras de negócios do interior do Nordeste, a Ficro, que teve início na última quarta-feira, 23 segue até sábado, 25, com um total de 100 estandes expositivos. A feira contempla ainda um feirão de automóveis, instalado na Estação das Artes Elizeu Ventania, ao lado da Praça de Eventos, na Avenida Rio Branco, Corredor Cultural de Mossoró.
 
Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br 
http://www.facebook.com/SebraeRN 
http://www.twitter.com/SebraeRN 
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911