Campeonato Potiguar 2020 deve começar na primeira semana de janeiro

05/10/2019


 
A redução no número de datas dos campeonatos estaduais de 18 para 16 no calendário do futebol brasileiro para 2020 divulgado na última quinta-feira, 3, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai fazer a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) antecipar o início do Campeonato Potiguar.
 
O presidente da FNF, José Vanildo, disse que vai convocar os clubes que vão disputar a competição no próximo ano. O mandatário da entidade que comanda o futebol potiguar vai apresentar a proposta no primeiro conselho arbitral do Estadual 2020.
 
A previsão é que o certame tem início logo na primeira semana de janeiro. Vanildo disse que a redução nas datas disponíveis para os estaduais afetará os clubes nordestinos que disputam, além das competições locais, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil de forma quase simultânea.
 
“Quem está fazendo calendário está esquecendo desse detalhe que afeta uma boa parte dos clubes nordestinos. É através dos estaduais que os clubes obtêm qualificação para disputar as Copas do Nordeste e do Brasil, além da Série D do Brasileiro. Em 2020 pretendemos realizar o Campeonato Potiguar de forma enxuta, mas com a realização de finais para apontar os campeões dos turnos e depois do próprio Estadual. Então a medida da CBF irá nos forçar a antecipar o início da nossa competição”, afirmou o presidente.
 
ABC, Globo, que foram rebaixados da Série C esse ano, América, que não conseguiu acesso para a terceirona neste ano, e Potiguar, que ganhou a vaga pelo índice técnico, vão disputar em 2020 a última divisão do Brasileirão.