Deputada Isolda Dantas sugere Comenda Paulo Freire no RN

03/09/2019


 
O educador Paulo Freire será nome de comenda no Rio Grande do Norte. O projeto que cria a comenda Educador Paulo Freire foi protocolado pela deputada estadual Isolda Dantas (PT) na Assembleia Legislativa e vai tramitar nas comissões especiais até ir a votação em plenário.
 
Ele é o atual patrono da educação brasileiro, título concedido pelo governo federal, durante a gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff, através da lei nº 12.612.
 
A ideia é que o prêmio seja concedido anualmente a educadores populares, com destacada atuação em escolas, movimentos populares e sociais, nas cidades e no campo e a pessoas com pesquisas relevantes à educação popular. Também poderão receber a comenda instituições públicas ou privadas, além de entidades e organizações da sociedade civil organizadas com notória e reconhecida atuação em educação popular, na forma do caput deste artigo.
 
Paulo Freire está entre os autores mais citados em trabalhos acadêmicos no mundo. Isolda Dantas destaca o legado do educador e a relação dele com o Rio Grande do Norte, por meio do projeto de alfabetização inédito até então no Estado.