Dia Mundial da Limpeza recolhe mais de 16 toneladas de lixo em Natal

23/09/2019


 
A edição 2019 do Dia Mundial da Limpeza, realizado em Natal no último sábado, 21, coletou 16,6 toneladas de lixo, superando a marca de 13 toneladas do ano anterior. O evento, promovido pelo Instituto Cidade Limpa com o apoio do poder público e da iniciativa privada, reuniu cerca de 6 mil voluntários que atuaram em toda a orla da cidade, de Ponta Negra a Redinha, Centro da Cidade, Bairros do Alecrim e Nazaré, e em frente ao HUOL, além da Praça de Todos, na Praia do Meio. 
 
Os resíduos recolhidos foram destinados às cooperativas pela Urbana, assim como para a Braseco. Para Nayara Azevedo, coordenadora do Dia Mundial da Limpeza em Natal, a iniciativa cumpriu também um de seus principais objetivos, que é conscientizar a população sobre o descarte irregular dos resíduos.
 
“Essa ação foi apenas um início de um grande trabalho, a nossa meta é tornar Natal a capital mais limpa do país, e conscientizar todos os habitantes da importância de manter o meio ambiente limpo, tanto para a natureza como para todos os seres vivos”, explica Nayara.
 
Já na opinião de Sergio Fernandes, diretor do Instituto Cidade Limpa, a realização do Dia Mundial da Limpeza mostrou a importância da participação da população no trabalho de garantir uma melhor qualidade de vida à cidade. “O objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. A população precisa atuar junto ao município para proteger o mundo para essa e as futuras gerações”, disse Sérgio Fernandes.
 
Durante a ação o Instituto Cidade Limpa lançou o projeto que objetiva tornar Natal a capital mais limpa do Brasil. Considerado a maior ação cívica da história, o Dia Mundial da Limpeza aconteceu em 158 países que se mobilizaram para limpar o planeta. No Brasil, foram mais de 300 mil voluntários em 1.200 cidades participando da ação.
 
PARCERIAS
 
A realização do Dia Mundial da Limpeza em Natal contou com o apoio do poder público, empresas e Ongs. Entre os parceiros destacam-se a Prefeitura de Natal, Sebrae, Fecomércio, WT Distribuidora, Fiern – Sindrecicla, Shopping Cidade Jardim, Sinduscon, Câmara Municipal de Natal, JAX Incorporações, Intertv Cabugi, Uni/RN, Recicla Nordeste, Via Limpa, Braseco, Nordestão, JMT, Dois A Engenharia, DNA Laboratórios, Viva Centro, Transporte Cidade de Natal, New Vision, Praiamar Hotel, Holliday Inn, Sicred, Seturn, Praiamar Express, UniNassau, A&D, O Boticário, Idema, Clínica d Shopping, Água Mineral do RN, Natal Shopping, Carnatal, Hazbun, Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim, Rotary Clube de Natal, Fiber Tech/Sho, SBS Outdoor, Jeep Clube, Zam Áudio, Dueto Produções, Marca Propaganda, Briza Promoções, Estácio, 5Rs – Produtos Lixo Zero, IFRN, AMA-PM, Acirn, Soul Ativismo, Minneman, Vila em Movimento, Hair Size, Viva sem lixo, Associação dos Quiosqueiros e barraqueiros de Ponta Negra, Bio Parque – ZPA 7, Beegag, Eu Sou do Amor, Rapadura Bike, IDEA, Projeto Praia Limpa, Grupo de Curumins Pré-Miitar e Kouzina.