Vereadora Nina Souza defende na Câmara Programa Municipal de Saúde do Homem

18/10/2019


Foto: Elpidio Junior
O Projeto de Lei n° 211/2018 aprovado na Câmara Municipal de Natal, em , Sessão Ordinária nesta quinta-feira (17), institui o Programa Municipal de Saúde do Homem. Pela proposta, a política deve incluir ações de prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento de doenças e agravos à saúde que acometam exclusiva ou predominantemente a população masculina.
 
Ainda conforme o texto, de autoria do vereador Franklin Capistrano (PSB), os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) devem fazer ampla divulgação do projeto. Capistrano argumentou que, devido a fatores culturais, os homens são mais avessos aos cuidados com a saúde. 
 
Em seu discurso, a vereadora Nina Souza (PDT) defendeu a proposição. "É de conhecimento geral que as mulheres buscam mais os serviços de saúde e são mais atentas nos cuidados com o corpo e a mente. A imensa repercussão da campanha Outubro Rosa é um bom exemplo disso. Então, é preciso que o poder público institua programas de garantia para a saúde masculina, além de conscientizar a população acerca dos perigos da ausência dos procedimentos preventivos".