Oficina sobre Teatro Performático será ministrada pela atriz Elze Maria Barroso

04/11/2019


Foto: Arte - Foto: Vinicius Mochizuki. Imagem da atriz: Arquivo pessoal.
 
A oficina formativa Teatro Performático - Do Mito ao Rito foi contemplada pelo Edital: Oficinas para Formação e Pesquisa em Teatro na Cidade do Natal - João Maria Pinheiro com o patrocínio da Funcarte, e será realizada 11 à 14 e 18 à 21 de novembro em parceria com o apoio do projeto RN Vida - Caic de Lagoa Nova, pela atriz Elze Maria Barroso. 
 
Ofertará duas semanas de Teatro e Figurinos de Papel, no qual dê condições de os/as participantes experimentarem a linguagem da Performance Arte, através das práticas do Teatro, Artes Visuais e Figurino de Papel.
 
A proposta da Oficina é experimentar a Performance Arte, através das práticas do Teatro, Artes Visuais e Figurinos de Papel, ampliando as concepções de se fazer arte.
 
O Teatro Performático - Do Mito ao Rito  parte do pressuposto de que o corpo e as relações que ele estabelece no cotidiano são dispositivos de criação. Por meio das integrações entre as linguagens do teatro, das artes visuais e figurino de papel, tendo a performance como eixo norteador, provocando novos olhares com o entorno, consigo, potencializando novas configurações para a criação de processos criativos de hibridização entre as linguagens, contaminados pela relação arte e vida.
 
Elze Maria Barroso é artista multidisciplinar, professora de teatro e figurino, atriz, performer, figurinista, dramaturga, diretora e, mestranda no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (UFRN,2019). Graduada no curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, (UFRN, 2017). Fez intercâmbio em Licenciatura em Teatro no Instituto Politécnico do Porto (ESMAE/ Portugal, 2015). Formada em Moda e Estilismo na Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ,2000).
 
Começou a carreira como assistente de figurino, produção, assinou diversos trabalhos e ministrou oficinas de Moda, Figurinos de Papel e Teatro. Após treze anos como Figurinista começou a atuar como Atriz e Performer e Professora de Artes.  Vem pesquisando o teatro ritualístico e a performance como modos de investigação das experiências do corpo com o espaço e o objeto através das histórias autobiográficas como formas de construções narrativas.
 
SERVIÇO
 
  O QUE: [TEATRO PERFORMÁTICO - DO MITO AO RITO] Biografias e Indumentárias Para Uma Construção Artística
 
ONDE: Caic de Lagoa Nova - Av. Jerônimo Câmara, 1749 - Lagoa Nova
 
QUANDO: 11 à 14 e 18 à 21 de novembro (segunda à quinta)
 
HORA: 13h às 17h
 
PÚBLICO ALVO: Jovens à partir dos 14 anos, interessados em artes, atores, atrizes, performers, bailarinxs, artistas em geral, pesquisadores interessados em explorar as potencialidades do corpo entre as artes cênicas, artes visuais e figurinos de papel.
 
INSCRIÇÃO pelo email: elzemaria@gmail.com